EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Marcos Brafman, Claudio Lottenberg, embaixador Rafael Eldad, cônsul-honorário Silvio Musman, Morris Dayan, Mauro Wainstock, Sonia Salles, Luiz André Steinberg, Alberto Milkewitz, Clarice S. Jozsef, Mario Fleck, rabino Michel Schlesinger e Simone Ribeiro, dentre outros.


44ª. CONVENÇÃO ANUAL DA CONIB EM BELO HORIZONTE
ATIVISTA COMUNITÁRIO MORRIS DAYAN RECEBE O PRÊMIO SCOPUS
MAURO WAINSTOCK RECEBE A MEDALHA TIRADENTES
ESCRITORA SONIA SALES VISITA A CHINA COMO CONVIDADA DO GOVERNO
PRESIDENTE LUIZ ANDRE STEINBERG É REELEITO PRESIDENTE DO MONTE SINAI
SUCESSO MARCA 30ª FEIRA DA COMUNIDADE
MARIO FLECK É REELEITO PRESIDENTE DA FISESP
RABINO MICHEL SCHLESINGER VISITA MANAUS
EXPOSIÇÃO ISRAEL EM BELO HORIZONTE


44ª. CONVENÇÃO ANUAL DA CONIB EM BELO HORIZONTE

205_FC_1.1

Marcos Brafman, Claudio Lottenberg, embaixador Rafael Eldad e o cônsul-honorário Silvio Musman

Em sua 44ª convenção anual, realizada no final de novembro em Belo Horizonte, a Conib, com representantes de federadas de 13 Estados e de entidades judaicas de âmbito nacional – Agência Judaica, B’nai B’rith, Na’amat Pioneiras e Wizo, além de jovens do Habonim Dror , o embaixador de Israel, Rafael Eldad, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, e o cônsul-honorário de Israel em Belo Horizonte, Silvio Musman, abordou os caminhos da identidade judaica no Brasil, analisou formas de apoio às pequenas comunidades, discutiu a produção de notícias sobre o Oriente Médio e debateu a posição de integrantes do Congresso Nacional sobre questões ligadas ao Estado de Israel.

Na capital mineira, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, se reuniu com o prefeito Marcio Lacerda. Mais tarde, os participantes da convenção foram recebidos no Palácio da Liberdade pela secretária de Estado do Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, representando o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

Um dos temas de discussão mais calorosa na convenção foi a identidade judaica no Brasil. O debate teve Maria Luiza Tucci Carneiro, professora de História, da USP; Jorge Zaverucha, cientista político, da UFPE; Jacques Levy, presidente do Instituto Histórico Israelita Mineiro, e Daniel Douek, cientista social e membro do grupo de jovens Fórum 18. Tucci Carneiro apresentou sua obra “Brasil Judaico, Mosaico de Nacionalidades” (Editora Maayanot), que lhe tomou 10 anos de trabalho. O livro trata da identidade judaica no Brasil, com recorte a partir de 1808, ano da chegada de D. João VI. A professora apontou uma postura comum entre os judeus brasileiros: “o ideal de justiça, o respeito à diversidade”. Ela ressaltou a importância de as famílias conservarem e doarem fotos e documentos (contato: leer@usp.br).

Crédito Fotográfico: Elias Henrique


ATIVISTA COMUNITÁRIO MORRIS DAYAN RECEBE O PRÊMIO SCOPUS

205_FC_1.2

Sarine Dayan, Adely Hamoui, Morris e Tatiana Dayan e Rony Hamoui

A Sociedade Brasileira de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém agraciou o ativista comunitário Morris Dayan com o Prêmio Scopus 2013. A entrega do Prêmio, que aconteceu no dia 21 de novembro, foi feita pelo presidente da Universidade Hebraica, Menahem Ben-Sasson, durante evento para um seleto grupo de convidados na residência do casal Marcia e Daniel Borger.

O Prêmio Scopus é a maior honra que pode ser conferida a uma pessoa por uma Associação de Amigos. Ele é apresentado a um indivíduo ou associação que se destacaram em suas respectivas áreas e cujos esforços humanitários e excelente compromisso contribuiu para a melhoria da Universidade Hebraica, o Estado de Israel, o povo judeu e a Humanidade.

Morris Dayan estudou filosofia e economia na Universidade de Jerusalém onde permaneceu de 1987 a 1991. Foi presidente do Grupo de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém no Brasil de 1999 a 2010. Neste período, ampliou o conhecimento da UHJ no país, tanto na comunidade judaica, quanto no mundo acadêmico. Também foi o responsável pela entrega do prêmio Doutor Honoris Causa ao então presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Agradeço à Universidade por me dedicar o Prêmio Scopus em reconhecimento ao trabalho realizado aqui no Brasil. Não deixa de ser estranho receber o Prêmio ao invés de entregá-lo. Sei o que ele representa e me sinto muito honrado por esta homenagem, declarou Dayan.

