EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o vice-cônsul Amit Mekel , o fotógrafo Ari Diesendruck, o prof. Mauro David Cukierkorn, Jaques Zonis e Jayme Salomão, dentre outros.


VICE-CÔNSUL  DE ISRAEL RELATA SUA TRAJETÓRIA DE VIDA NA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

201_FC_4.1

Amit Mekel (na foto com Céres Bin e Clarice Joszef), vice-cônsul de Israel em São Paulo, foi recebido  na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo, quando teve a oportunidade de compartilhar com as chaverot sua história de vida.

Nascido em Israel, na vila drusa  de Dalia El Carmel, atendeu aos anseios de seu pai que queria que  ele se integrasse à sociedade israelense e saiu da vila para estudar em uma escola judaica em Haifa.

Após concluir os estudos, Amit serviu o exército  por quatro anos e meio (dos quais um ano e meio por vontade própria), para depois estudar diplomacia e estratégia no IDC Center e também na Universidade de Tel Aviv. Ao conhecer sua esposa Keren, judia, israelense e filha de sobreviventes do Holocausto, passou a entender o que os judeus sofreram na Segunda Guerra Mundial e a luta para construir  uma família em Israel.

Amit, que foi porta voz na Embaixada de Israel no Egito e agora é vice-cônsul de Israel em São Paulo,  finalizou sua apresentação reforçando seu  desejo de fazer a diferença como cidadão israelense:  “Como diplomata quero mostrar ao  mundo que o Estado de Israel é  um exemplo de democracia e igualdade”.


NOITE CULTURAL EM TORNO DE TERESA SIMÕES

 201_FC_4.2

 A arquiteta Teresa Simões recebeu convidados para o lançamento de seu livro na Livraria da Vila, do shopping JK Iguatemi. O livro apresenta um resumo de seus trabalhos, realizados ao longo de 25 anos de carreira. Dentre muitos, Ari Diesendruck e sua esposa Edith (foto).

 Crédito da foto: Enrique Gonzalez


CURSO NA PUC-SP ABORDA OS ‘OLHARES JUDAICOS: NACIONALISMO E UNIVERSALISMO – A CONSAGRAÇÃO DA DIVERSIDADE’ 

201_FC_4.3

Acontece de 22 de outubro a 10 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, o curso de História Judaica da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP, ministrado pelo professor Mauro David Cukierkorn. A Cátedra é resultado de uma parceria do Centro da Cultura Judaica com a Pontifícia Universidade Católica. O curso situa a trajetória judaica contemporânea em torno  de grandes temas da história da Humanidade, alicerçado na consagração de uma cultura do diálogo.

São oito aulas ao total, com término no dia 10 de dezembro. O valor do curso é de R$ 300,00 (em três parcelas iguais de R$ 100,00). As aulas acontecem na unidade Consolação da PUC-SP (rua da Consolação, 881). Veja o link com a apresentação do curso pelo professor Mauro Cukierkorn: http://www.youtube.com/watch?v=sgAvaAJYZ8Q#t=17

Informações e inscrições no site da http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/historia-judaica-olhares-judaicos-nacionalismo-e-universalismo-a-consagracao-da-diversidade.  Quem não é aluno da PUC-SP também pode se matricular.


 

SIMCHÁ TORÁ EM SANTOS 

201_FC_4.4

O clima alegre de Simchá Torá animou os judeus da comunidade santista. Todos dançaram e cantaram com os rolos da Torá ao redor da bimá, na Sinagoga Beit Jacob, como prova a foto de Avi El Gadeh, Jaques Zonis e André Levi. Para encerrar a festa, um kidush especial foi preparado por todos da comunidade.


PUC-RJ MONTA SUCÁ NO CAMPUS E JUDEUS E CRISTÃOS CELEBRAM JUNTOS SUCOT

201_FC_4.5

A PUC-RJ montou na área externa de seu campus uma sucá [cabana, em hebraico] e comemorou, em conjunto com representantes e alunos da comunidade judaica, a festa de Sucot. Também esteve presente Dario Bialer, da Associação Religiosa Israelita (ARI).

“Nada melhor do que celebrar no campus da PUC o diálogo inter-religioso”, disse ao programa Comunidade na TV o reitor Josafá Carlos de Siqueira (na foto com Jayme Salomão, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, e rabino Eliahu Haber, da congregação Beit Lubavitch. Reprodução).

A PUC-RJ tem cerca de 500 alunos judeus; a sucá é montada todo ano.

ASSISTA.

20
20