DIABETES – A DOENÇA QUE ACELERA O ENVELHECIMENTO – DR. SERGIO VAISMAN

sergioW

Estamos vivendo um período em que a alimentação, principalmente industrializada, é fonte de aumento de peso. Esta situação, associada ao sedentarismo, conduz à obesidade, condição básica para se desenvolver diabetes do tipo 2.

Percebí numa estatística publicada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que mais de 25 milhões de americanos podem estar a envelhecer mais rapidamente do que o restante da população. Isso, logicamente, também pode ser considerado válido para toda a civilização que adota hábitos de vida ocidentalizados. Será que você também se encontra dentro destes números?

Bem, se você sofre de DIABETES, é bem possivel. Diabetes é uma doença teimosa que pode lesar os rins, conduzir a fraqueza e impotência da musculatura e nervos das pernas e facilitar o aparecimento de doenças cardiovasculares. É claro que tudo isto pode surgir quando não se trata bem da doença e, diga-se de passagem, uma imensa quantidade de diabéticos costuma subestimar a enfermidade e passam a perceber que as complicações não tardam muito a surgir. Hoje também se sabe que diabetes mal controlado pode até dobrar as causas de problemas mais relacionados ao envelhecimento.Esses problemas podem ser ligados a comprometimentos da memória, incontinência urinaria, impotência sexual, quedas, tonteiras, distúrbios visuais, dores generalizadas e outras tantas situações de desconforto. O pior é que tudo isto pode se manifestar mesmo antes dos 50 anos de idade.

A melhor maneira de controlar diabetes (e evitar o envelhecimento precoce) é seguir uma conduta bem natural. Independentemente de se necessitar ou não o uso de medicamentos para ajudarem na regulação das taxas de glicose no sangue, 3 recomendações são realmente vitais para o sucesso do tratamento:

– atenção quanto à dieta alimentar;
– manutenção de peso adequado;
– nutrição do organismo com suplementos vitamínicos e minerais indicados.

Pode parecer muito simples, mas os médicos enfrentam dificuldades muito grandes no controle desses 3 elementos devido, principalmente, a condições culturais da população.

Quando se descobre a existência de diabetes, os pacientes tendem a rejeitar a ideia de serem portadores de uma condição realmente séria e que compromete a qualidade de vida, podendo ate levar à morte. À medida que as complicações aparecem, aí, sim, o medo de piorar faz com que as adesões às recomendações sejam melhor seguidas.

Fica o alerta de que estamos vivendo um período em que a alimentação, principalmente industrializada, é fonte de aumento de peso. Esta situação, associada ao sedentarismo, conduz à obesidade, condição básica para se desenvolver diabetes do tipo 2. A orientação medica é fundamental e a boa relação do paciente com seu medico pode facilitar muito a evolução da doença, evitando o aparecimento de complicações que servirão para desgraçar toda a qualidade de vida.

Não se esqueça que “NÃO É DIFICIL CONVIVER COM DIABETES; DIFICIL É CONVIVER COM SUAS COMPLICAÇÕES”.


DR. SERGIO VAISMAN – Especialista em Cardiologia e Nutrologia e professor universitário. Saiba mais.

20
20