Foto: Eliana Assumpção.


MAURO WAINSTOCK RECEBE A MEDALHA TIRADENTES

205_FC_1.3

Mauro Wainstock com sua esposa Betty, os filhos, Aline e Daniel, o deputado Gerson Bergher e a vereadora Teresa Bergher.

Em solenidade marcada pela emoção, e pela presença de muitas lideranças brasileiras e comunitárias, o jornalista Mauro Wainstock foi agraciado com a “Medalha Tiradentes”, considerada a mais importante comenda concedida pelo Rio de Janeiro. A cerimônia, seguida de coquetel na Assembleia Legislativa/RJ, foi uma homenagem aos mais de 20 anos de sua trajetória profissional como publicitário, jornalista e editor de livros. O evento também registrou publicamente um momento histórico: os 18 anos do ALEF News, que já superou as 1818 publicações virtuais e ultrapassou as 180 edições impressas.

Em seu discurso, Mauro Wainstock afirmou: “É preciso sonhar diferente. Sonhei que um dia a combinação adequada das palavras poderia servir para conscientizar. Sonhei em um dia poder ajudar a fortalecer uma identidade, a preservar uma história, a valorizar uma cultura. Sonhei em um dia poder contribuir para demonstrar a grandeza de uma ideologia, a sabedoria de um povo, o orgulho de um país. Hoje, sonho diferente. Sonho em um dia não precisar mais alertar para atos antissemitas. Sonho com o fim do preconceito, da intolerância, da discriminação. Sonho com um mundo livre de guerras, da matança gratuita e irracional do homem pelo homem. Sonho em não precisar mais ansiar – e nem rezar – pela verdadeira paz. Sonho com a igualdade, mesmo que tardia. Meu desafio agora é viver para testemunhar a transformação destes utópicos desejos de hoje em irrefutáveis manchetes de amanhã. Vamos continuar fazendo acontecer… sempre juntos!”

Crédito da foto: Rotenberg



ESCRITORA SONIA SALES VISITA A CHINA COMO CONVIDADA DO GOVERNO

205_FC_1.4

Convidada pelo governo e acompanhada do marido, a escritora Sonia Salles passou alguns dias na República Popular da China, voltando maravilhada com modernismo lá encontrado.

Sonia da Conceição Sales é carioca, mas também paulistana, tendo se transferido para São Paulo em 1981. Estudou Psicologia e Arte e fez diversos cursos de extensão em países da Europa. Tem se dedicado ao estudo da porcelana e cerâmica chinesas e iniciou estudos do idioma chinês com Nancy Sun. O seu primeiro livro de poemas, “A Chama Breve”, foi lançado em 1996, e desde então vem publicando livros e ensaios. É autora do Prefácio do “Dicionário Comparado dos ditos populares, expressões e provérbios brasileiros e chineses”, de Lin Chang Chau e Li Miao Na. Tem 18 livros publicados e participa de antologias em Portugal, Espanha, USA e Brasil.

Em 2004 foi eleita para a Academia Carioca de Letras, ocupando a cadeira de número 4, sucedendo ao Acadêmico Marcos Almir Madeira, e em 2008 para o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e para a Sociedade Eça de Queiroz – Rio e o PEN Clube do Brasil em 2009. Em 2010 entrou como Sócio Correspondente para o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, e para a Academia Luso Brasileira de Letras



PRESIDENTE LUIZ ANDRE STEINBERG É REELEITO PRESIDENTE DO MONTE SINAI

205_FC_1.5

Pelo trabalho excelente que vem fazendo frente ao Clube Monte Sinai, o carioca Luiz André Steinberg foi reeleito presidente para mais uma gestão. Ele tem 45 anos, casado e uma filha, e trabalha com informática, tendo uma empresa de tecnologia. Estudou no antigo colégio Talmud Torah Hertzlia (TTH). Posteriormente, na vida adulta começou na atividade comunitária trabalhando no próprio colégio que estudou, o TTH e depois no Bar-Ilan. Há 10 anos trabalha para o Monte Sinai, foi vice-presidente e há três anos tornou-se o presidente do clube e acaba de se reeleger para o posto, onde ficará pelos próximos três anos.

