A JAMAICA DE IAN FLEMING, CRIADOR DO OO7 – FELIPE DAIELLO

FELIPE LUIZ DAIELLO


A Jamaica é centro mundial de turismo, atraindo para as delícias do Caribe, os que têm dinheiro para fugir do inverno europeu e canadense. Foi surpresa ao descobrir que o escritor inglês, Ian Fleming se apaixonou pela ilha, local onde permaneceu por 20 anos e onde escreveu 14 das suas novelas.

De família rica, com a melhor instrução possível, como adido naval do serviço de inteligência britânica, durante a 2º Guerra Mundial, participa de conferência para combater os submarinos nazistas que atuavam no Caribe, descobre as maravilhas das águas tépidas, das sete cores no azul e na turquesa, das areias brancas e de povo acolhedor. É amor à primeira vista, algo que hoje qualquer turista também pode desfrutar. Depois da guerra adquire residência junto ao mar em Oracabessa, local perto de Ocho Rios, no norte da ilha, cerca de 100 quilômetros da capital Kingston, mais ao sul.

207_viver_3.2    207_viver_3.1

Goldeneye, hoje é um resort de luxo, mas preserva o ambiente, o local e a máquina de escrever por ele usada.

Como jornalista e especialista da época da Guerra Fria, entre a União Soviética e os Estados Unidos, coletou experiências e informação para criar o personagem 007. O espião que podia e tinha licença para matar.

Cassino Royal, escrito em 1952, foi o seu primeiro livro, mas só em 1962, com o lançamento de “Dr No”, com Úrsula Andress e Sean Conery, Hollywood o leva a glória e a fama.

Muitos dos locais de filmagem tiveram a Jamaica como cenário, principalmente nas películas: “Dr No” e “Live and Let Die”. Na Jamaica Swamp em Falmouth, foi filmada a cena que 007 corre sobre crocodilos amontoado, uma ponte viva.

Viajando entre Montego Bay, Falmouth, Ocho Rios e Oracabessa, estrada bordejando o mar, entre palmeiras, hotéis de luxo, campos de golfe, praias nem sempre acessíveis e incríveis bancos de corais é possível vislumbrar, apreciar e gozar uma vida plena de aventuras, de delícias e de luxo sem igual. Encontramos a “James Bond Beach”, e os pântanos vistos em “Dr No”.

207_viver_3.3     207_viver_3.4

A própria figura de Ian Fleming, fumante inveterado, amante dos prazeres do mundo, do jogo e das mulheres, nos recorda o personagem 007. Na realidade, Ian Fleming representa na real o personagem por ele criado. James Bond, o nome do herói, ele tirou de amigo ornitólogo, parceiro na observação de pássaros, um dos prazeres de Ian Fleaming.

A vida alegre da Jamaica, o ritmo da sua música, o moto popular de “Be Happy” e “No Problem”, algo natural da população descendente na maioria de escravos, fez a moldura necessária para a criação de tantas histórias que o cinema imortalizou.

A Jamaica, ilha pertencente as Grandes Antilhas, tem relatos históricos interessantes. O pirata Henry Morgan, depois de perseguido pela Coroa Britânica terminou seus dias como Sir, dono de terras, respeitado cidadão e Governador da Ilha. A cana de açúcar que trouxe prosperidade e escravidão produziu bebida que valia como dinheiro nas trocas do mercado mundial: o Rum.

207_viver_3.5    207_viver_3.6

Atualmente, o turismo de massa põe ao alcance de qualquer turista a custo adequado, os prazeres que encantaram Ian Fleming e o ajudaram a criar James Bond, a figura do agente secreto que todo o homem gostaria de ser, pelo menos por um dia ou por uma noite.

No trajeto, em Discover Bay podemos recordar o local onde Cristóvão Colombo aportou na sua 3º viagem à América. Ocho Rios representa o último local de domínio espanhol , do porto as últimas tropas fugiram do avanço britânico que ocupava toda a ilha.

Como gratidão, o 3º Aeroporto Internacional da Ilha, perto de Oracabessa, na província de St. Mary, recebe o nome do escritor. Junto com Usain Bolt, Bob Marley agora Ian Fleming faz parte da Jamaica.

Alguns críticos, entre linhas, afirmam que a originalidade da criação de 007 deve-se a Somerset Maughan, que também na função de escritor executou trabalhos para o Serviço Secreto de Sua Majestade Britânica. Novela, desenvolvida muitos anos antes, já descrevia agente capaz de ultrapassar os limites humanos e os da própria imaginação.


FELIPE DAIELLO – Autor de “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.

www.daiello.com.br

 

20
20