AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Rancho Carnavalesco praça XI (Klezmer Carioca)
Lançamento em livro das peças premiada de Renata Mizrahi
O museu de Israel lança uma série de exposições que destacam quinze artistas israelenses
Conib recebe inscrições para o programa de liderança



RANCHO CARNAVALESCO PRAÇA XI (KLEZMER CARIOCA)

205_Fique_1.1

No dia 15 de dezembro, às 14h30, a Hebraica Rio abre seu teatro para o ensaio do Bloco de Carnaval Judaico coordenado por Ricardo Szpilman: o RANCHO CARNAVALESCO PRAÇA XI (Klezmer Carioca). Klezmer quer dizer música de festa judaica Yiddishe (do leste europeu). A ideia é unir o Carnaval Democrático com Música Judaica.

A madrinha do Bloco é a saxofonista Daniela Spielman.

O evento é aberto ao público para quem quer assistir e para quem toca instrumentos também. O bloco está em busca de quem toque percussão e cavaquinhos, mas todos os outros instrumentos são muito bem vindos.

O Teatro da Hebraica Rio fica na Rua das Laranjeira, 346 – Tel: (21) 2557-4455



LANÇAMENTO EM LIVRO DAS PEÇAS PREMIADAS DE RENATA MIZRAHI

205_Fique_1.2

DIA 15 dezembro, domingo, às 17h, no Midrash Centro Cultural, no Rio de Janeiro, acontece o lançamento de dois livros: a peça Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente não Vê. Ambas ganhadoras de melhor texto Zilka Salaberry 2010 e 2012. A ideia é criança ter oportunidade de ler uma peça de teatro para faixa etária dela (entre 6 a 11 anos).

JOAQUIM E AS ESTRELAS
Joaquim é um menino apaixonado pelas estrelas que fica triste ao perceber que, cansadas da falta de atenção do público, elas decidem parar de brilhar. A partir de um sonho, ele assume a missão de salvá-las. É com a ajuda de sua amiga Regininha que ele convence as pessoas a olharem para cima e valorizarem as coisas simples e essenciais da vida, como um lindo céu estrelado.

COISAS QUE A GENTE NÃO VÊ
Yasmim, menina que tem tudo o que quer, mas não consegue parar de chorar. Seus pais não conseguem entender o motivo de tanta choradeira – para Yasmim, nada parece ser suficiente. A menina também está dividida entre seus dois amigos: Beatriz, menina rica e mimada, que vive preocupada com as aparências e exalta os valores do ‘mundo’ das crianças que tem todas as ‘coisas’ que desejam; e Raimundo – amigo da escola, garoto simples e cheio de vida, que gosta de brincar na rua.

RENATA MIZRAHI é natural do Rio de Janeiro. Dramaturga, roteirista e diretora de teatro, é formada em Artes Cênicas pela UNIRIO.

Midrash Centro Cultural – Rua General Venâncio Flores 184 – Leblon



O MUSEU DE ISRAEL LANÇA UMA SÉRIE DE EXPOSIÇÕES QUE DESTACAM QUINZE ARTISTAS ISRAELENSES

205_Fique_1.3

“Collecting Dust in Contemporary Israeli Art” examina o trabalho artistas que transformam a poeira em obras de arte contemporânea, explorando a temporalidade, a memória e a paisagem ambiental de Israel.

“Gideon Gechtman: 1942 -2008” explora o tema da memória e se propõe a apresentar a arte como um memorial póstumo, com a primeiraexposição retrospectiva do artista israelense Guideon Gechtman, cinco anos após sua morte.

“Squeeze: Video Works by Mika Rottenberg” é a primeira apresentação em Israel de vídeo e instalações da artista Mika Rottenberg, conhecida pelo uso do corpo humano em posições extremas, poéticas e críticas.

“Out of Body: Fragment in Art” concentra-se em obras de arte que foram criadas com partes distintas do corpo humano, de amuletos egípcios do terceiro e segundo milênios A.C. até obras dos principais artistas contemporâneos israelenses.

Todas as quatro exposições estarão abertas até 5 abril de 2014 .

(Fonte – Min. Turismo de Israel)



CONIB RECEBE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE LIDERANÇA

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) desenvolve, em parceria com o Instituto Insper, um programa de especialização em liderança, “lato sensu”, com o objetivo de aprimorar as competências dos atuais e futuros líderes da comunidade judaica brasileira. Três turmas já se formaram. Estruturado em módulos com duração de uma semana, destina-se a participantes de 30 a 40 anos, de qualquer formação profissional, comunitariamente comprometidos. Os candidatos devem ter inglês avançado, já que o quarto módulo do programa será no Instituto Rutenberg, em Haifa (Israel). As inscrições estarão abertas até o dia 08 de dezembro (acesse aqui). O início das aulas será no dia 17 de fevereiro de 2014.

20
20