A nova diretoria está assim formada: Presidente: Luiz Andre Steinberg; vice-presidente de Finanças: Alexandre Schvarsberg; tesoureiro: Sérgio Kohn de Penhas; vice-presidente Administrativo: Jakob Wolf Szmajser; vice-residente de Esportes: Mário Kuperszmitt; vice-presidente de Relações: Eli B.Djament; vice-presidente Programativo e Social: Deborah Suisso; presidente do Conselho Deliberativo: Marcio Schein


SUCESSO MARCA 30ª FEIRA DA COMUNIDADE

205_FC_1.6

Alberto Milkewitz com a equipe do Departamento de Geração de Renda da Na’amat SP

A Feira da Comunidade chega à sua 30ª edição, marcando 15 anos de um trabalho da Na’amat Pioneiras São Paulo, cujo objetivo é estimular o empreendedorismo. Organizada duas vezes por ano, é uma realização do Departamento de Geração de Renda da instituição e conta com a parceria da A Hebraica e apoio da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp). Participaram do evento em novembro de 2013, no Salão Marc Chagal do clube, expositores dos mais diversos segmentos. A Praça de Alimentação, como já é tradição, foi um dos pontos altos da mostra, oferecendo aos visitantes quitutes e lanches da culinária judaica e israelense, como o falafel e as burekas, ao lado de novidades como brigadeiros sofisticados e cupcakes. Nem o dia chuvoso conseguiu atrapalhar o sucesso da feira, que já se consagrou como a vitrine dos empreendedores, negócios e serviços desenvolvidos pelos profissionais da comunidade.

Segundo Clarice S. Jozsef, presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, a instituição sente orgulho em organizar um evento que tem como objetivo auxiliar micro e pequenos empresários a alavancarem negócios e se consolidarem no mercado.


MARIO FLECK É REELEITO PRESIDENTE DA FISESP

205_FC_1.7

Durante Assembleia Geral realizada em 27 de novembro, Mario Fleck foi reeleito presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), entidade que representa oficialmente a comunidade judaica paulista.

Neste segundo mandato, Fleck terá como vice presidente Bruno Laskowsky, André Grunebaum como tesoureiro e Rafael Schur como secretário geral. Ele inicia mais uma gestão com a missão de priorizar cinco eixos: segurança, política, juventude, educação e conexão com o judaísmo.

“Para o próximo mandato temos diversas frentes de trabalho que vamos continuar perseguindo, com o objetivo de levar esta comunidade para um outro patamar de vibração judaica. Seja através das instituições ou de relacionamentos locais e internacionais robustos, que são importantes até nas nossas estratégias de defesa. Queremos reforçar a continuidade da identidade judaica, trazendo mais judeus para dentro da comunidade e ao mesmo tempo não deixar que outros se desinteressem”, enfatizou o presidente da Fisesp.

Na mesma noite também foram eleitos os membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e o Ouvidor Geral, que ficaram assim constituídos:

Conselho Deliberativo:
Centro da Cultura Judaica – Raul Meyer

Associação “A Hebraica” de São Paulo – Abramo Douek
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – Claudio Lottenberg
Sociedade Cemitério Israelita de São Paulo – José Meiches
Associação Fundo Comunitário – Keren Hayesod – Rafael Nasser
Colégio Renascença – Jaime Rabinovitsch

Colégio Iavne – Maurício Michaan
CIP – Congregação Israelita Paulista – Sergio Kulikovsky
Beit Chabad Morumbi – Rabino David Weitman
Unibes – Célia Parnes
Na’amat Pioneiras São Paulo – Clarice S. Jozsef
Juventude – Jonathan Mariach
Entidade suplente: Shalom – Liga Israelita do Brasil- Enio Lewinsky

Ouvidor: Luiz Gornstein



RABINO MICHEL SCHLESINGER VISITA MANAUS

205_FC_1.8

O rabino Michel Schlesinger da Congregação Israelita Paulista e representante do judaísmo brasileiro no diálogo inter-religioso confirmou as datas de 23, 24 e 25 de dezembro (segunda, terça e quarta) para a visita a Manaus. Nessa ocasião ele fará palestra e estará disponível para entrevistas. Agende diretamente com a secretaria do CIAM pelo fone 92-3234-9558 (D. Clara ou Sarah)


EXPOSIÇÃO ISRAEL EM BELO HORIZONTE

 

205_FC_1.9

A artista Simone Ribeiro em Jerusalém.

No prédio histórico de 121 anos, onde já trabalharam grandes nomes como Murilo Rubião , Carlos Drumond de Andrade e Juscelino Kubitschek, a Galeria da Imprensa Oficial do Estado recebeu a mostra “Israel” da artista Simone Ribeiro, que já está em sua terceira edição. Estiveram expostas 30 aquarelas e desenhos produzidos in loco, impressões de viagem da artista mineira em sua peregrinação na Terra Santa.

O Consulado de Israel na capital se fez representar pelo Cônsul Honorário Silvio Musman, que recepcionado pelo diretor da IOMG, Eugenio Ferraz contemplou o sagrado pelos olhos da artista. Entusiasta, Eugenio Ferraz, engenheiro civil por formação que desde a década de 1970, restaurou e geriu o Museu Casa dos Contos de Ouro Preto, é também autor de livros ligados a preservação e tombamento do Patrimônio Histórico e editor da Revista Memória Cult.

20
20