SOCIEDADE ISRAELITA DO CEARÁ ABRE A EXPOSIÇÃO “DO HOLOCAUSTO À LIBERTAÇÃO”

199_fique_3.1

Exposição Fotográfica fica aberta até o dia  6 de outubro

DO HOLOCAUSTO À LIBERTAÇÃO – O DIFICIL DEVER DE LEMBRAR

            A Sociedade Israelita do Ceará realiza a Exposição Fotográfica “Do Holocausto à Libertação”, que reúne 160 fotos e documentos do período da 2ª Guerra Mundial, tratando sobre a página vergonhosa da história da humanidade, quando foram assassinados sistemática e deliberadamente judeus, ciganos, testemunhas de Jeová, comunistas, homossexuais, negros, deficientes físicos e mentais e outras minorias, desde 1933, com a ascensão do nazismo na Alemanha, até 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial.

            Nesse período, denominado Holocausto, foi exterminado um terço dos judeus que viviam no mundo: 6 milhões de pessoas, entre elas um milhão e meio de crianças, a maioria sucumbindo nas câmaras de gás dos campos de extermínio.

            O que destacou essa matança de tantas outras ocorridas na história da humanidade foi o seu caráter de política oficial de um Estado constituído e reconhecido pela comunidade das nações, além dos métodos “científicos” e “industriais” nela empregados.

            A Exposição traz fotografias e documentos em ordem cronológica, retratando com toda a intensidade o irreparável crime contra a humanidade cometido no genocídio chefiado por Adolf Hitler.

            É um alerta para que fatos assim jamais voltem a ocorrer em tempo e lugar algum, com qualquer povo, levando o visitante a refletir sobre até onde pode chegar um regime totalitário, como o nazista.


 

Local e Data:

            A Exposição acontece no Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, até  6 de outubro de 2013. Terça a quinta de 9 às 19h, sexta a domingo, das 10 às 20h.

 

Público Alvo:

            A Exposição é aberta ao grande público, com entrada gratuita. O foco, porém, está nos estudantes de ensino médio de escolas do Ceará. Recomendação etária: 14 anos. O Objetivo é levar uma mensagem de tolerância com minorias e paz entre os povos, trazendo informação sobre um tema difícil e que tende a cair no esquecimento se não for continuamente lembrado.

            Para grupos de escolas, há a possibilidade de visita guiada por monitores formados para este evento, que auxiliem os grupos dentro da Exposição, podendo ser agendados previamente pelo telefone (85) 9929-4917, Sra. Marina.

 

Apoiadores:

Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Educação e Secretaria da Cultura

Gráfica Ocho

Radash Marketing Criativo

Hotel Sonata de Iracema

CONIB

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará – Comissão de Direitos Humanos e Cidadania

Centro Dragão do mar de Arte e Cultura

Realização:

Sociedade Israelita do Ceará

20
20