EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

 

E faz acontecer, como Renato e Claudia Ochman, Elie Hamaoui e Evelise Ochman, vereador Floriano Pesaro, cônsul Yoel Barnea, Claudio Epelman, Myrian Mau Roth, maestro Nasari Campos Charles E. Tawil, Abramo Douek , Gaby Milevesky e Leo Fraiman, dentre outros.


CIENTISTA CHEFE DE ISRAEL FALA SOBRE O PODER DA INDÚSTRIA HIGH TECH

204_FC_1.1

Cerca de 40 empreendedores e empresários brasileiros tiveram a oportunidade única de participar de um encontro com Avi Hasson, cientista chefe do Ministério da Economia de Israel, realizado na residência do casal Renato e Claudia Ochman (na foto com Elie Hamaoui e Evelise Ochman, presidente da Divisão Feminina do Fundo Comunitário), por iniciativa da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria.

Avi Hasson é o cientista-chefe do Ministério da Economia de Israel desde Janeiro de 2011. O escritório do cientista chefe é o órgão governamental encarregado da execução da política do governo de apoio à indústria de Pesquisa & Desenvolvimento (P & D), que tem comoobjetivo contribuir para o desenvolvimento de tecnologia em Israel promovendo o crescimento econômico, estimulando a inovação tecnológica e o empreendedorismo, além de incentivar a colaboração nacional e internacional.

Foto: Eliana Assumpção


HOMENAGEM AO LEGADO DE BENJAMIN SOLITRENICK

204_FC_1.2

O vereador Floriano Pesaro promoveu, nsessão solene da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem ao legado de Benjamin Solitrenick, no restaurante casher da Hebraica.

Foto: Garbelotto/CMSP


DELEGAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE ISRAEL PARTICIPA DE PAINEL ECONÔMICO

204_FC_1.3

Uma delegação de 25 funcionários do Ministério das Relações Exteriores de Israel em visita ao Brasil participou de um Painel Econômico na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O evento, promovido pelo Consulado de Israel em São Paulo em parceria com a FIESP e com a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria teve como objetivo permitir um maior conhecimento do Brasil no contexto regional, político e econômico, de forma a estimular o incremento das relações bilaterais.

O Painel contou com mediação de Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil Israel e teve como palestrantes o cientista politico Heni Ozi Cukier e o diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP, Roberto Gianetti da Fonseca (ambos na foto com o cônsul Yoel Barnea, Jayme Blay e Itzhak Shoham).

Foto: Tamna Waqued/FIESP


O VATICANO RECEBEU SEIS MEMBROS DO COMITÊ LATINO-AMERICANO DE ‘LÍDERES RELIGIOSOS PELA PAZ’

204_FC_1.4

O diretor executivo do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) Claudio Epelman (na foto com o Papa Francisco), responsável pelas relações com o Vaticano junto ao Congresso Judaico Mundial, fez parte da delegação dos seis líderes religiosos da América do Sul que foram recebidos hoje (19/11) pelo Papa em uma audiência privada.

“A agressão não pode ser um ato de fé”, disse o Sumo Pontífice em relação à recente ocorrência na Catedral de Buenos Aires, onde os membros de um grupo interrompeu uma cerimônia em memória às vítimas da Noite dos Cristais, que aconteceu em 1938. Francisco deixou claro que “a prédica da intolerância é uma forma de militância que deve ser superada.”

Ao término da reunião, Epelman, que estabeleceu com o Papa uma estreita relação de trabalho, quando Francisco era então Cardeal Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires expressou: “o Papa Francisco teve uma série de reuniões com líderes de outras religiões, mas nunca deixou de nos surpreender com sua sensibilidade e profundo interesse que demonstra com quem conversa”. Ademais, Epelman elogiou ao Papa Francisco por sua mensagem de domingo 10 de novembro, ao finalizar o ‘Angelus’, recordando o 75° aniversário da Noite dos Cristais e a perseguição ao povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial, e reiterou sua clara e inequívoca condenação contra o antissemitismo.

O Congresso Judaico Latino-Americano é a organização que reúne e representa as comunidades judaicas da América Latina, como braço regional do Congresso Judaico Mundial. Promove ativamente o diálogo inter-religioso em distintos âmbitos internacionais.


CHAVERÁ DE NA’AMAT SP ESCOLHIDA COMO MEMBRO HONORÁRIO DO CONGRESSO SIONISTA MUNDIAL

204_FC_1.5

Myrian Mau Roth (na foto com Clarice S. Jozsef, presidente da Na’amat paulista), assessora da diretoria da Na’amat Brasil e da Na’amat Centro São Paulo, acaba de ser escolhida como Membro Honorário do Congresso Sionista Mundial, a mais importante reunião democrática eleita por judeus de todo o mundo que acontece a cada quatro anos em Jerusalém e que desta feita homenageou delegados com mais de 70 anos que pertencem a movimentos e organizações sionistas. A presidente de Na’amat Brasil, Céres Maltz Bin, representou a chaverá durante o Congresso.

“Após mais de 60 anos de dedicação e de trabalho voluntário, me sinto muito honrada com esta indicação. Agradeço o constante apoio da minha família e das minhas companheiras de Na’amat”, destacou Myrian.


CONCERTO DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DOS MÉDICOS DO EINSTEIN

204_FC_1.6

Sob a batuta do maestro Nasari Campos (na foto com Henrique Grunspun, Maria José Carrasqueira e Alberto Helito), a Orquestra Filarmônica dos Médicos do Einstein realizou mais um dos seus brilhantes concertos com fins beneficentes.

Foto: Fábio Nunes


GRANDE EVENTO JEWISH IN E JUVENTUDE DA HEBRAICA SÃO PAULO

204_FC_1.7

A Associação Cultural Jewish IN e a Juventude da Hebraica São Paulo, presididas respectivamente por Charles E. Tawil e Abramo Douek (ambos na foto com Gaby Milevesky, Leo Fraiman e um amigo), realizaram em parceria a Noite dos 300 no espaço Adolpho Bloch do clube.

O evento contou com a especial participação do psicólogo Leo Fraiman, que falou aos jovens sobre Amor e Sexo no século XXI – Novos Tempos, Novas Escolhas, Novos Arranjos – e Eu com Isso? Fraiman abordou assuntos delicados mas muito instigantes, tais como relações pessoais, comunicação, auto conhecimento, paquera e maneiras de se estabelecer um relacionamento gratificante. Com seu já tradicional carisma, o psicólogo manteve os mais de 300 jovens atentos e participantes.

O Fundo Comunitário foi um dos patrocinadores do evento.


PARTICIPAÇÃO ILUSTRE DO DRAMATURGO ISRAELENSE JOSHUA SOBOL

204_FC_1.8

O dramaturgo, autor e diretor israelense Joshua Sobol esteve em São Paulo participando da 1ª Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP). Ele também realizou no Centro da Cultura Judaica a Leitura Dramática de “Ghetto”, texto que aborda as experiências dos judeus no Gueto de Vilnius, na Lituânia, durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Foi inspirado por diários de sobreviventes que atuavam em um teatro criado no gueto judaico de 1941 até 1943. Em 1942, os nazistas aniquilaram 55.000 judeus e confinaram 15.000 sobreviventes em um gueto com cerca de sete quadras em Vilnius. O oficial nazista Kittel, comandante responsável pelo gueto na capital da Lituânia, decide ativar um antigo teatro e promover shows no gueto.

Sobol escreveu mais de sessenta peças, algumas das quais produzidas e apresentadas em grandes teatros de todo o mundo. Cinco de seus trabalhos receberam o prêmio israelense David’s Harp de melhor peça do ano.

20
20