DUAS ALMAS – MERALDO ZISMAN

MeraldoZisman.fw


Sem disputa interna entre a alma animal e a divina não aconteceria a dinâmica da vida. Se não existir nada a combater, obstáculos a serem transpostos, resistências aos nossos desejos, erros, acertos e progresso, para que viver? Viver significa, para os cabalistas, o constante aperfeiçoamento.

Em uma definição simplificada, alma é a entidade que dá vida ao corpo. A maioria das religiões acredita ser o corpo – ou soma – a morada da alma. Por sua vez o vocábulo “psique”, é o conceito grego para o “Self”, abrangendo as idéias modernas de alma — ego e matéria física de que somos formados. Por sua vez, Cabala “é uma palavra de origem hebraica que significa recepção. Um corpo de sabedoria espiritual que julga conter as chaves, que permaneceram ocultas durante um longo tempo, para os segredos do universo, bem como as chaves para os mistérios do coração e da alma humana”. Os ensinamentos cabalísticos explicam as complexidades do universo material e imaterial, bem como a natureza física e metafísica de toda a human idade. Mostram em detalh es como navegar por esse vasto campo, a fim de eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento.

Prossigo.

A maioria das outras doutrinas místicas (que crêem na existência de uma única alma para cada ser humano) ignora que somos habitados por duas almas: a divina e a animal. A primeira desconhece o egoísmo, o vício e a auto-gratificação. É a expressão da santidade, entendida como um estado de santificação, virtude, pureza, religiosidade. Enquanto a alma natural é auto-centrada e procura fazer o que estiver ao seu alcance para conquistar pretensões egoístas. As duas não podem dominar simultaneamente o psicossoma. Em cada momento existencial, uma é vencedora, enquanto a outra é a derrotada. Quando uma está acordada, a outra adormece. É nisso que reside a dinâmica da Vida. Por isso, de quando em vez, realizamos atos pelos quais depois nos envergonhamos. Mas, enquanto formos vivos, haverá oportunidade de c orrigir os erros pratica dos. Essa luta dual entre as almas que habitam o nosso interior foi criada para que a pessoa prossiga funcional e se aperfeiçoe.

Sem disputa interna entre a alma animal e a divina não aconteceria a dinâmica da vida. Se não existir nada a combater, obstáculos a serem transpostos, resistências aos nossos desejos, erros, acertos e progresso, para que viver? Viver significa, para os cabalistas, o constante aperfeiçoamento. Dizendo de outra maneira: — Sem a alma animal e a alma divina não pode haver progresso. E continuo: somente com ambas as almas pode haver vida.

Necessitamos de ambas para nos aperfeiçoar. Assim como um pássaro com uma só asa não pode voar, não podemos continuar vivos sem essa luta interior! Um mineiro tem de penetrar a entranha da mina para dela retirar o que há de mais precioso, assim como o psicoterapeuta, que escuta, luta, procura entender o Homem em sua totalidade.

Costumo dizer aos meus clientes que devemos estar em paz dentro da nossa própria pele. Que adianta procurar os prazeres hodiernos da vida, da comida, do gozo, se não estamos em Paz com a nossa alma divina (consciência)? A luta pelo bem viver, apesar de muito difícil, dolorosa, cheia de frustrações, traduz-se em não ceder a todos os comandos, seja da alma natural, seja da alma animal. Devemos fazer com que o bem prevaleça.

A Medicina possui armas para aprendermos a nos aperfeiçoar sem tanto sofrimento. Para aprender a viver faz-se necessário mais do que o aforismo socrático do “conhece-te a ti mesmo”; é preciso permanecer feliz dentro da sua pele. O segredo da vida é que estamos aqui para nos aperfeiçoar. A ciência e a tecnologia foram inventadas para ajudar a viver. São simples meios, não um fim.

O Homem é o centro do Universo e a vida quando bem elaborada gera a Paz interior e exterior… Chega de tanto consumismo, violência, vencer na vida (?) a qualquer preço. Existem muitas formas de ajudar a quem não pode chegar sozinho à sua Paz.


MERALDO ZISMAN – É psicoterapeuta. Saiba mais.

20
20