MOMENTOS SAGRADOS – DR. TALI LOEWENTHAL

tali

Tem o homem e a mulher modernos alguma forma de se relacionarem ao que é sagrado? Ou é a santidade, estando próxima a D’us, algo que nos ilude porque o ritmo da vida é muito rápido, ou porque somos muito materialistas, ou porque estamos vivendo em uma sociedade secular, ou porque os tempos mudaram?

Segundo o Rabbi Shneur Zalman [1], podemos aprender algo sobre isto de uma frase no início da Parashá [2]: “Se uma pessoa deseja oferecer, de vocês, um sacrifício para D’us”. As palavras soam um pouco estranhas, vocês não acham? Vocês esperariam que estivesse escrito “se uma pessoa de vocês deseja trazer um sacrifício para D’us”. O Rabbi Shneur Zalman mostra que isto está nos dando uma importante idéia, relevante a cada um de nós em nosso próprio tempo presente.

De forma ostensiva, este versículo está falando sobre uma pessoa que deseja trazer um sacrifício a D’us, como uma oferenda no Templo. Entretanto, é bem sabido que cada palavra da Torah tem vários significados. A palavra hebraica para “oferenda” também pode ser traduzida como “chegar de forma gradual”. Assim, o Rabbi Shneur Zalman explica que este texto está dizendo “se uma pessoa deseja chegar-se a D’us, [traga] de vocês, uma oferenda a D’us”.

O que isto nos diz sobre chegar-se a D’us? Como pode uma pessoa conseguir isto? O Rabbi Shneur Zalman diz: você se chega a D’us oferecendo a si próprio.

Oferecendo a você mesmo? O que isto significa? Alguma coisa mística?

Como explicado pelo Rebbe de Lubavitch [3], de fato, todos nós podemos entender o significado disto. Oferecer a si próprio significa que a pessoa não pensa unicamente sobre seu próprio benefício, mas dá de seu tempo, energia, dinheiro, conforto, para poder ajudar o próximo.

Isto é algo compreensível, mesmo em nossa era materialista e de altas velocidades. Alguém precisa de você. Você dá de si mesmo, generosamente. Quando você está ajudando alguém, e também graças a esta generosidade, você está chegando próximo de D’us.

Vejamos um outro cenário: o caso de problemas em um relacionamento. Você e outra pessoa no trabalho. Ou você e outra pessoa na família. O quê você faz? Você abdica de algo em você. Com isto, você ganha no objetivo da paz e unidade. Além disso, você, em pessoa, está chegando próximo a D’us.

Através do oferecimento de nós mesmos, em pequenos passos, somos capazes de participar de momentos sagrados, apesar de nossos modernos e atribulados tempos. Pode até mesmo ser sugerido que nosso complexo mundo nos dá mais oportunidades para isto do que as pessoas tinham antes, quando a vida era conduzida em um ritmo mais lento. Existe ainda muito bem para ser praticado.

O ensinamento desta Parashá nos dá um caminho para seguirmos adiante.


Referências:

l. Rabbi Shneur Zalman of Liadi (1745-1812), fundador do Chabad, autor do Tanya e de uma versão revisada do Código de Leis.

2. Vayikra (Levítico) capítulos 1-5. Veja 1:2.

3. Veja Sichot Kodesh 5752 p. 804. 4. Talmud Rosh Hashanah 11a.


DR. TALI LOEWENTHAL – Diretor do Chabad Research Unit, Londres.

Tradutor: Moishe (a.k.a. Maurício) Klajnberg

20
20