O ESTRESSE ENGORDA?- DR. HEWDY LOBO RIBEIRO

HewdyLobo


O estresse engorda não só porque se come muito, mas também porque o cortisol provoca o acúmulo de gordura na região abdominal, bem como a retenção de líquidos, causando a indesejável

sensação de inchaço. E com o aumento do peso aumenta também o sentimento de baixa autoestima, e com isso sentimentos de tristeza, culpa e mais estresse.

O estresse é considerado por muitas pessoas como um “veneno”. Há relatos na literatura médica e científica de inúmeros casos de adoecimentos causados por doenças desencadeadas pelo estresse como a Hipertensão, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Depressão e a Obesidade, por exemplo.

Numa rápida definição pode-se compreender o estresse como um conjunto de estímulos externos capazes de alterar a saúde física e mental do individuo.

Isso quer dizer que ele é capaz de mudar o funcionamento do corpo a tal ponto de provocar um desequilíbrio, em muitos casos, fatal. Mas o que acontece com o corpo exatamente?

Numa situação estressora o organismo libera um hormônio chamado cortisol, que dentre suas muitas funções, é responsável por reduzir moderadamente o nível de glicose por quase todas as células do corpo. No entanto, com o estresse, há a liberação excessiva de cortisol e, consequentemente, a inibição da leptina, substância que regula a fome.

Por esse motivo que muitas pessoas associam que quanto maior o estresse maior a chance de ingestão de alimentos calóricos e elas não estão erradas. Além do mais, o estresse engorda não só porque se come muito, mas também porque o cortisol provoca o acúmulo de gordura na região abdominal, bem como a retenção de líquidos, causando a indesejável sensação de inchaço. E com o aumento do peso aumenta também o sentimento de baixa autoestima, e com isso sentimentos de tristeza, culpa e mais estresse.

Vale ressaltar que o estresse não é só nocivo para a balança, mas muito mais para a saúde! O aumento do peso pode provocar doenças cardiovasculares, gastrointestinais, distúrbios psicológicos dentre muitas outras.

Não subestime seu estresse! Procure ajuda!

Para saber mais sobre esse tema no site Vida Mental você encontrará textos e vídeos que esclarecem essas e outras dúvidas!


DR. HEWDY LOBO Ribeiro – Psiquiatra forense pela ABP, psicogeriatra, nutrólogo. Saiba mais.

lobo@vidamental.com.br

20
20