AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR NO RJ, SP E PARANÁ

202_Fique_4.1

Como a palestra do ator Mateus Solano no Midrash Centro Cultural, no RJ, a palestra com Caio Blinder e Jaime Spitzcovsky, em SP, o evento no MASP em comemoração aos 130 anos de Khalil Gibran, e o Festival de Cinema Judaico em Curitiba, dentre outros. Confira quais são e se programe.


A CONSTRUÇÃO DO PAPEL DE UM VILÃO COM O ATOR MATEUS SOLANO – NO RJ

UM PROFETA EM NOVA IORQUE – EM SP

EVENTO MUSICAL NO MACABI/ANGÉLICA – EM SP

OBAZAR – EM SP

CONGREGAÇÃO BETH-EL E CONIB PROMOVEM PALESTRA COM CAIO BLINDER E JAIME SPITZCOVSKY – EM SP

FESTIVAL DO CINEMA JUDAICO EM CURITIBA – PARANÁ


NO RIO DE JANEIRO


A CONSTRUÇÃO DO PAPEL DE UM VILÃO COM O ATOR MATEUS SOLANO

Dia 17 de novembro, às 21h, no Midrash Centro Cultural, rua Gal. Venâncio Flores, 184, Leblon, Rio de Janeiro, o ator Mateus Solano, que tem roubado a cena como o malvado Félix na atual novela da Globo “Amor à Vida”, estará falando sobre ética e maldade. O ingresso custa R$ 50,00

O papel de vilão tende a exigir mais do que outros papéis. A empatia é uma das formas de classificar um bom vilão. Mateus Solano explica como um personagem tão cruel pode esbanjar tanto carisma.

Mateus Solano, nasceu em Brasília, em 20 de março de 1981. Depois de morar em Washington e Paris, vive no Rio de Janeiro, onde se forma em Artes Cênicas pela Uni-Rio. Faz O Tablado e um estágio na companhia francesa Théâtre du Soleil, levado por sua prima, a atriz Juliana Carneiro da Cunha.

Na televisão, faz os programas “Malhação” (2004) e “A Diarista” (2005), e as minisséries “Um Só Coração” (2004) e “JK” (2006). Com a sua participação na minissérie “Maysa – Quando Fala o Coração”, interpretando Ronaldo Bôscoli, ganha destaque. Em 2013, retorna ao teatro, protagonizando o espetáculo “Do Tamanho do Mundo”, texto de sua mulher, a atriz Paula Braun, com direção de Jefferson Miranda. E faz seu primeiro vilão na televisão, Felix, em “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco.


EM SÃO PAULO

UM PROFETA EM NOVA IORQUE

202_Fique_4.2

Dia 12 de novembro, às 19h00, no MASP – Museu de Arte de São Paulo (Av. Paulista, 1578), em comemoração aos “130 anos de Khalil Gibran”, a Associação Cultural Brasil-Líbano presidida por Lody Brais, convida para a leitura dramática de “Um profeta em Nova Iorque”, texto e direção de Samir Yasbek, inspirado na vida e obra de Khalil Gibran, com a Companhia Teatral Arnesto nos Convidou (Helio Cícero, Daniela Duarte, Douglas Simon e Gabriela Flores), sonoplastia de Sami Bordokan e abertura pela professora Dra. Aida Ramezá Hanania (Titular do Depto. de Letras Orientais da FFCH/USP).

O evento faz parte do 109º. Forum de Comitê da Cultura da Paz. Parceria: UNESCO-Palas Athena. A entrada é franca.

Khalil Gibran (1883-1931) foi um filósofo, poeta, ensaísta e pintor libanês. Sua obra reflete a espiritualidade e os princípios que levam aos patamares mais altos da alma humana. É conhecido por ter criado frases inspiradoras. Seu livro mais conhecido é “O Profeta”. Seu nome completo, Gibran Khalil Gibran, é a transliteração do árabe para as línguas ocidentais. Como viveu a maior parte de sua vida nos EUA, adotou o nome reduzido Khalil Gibran. Khalil Gibran faleceu em 1931, vítima de tuberculose, na cidade de Nova Iorque.



EVENTO MUSICAL NO MACABI/ANGÉLICA

202_Fique_4.3

Domingo, 10 de novembro de 2013, às 20h, na sede da Av. Angélica 634 do Círculo Macabi, em São Paulo, a Orquestra de Cordas Laetare, regida pela Maestrina Muriel Waldman, apresentará “Uma Linha do Tempo na Música – Amostra Alternativa”, com obras de compositores injustamente menos tocados: Marc- Antoine Charpentier (Barroco); Domenico Cimarosa (Classicismo); Anton Arensky (Romantismo); Darius Milhaud e Camargo Guarnieri (Século XX).

Desde que foi criada, no início de 2007, para as apresentações do projeto “Quem tem medo de música clássica?” que aconteceram em parceria com a Secretaria de Cultura em diversas escolas públicas da periferia de São Paulo, a Orquestra de Cordas Laetare leva através dos concertos gratuitos que realiza, informações a respeito da música erudita, dos ritmos, dos diferentes estilos musicais e também da vida de músico, a um público distante das salas de concerto, freqüentemente desfavorecido na oferta de espetáculos e informações culturais.

A entrada custa R$ 10,00 (dez reais), sendo os convites adquiridos no local, antes do início da apresentação..Assistidos pelas entidades da Comunidade estão isentos do pagamento.


OBAZAR

Que tal adquirir belos e úteis produtos de alta qualidade, preços convidativos e ajudar uma bonita causa ao mesmo tempo? É exatamente isso o que poderão fazer as pessoas que prestigiarem o OBAzar, cuja oitava edição será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, das 11 às 19H, no Buffet França, em São Paulo.

Parte da renda será destinada ao Grupo Chaverim. Os 60 expositores venderão livros, joias, brinquedos, roupas, artefatos de copa e cozinha e muito mais, todos produtos de marcas bastante conceituadas no mercado.

O Grupo Chaverim também terá uma mesa especial no OBAzar, oferecendo brinquedos e utensílios para casa.

Quem comparecer ao OBAzar concorrerá ao sorteio de uma joia. Aproveite para tomar um delicioso café com as voluntárias do Grupo Chaverim. A entrada é gratuita. Valet no local



CONGREGAÇÃO BETH-EL E CONIB PROMOVEM PALESTRA COM CAIO BLINDER E JAIME SPITZCOVSKY

202_Fique_4.4



EM CURITIBA, PARANÁ

202_Fique_4.5

De 9 a 11 de novembro, Curitiba terá seu 3º Festival de Cinema Judaico, no Cineplex Batel. A iniciativa é da B’nai B’rith de Curitiba e da Comunidade Israelita do Paraná, com apoio do Shopping Novo Batel. O objetivo é difundir a reflexão sobre os filmes que suscitem valores judaicos.

O filme de abertura, “Preenchendo o vazio” (foto) será exibido às 20h de 9/11 às 20h, com pré-estreia em Curitiba durante o festival. Tem a direção de Rama Burshtein e foi premiado no Festival de Veneza em 2012.

No dia 10/11, a mostra apresentará às 16 h o documentário curitibano “Estamos aqui” (Danken Got), produzido e dirigido por Cintia Chamecki e com a codireção de Andrea Lerner. Na sequência, às 18 h o filme “Hava Naguila” e às 20h, “O apartamento”. No dia 11, às 17h exibição de “Mahler no divã” e às 20h “Lili Marlee”.

20
20