CONVERSANDO COM O DR. LUIZ CUSCHNIR

especial_1


P – Doutor, como saber quando um homem está buscando uma mãe, ao invés de uma mulher? Quais as atitudes que ele demonstra? A diminuição do sexo também faz parte? Uma coisa eu posso lhe afirmar, ele não me dá motivo algum para desconfiar que exista outra mulher. Muito pelo contrário, ele faz questão de me falar tudo o que faz e me apresentou para todos os seus amigos e amigas, não tem postura de alguém que está escondendo algo. A sua situação financeira que não está nada bem. Por ser autônomo, não está tendo muito serviço e tem usado praticamente sua economia para quitar seus custos fixos. Ele também faz dança de salão e tem como projeto dar aulas, só que para piorar a situação ele teve um problema no joelho e vai ter que operar e ficará quatro meses afastado da dança. Eu sei que tudo isto já é um motivo mais do que forte para a sua libido cair, mas o que me deixa em dúvida é o fato de que quando o conheci (há cinco meses) ele era uma pessoa mais próxima emocionalmente, fazia questão de me agradar, fazíamos sexo sempre que nos encontrávamos, falávamos várias vezes ao dia pelo MSN e telefone e ele já se encontrava numa situação financeira difícil.

Outra coisa que aconteceu com ele foi que sua ex namorada (namoro de aproximadamente 10 anos), o trocou por um rapaz 24 anos mais novo que ela e este rapaz é professor na escola de dança onde meu namorado faz aula. Ele o tinha como um filho. Então foi uma decepção dupla. Já conversei com ele a respeito da nossa relação e do fato de ele não demonstrar os sentimentos por mim. Ele me disse que prometeu para si não se abrir mais depois que teve esta decepção amorosa.

Resumindo Dr. Luiz, ele é uma pessoa de caráter, íntegro e ele se sente muito mal com a situação que está vivenciando. Eu tenho lhe dado muita força e estou ao seu lado para o que for necessário, mas confesso que também me sinto insegura, pois não quero que nossa relação vire uma “relação maternal”. Bem, pelo que abordei acima, acredito que o Sr. já faça uma idéia de tudo o que acontece, mas de qualquer maneira, eu gostaria de receber seu feedback de como devo me posicionar frente a nossa relação assim como com o problema que ele está enfrentando. Muito obrigada a atenção e fico no aguardo de seu posicionamento. E.


Dr. Luiz: E., há tantas respostas possíveis que creio que suas dúvidas são de outra ordem. “Buscar uma mãe” pode parecer que ele é tão dependente ou quer ser de você, que a assusta ou incomoda. Ele pode estar querendo se ligar em você, mostrar o quanto você é importante, ou ser extremamente inseguro e quer ser aceito ou precisa da tua orientação. A diminuição do sexo tem também outras tantas respostas: baixa libido dele em geral, pouca libido com você, início de relacionamento onde não há a suficiente intimidade, relações ou vida sexual paralela, medicação principalmente antidepressivos etc, etc.

Hoje novas abordagens psicoterapêuticas atingem aspectos psicológicos de emoções ligadas a traumas que se instalam em áreas subcorticais profundas. Muitos desses traumas estão instalados de tal maneira que a pessoa não consegue acessá-los, somente se conseguirem novos caminhos que evidencia a neuroplasticidade do cérebro. São trabalhos muito profundos e que podem ajudar a quem tem essa interferência de situações de relacionamento como você descreveu que ele tem. Mas diversos tipos de terapia também lidam com isso. Ele tem os dele e você deve ter os teus.

Enfim, o que eu quero te dizer é que leva-se muito tempo para se conhecer uma pessoa e cada etapa desse relacionamento abre caminho ou fecha para a seqüência dele. Coisas que são faladas, atitudes que são tomadas, ou as não faladas ou não tomadas também deixam marcas, que mais cedo ou mais tarde aparecerão, se não houver uma transformação criativa dos dois.

Por isso nem sempre as DRs (discutir a relação) resolvem alguma coisa, se não houver a disposição de mudarem e crescerem no relacionamento. Pense e trabalhe bastante nisso. Assim os caminhos ficarão mais claros e você poderá verificar mais amplamente e profundamente o que está acontecendo com vocês dois.

Abraços, Luiz


LUIZ CUSCHNIR – Psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Saiba mais.

Nota: Este é um espaço para você interagir diretamente com o profissional. Tire suas dúvidas, preservando sua identidade.

 especial_1.2

r. sampaio vianna, 75 cj 305 • paraíso • são paulo • sp • brasil

luiz@luizcuschnir.com.br                          tel 55 11 30569860

iden@uol.com.br                                             fax 55 11 38872264

facebook.com/luizcuschnir                         twitter: @luizcuschnir

www.luizcuschnir.com.br

20
20