MAURO ZAITZ É O NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO‏

205_Hebraica_4.1

Dina e Mauro Zaitz

Um misto de entusiasmo, juventude e experiência foi a tônica do resultado da eleição acirrada que aconteceu segunda, dia 9, quando dois candidatos de peso disputaram o cargo de presidente do Conselho do maior clube judaico do mundo: Mauro Zaitz e Isy Rahmani. Ambos conseguiram 81 votos cada para, afinal, ser eleito o mais velho deles, Mauro Zaitz. Mas, não houve perdedores, e o grande vitorioso foi mesmo o clube que, nesta nova safra de conselheiros conseguiu despertar o interesse de gente determinada a doar seu tempo para um trabalho comunitário onde a continuidade das tradições judaicas sobrepuja quaisquer outros interesses.

E é muito pertinente o comentário feito por Berta El Kalay no Face: “Incrível!! Cada um teve 81 votos – pela numerologia, inclusive a cabalística, somam-se os dois números : 8+1=9. O número 9 tem uma simbologia muito interessante: energia da doação, do coletivo, do próximo. Ou seja, resultado perfeito, segundo filosofias milenares. E para concluir: a soma dos dois candidatos mais eleitos? 18. Vida”.

Dentre as propostas do novo presidente estão a valorização do papel de liderança do Conselho, exercendo o papel de definição de estratégias positivas ao desenvolvimento do Clube e atendimento à demanda de mudanças significativas manifestada pelo associado, e o estímulo à motivação e compromisso do conselheiro, concretizando o potencial do Conselho.

“Também pretendo, diz Mauro, estabelecer a ‘ponte’ entre os Conselheiros recém eleitos, que chegam ao primeiro mandato, com todas as expectativas formadas – participação, ‘voz ativa’ do associado, influência positiva, compreensão da complexidade do dia a dia do Clube, que envolve o associado, escola, esportivo, idoso, criança, jovens, jovens casais, vizinhos, economia, comunidade e instituições judaicas – e a experiência e repertório existentes no Conselho. Quero trazer ao Conselho o debate de questões relevantes ao Clube, de modo que se incremente a percepção e compreensão de complexidade da vida comunitária e construir convergência a interesses diversos, a partir de uma abordagem abrangente e inclusiva’.

205_Hebraica_4.2

Fernando Rosenthal (primeiro Secretário), Anita Rapoport, Paulo EgedyVanessa Kogan Rosenbaum (segunda Secretária), Dina e Mauro Zaitz e Célia Burd (vice-presidente)

Mauro Zaitz já exerceu os mais diversos cargos comunitários, dentre os quais: conselheiro da Hebraica por 03 mandatos, o primeiro aos 27 anos. Foi membro do seu Conselho Fiscal por 02 gestões, diretor voluntário junto à Tesouraria e Tesoureiro Geral na gestão de Arthur Rotenberg, e assessor financeiro da diretoria na gestão do Abramo Douek. É conselheiro Escola ALEF e da Yeshiva Chabad. No Fundo Comunitário atua desde os 24 anos, envolvido em diversos projetos institucionais, inclusive, no Fundo de Educação e como presidente nos anos 2002 – 2004 e Presidente do Conselho Deliberativo desde 2011. Foi tesoureiro geral da FISESP, conselheiro e presidente do Conselho Fiscal da Chevra Kadisha, e presidente do Beit Chabad Central e Projeto Felicidade.

Quanto às suas atividades profissionais e acadêmicas é Engenheiro de Produção pela Poli e Física USP. Foi professor universitário da Politécnica (USP), entre 1973-1996, exerceu diversos cargos na Fundação Vanzolini como pesquisador e membro da diretoria executiva e do Conselho Curador, além de ter sido executivo e membro de Conselhos de Administração em empresas de terceiros e próprias.

A atual mesa do Conselho ficou assim composta: Fernando Rosenthal (primeiro Secretário); Vanessa Kogan Rosenbaum (segunda Secretária); Fábio Ajbeszyc e Célia Burd vice-presidentes, além dos assessores.

Fotos: Eva Zimerman

20
20