BOICOTE ACADÊMICO DAS UNIVERSIDADES ISRAELENSES – HIPOCRISIA NA SUA FORMA MAIS ÓBVIA

207_esp_3.1

Na segunda-feira (16 de dezembro), a Associação de Estudos Americanos (AEA) decidiu boicotar instituições acadêmicas israelenses.

A razão dada para o boicote é que “as instituições de ensino superior de Israel são partes das políticas de Estado de Israel que violam os direitos humanos”. A decisão também se refere ao “the Wall” ou “Muro” e a “discriminação sistemática dos palestinos” como razões para o boicote e afirma que “não há liberdade acadêmica eficaz ou substantiva para estudantes palestinos em condições de ocupação israelense”. Finalmente, os EUA é apontado como representando “um papel importante na viabilização da ocupação israelense”.

A AEA conta com cerca de 5000 membros, mas apenas 1 252 participaram na votação. Destes, 66% apoiaram a resolução. No entanto, o efeito da decisão será principalmente simbólico, uma vez que a ASA não pode exigir o consentimento dos seus membros.

Em Israel, há uma discussão sobre a forma de lidar com o boicote da AEA. A iniciativa da ASA faz parte de uma campanha maior que visa isolar Israel economicamente, politicamente e academicamente e chamada de campanha BDS (Boicote – Despojar – Sanções). De acordo com o ponto de vista defendido pela oposição e esquerda política, as ações e políticas de Benjamin Netanyahu estão trazendo isolamento sobre Israel. Bradley Burston no jornal Haaretz pergunta se 2014 será o ano em que Israel se divorcia do mundo.

De acordo com a opinião defendida pela centro-direita, a campanha BDS é de mínima importância e deve melhor ser ignorada. Quanto mais atenção é dada para a campanha, mais legitimidade ela ganha. Mas há também os de centro-direita que sentem que o fenômeno tem que ser combatido e sua hipocrisia exposta. O professor judeu-americano, Alan Dershowitz é um desses, e referindo-se ao boicote-AEA, ele escreve: “Não, não foi contra a China, que aprisiona acadêmicos dissidentes. Não foi contra o Irã, que executa acadêmicos dissidentes. Não foi contra a Rússia, cujas universidades disparam tiros em acadêmicos dissidentes. Não foi contra Cuba, cujas universidades não têm acadêmicos dissidentes. Não foi contra a Arábia Saudita, cujas instituições acadêmicas se recusam a contratar mulheres, gays ou acadêmicos cristãos”. Foi, continuou ele, contra Israel, cujas universidades têm “um nível mais elevado de liberdade acadêmica que praticamente qualquer outro país do mundo”.

Comentário:
Não há outra palavra para o boicote-AEA do que antissemitismo. Embora a resolução da AEA afirmar as lutas da Associação contra todas as formas de racismo, incluindo o antissemitismo, isto não é nada senão Pilatos lavando as mãos. É impossível fugir de tal hipocrisia descarada. Como quase todas as organizações que são confrontadas com a questão de por que não boicotar países onde violações dos direitos humanos muito piores são cometidas, a AEA também disse: “nós temos que começar em algum lugar”. Mas não é peculiar que este “em algum lugar” e “alguém” sempre é soletrado “Israel” e “judeus”?

A AEA usou o argumento de que as universidades israelenses são “partes das políticas de Estado de Israel”, mas, em seguida, passa a afirmar que os EUA estão permitindo esta política. Para ser consistente, a AEA teria, portanto, de iniciar um boicote em si mesma. Porque, pela mesma lógica, as universidades americanas são partes da política de Estado dos EUA, que, na opinião da AEA, resulta em violações de direitos humanos israelenses.

Ironicamente, os piores críticos das políticas israelenses são encontrados em universidades israelenses. Ilan Pappe, Avi Shlaim, Baruch Kimmerling, David Newman, Tom Segev, todos são críticos bem conhecidos das políticas israelenses, e ligados às universidades israelenses. Isto é o que é chamado de liberdade acadêmica. Por outro lado, a AEA vai contra o próprio espírito do pensamento acadêmico, tentando silenciar um dos lados em um conflito muito complicado e sensível. Como se isso não bastasse, a parte que eles tentam silenciar é a única que leva a sério os estudos acadêmicos. Na Autoridade Palestina (AP), a academia é em grande parte uma atividade de motivação política. Fatos são escolhidos seletivamente, muitas vezes distorcidos, e usados para fins de propaganda.

A resolução da AEA é um trágico exemplo de hipocrisia. É um vexame e uma vergonha para o mundo acadêmico. Em sua tentativa desesperada de isolar e difamar Israel, isto é exatamente o que os acadêmicos que continuam a associar-se com esta organização trazem sobre si mesmos.


FONTE: Israel Report – 20 de dezembro de 2013

20
20