HORA DO SIM: QUE BRINCO USAR? – POR PATRICIA GATTONE*

201_viver_1.1


Experts afirmam que a peça tem enorme importância no look da noiva.

201_viver_1.2

Para toda mulher o dia do casamento é, sem dúvida “o grande dia”, onde elas querem (e devem!) estar maravilhosas. Nessa hora, cada mínimo detalhe se torna fundamental. Por isso, além de escolher o vestido, fazer a maquiagem e procurar o sapato ideal, o brinco é um dos acessórios que complementam o look e deixam a noiva com um visual ainda mais delicado e especial.

201_viver_1.3

De acordo com as experts que entrevistamos, não tem certo ou errado na escolha da peça. Só não pode faltar bom senso. Para Maria Júlia Costa, consultora de imagem e estilo, o brinco deve ter harmonia não só com as demais joias, mas com todo o look para a hora do sim. Um truque que ela ensina é reunir todos os acessórios que a noiva gostaria de usar, juntamente com o vestido e o penteado. “Experimente todos, fotografe e compare as opções no momento. Assim, ela poderá sentir mais segurança para decidir”, explica.

Segundo Deborah Kamkhagi Supino (foto), da Gracie Joias, há também as mulheres que estão no segundo casamento ou que têm mais idade. “Nesses casos, pode ser que optem por vestidos mais simples, nada de saias tão rodadas, ou com tantos bordados. Aí, sim, elas podem escolher joias mais importantes, maiores, com tonalidades mais fortes, como um belo par de rubis ou safiras”, orienta.

Além disso, vale atentar para o formato do rosto de cada noiva. “Isso porque há peças que valorizam e outras que podem reforçar ainda mais pontos indesejáveis”, afirma Maria Júlia. Para mulheres com rosto fino, por exemplo, ela sugere brincos pequenos para criar um ponto focal na parte lateral do rosto. Já aquelas que desejam afinar, os ideais são os brincos em formato de gota, finos e com caimento lateral.


Para não errar na escolha

– A primeira dica é: ‘Não compre as peças separadamente’. Por menor que seja o brinco, ele cumpre um papel muito importante, pois será uma das peças de maior destaque do look.

– As pérolas, diamantes e cristais estão entre os mais indicados. Dentre eles, a recomendação seria: ágatas brancas, zircônias, safiras, quartzo branco ou cristais incolores.

– Preste atenção na cor do metal da peça, há mulheres que combinam melhor com metais dourados e outras com prateados. Experimente várias opções antes de escolher um modelo.

– Não escolha nada muito grande para não brigar com o vestido bordado, por exemplo, ou ainda o véu/grinalda, fivelas ou coroas etc. A noiva, por si só, já carrega muita informação. Por isso, uma boa dose de equilíbrio é fundamental nessa hora.

– A noiva não precisa, necessariamente, usar um conjunto de joias, porém todas as peças devem ‘falar a mesma linguagem’.

– Quanto às cores, o ideal é que: para a cerimônia a noiva opte por modelos clássicos, em cores neutras, tais como pérolas brancas com base em ouro branco.

Em alta

Os brincos mais usados, segundo as especialistas, são os de pérolas com brilhantes ou diamantes, pois iluminam o rosto da noiva. ‘As pérolas são um clássico para essa ocasião, atemporais e transmitem feminilidade, leveza e delicadeza, além de ser muito elegante e simbolizar a pureza da mulher’, diz Deborah.

Colorido para depois

Na cerimônia não é muito recomendado o uso de brincos coloridos justamente pelo look da noiva. Mas se mulher quiser, pode usar na hora da festa, pois o clima será de descontração.

Outra orientação das especialistas é deixar os brincos compridos e coloridos para as mães dos noivos, madrinhas e convidadas.

De geração para geração

No entanto, vale ousar e usar uma joia que traz a história da família. ‘A noiva pode escolher uma joia que vem de gerações passadas, que pode ser um colar com terço ou uma coroa importante usada pelas mulheres que casam naquela família. Muitas gostam de colocar um brinco que foi usado pela sua mãe, uma peça carregada de história e bons momentos, simbolizando uma bela trajetória feliz para o casal, assim como tiveram os seus pais ou avós’, conclui Deborah.


SERVIÇO:

Maria Júlia Costa – www.mariajuliacosta.com.br

Gracie jóias – http://www.bygracie.com.br/site/

 

Fonte:  Tempo de Mulher/MSN – http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/noivas/story-noivas.aspx?cp-documentid=259610495


*PATRICIA GATTONE – Jornalista formada e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela ESPM. Tem mais de sete anos de experiência em assessoria de imprensa, é colaboradora das revistas Cláudia Noivas e Cláudia Bebê; colunista de “Noivas e Bebês” do site Tempo de Mulher (da Ana Paula Padrão) e editora-assistente do site Moto Mania Brasil. Assina o site Espaço de Mulher –www.espacodemulher.com.br

20
20