I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PLURALISMO JUDAICO

Judaísmo no Brasil avança através da tecnologia

Brit Braja Worldwide Jewish Outreach realiza I Congresso Internacional sobre Pluralismo Judaico

208_especial_2.1

A Brit Bracha Brasil, representante da Brit Braja Worldwide Jewish Outreach (EUA) realizou em Brasília/DF, entre os dias 5 a 8 de dezembro de 2013, o I Congresso Internacional sobre Pluralismo Judaico. Este evento contou com o apoio da B’nai B’rith de Kansas City/Missouri/EUA e recebeu comitivas vindas dos EUA, México e de diversas localidades do Brasil.

Entre os palestrantes do congresso estiveram: o Rabino Jacques Cukierkorn (foto) dos EUA, que falou sobre “A Identidade Judaica num mundo em mudança”. Nesta apresentação o rabino Cukierkorn falou de seus antepassados, grandes rabinos da Polônia e que utilizaram de processos revolucionários para sua época para divulgar o Judaísmo. Hoje, ele na sua posição de presidente da Brit Braja Worldwide Jewish Outreach (BBWJO), busca levar educação judaica e oportunidade de resgatar pessoas retornando-as ao povo judeu através da internet, por meio de tecnologias de EAD (educação à distância).

Um dos destaques da conferência foi o pré-lançamento de seu livro: “Gente de coragem: Histórias de resgate na Polônia durante o Holocausto”, um grande sucesso em inglês e que está nos estágios finais de sua tradução para o português. Este livro conta histórias das entrevistas feitas por ele com não judeus que arriscaram suas vidas durante o Holocausto, salvando judeus, que comoveram a todos os participantes.

Outro tema discorrido pelo rabino Jacques Cukierkorn foi “Brit Bracha: passado, presente e futuro”, onde falou sobre toda a história de sua organização, os desafios, lutas enfrentadas, dos projetos futuros e de como a BBWJO esta fazendo uma diferença nos países de língua portuguesa e espanhola.

Israel Rocha, líder da Brit Bracha da Cidade do México/México falou sobre o “Novo judeu num ambiente de discriminação”, onde tanto internamente (no povo) quanto externamente (junto a não judeus) as lutas que se enfrentam e da importância de manter claro quem somos e qual é o nosso propósito como judeus neste mundo.

Outro palestrante foi Hilton Katz (Brasil) que falou sobre “O judeu plural”, mostrando a todos os congressistas que ser judeu, seguir o Judaísmo sempre foi plural pois o povo judeu não tem uma cara específica, são brancos, pardos, negros, amarelos, espalhados por todos os continentes de nosso planeta, e com tradições e costumes próprios das regiões onde vivem.

208_especial_2.2

Henry Epsteim (EUA), na foto com o rabino Jacques, palestrou sobre a “Chevra Kadisha”, e de como são os ritos nos EUA, detalhando todo o processo de cuidado com o morto do povo judeu, de como se prepara o corpo para ser enterrado, o cuidado com a família, os costumes envolvidos para honrar ao integrante do povo judeu que deixou este mundo. Uma palestra que mexeu muito com todos, devido à profundidade do tema.

Charton Baggio (Brasil), presidente da Brit Bracha Brasil falou sobre “Judaísmo Acessível – Ética, Moral e Justiça Social” expondo a todos a importância que o povo judeu tem por levar esta mensagem, bem como o trabalho que a Brit Bracha tem feito no Brasil, levando esta mensagem de aceitação e respeito por todos os credos, que para ser judeu e seguir o Judaísmo não se necessita atacar os outros credos, mas sim saber o que somos como povo, fortalecendo nossa identidade judaica para poder entender as outras religiões.

208_especial_2.3

O Congresso também teve serviços religiosos de Shabat, onde se realizou os três serviços: Kabalat Shabat (o recebimento do Shabat), na sexta-feira a noite, o serviço religioso de Shacharit Shabat (onde se realizou o Bat-Mitzvá de Ziva bat Bruriah veGamliel (foto), que emocionou e alegrou a todos, e os serviços religiosos com a cerimônia de Havdalah.

O Congresso concluiu com um painel de debates onde todos os congressistas puderam fazer perguntas aos palestrantes: Rabino Jacques Cukierkorn, Israel Rocha,Hilton Katz e Charton Baggio, sobre diversos temas e esclarecerem dúvidas pessoais sobre diversos assuntos ligados com o Judaísmo e o povo judeu. O congresso teve a participação de judeus e não judeus que desejavam conhecer mais sobre Judaísmo, suas tradições, cultura e fé. Houve apresentação de músicas Judaicas apresentadas por membros da Brit Bracha Brasil, e no sábado a noite se realizaram dois casamentos judaicos.

Os dois maiores eventos do Congresso foram: o Beit Din para conversão, e a inauguração de um Sefer Torah. Na quinta-feira (5/12/13) se realizou o Beit Din onde 15 pessoas (homens, mulheres, crianças e adolescentes) ingressaram ao povo judeu concluindo um longo e rígido programa de estudos, provas, testes, e vivência como prática da vida judaica, algo que foi extremamente emocionante a todos por verem os depoimentos e a luta que cada um passou.

208_especial_2.4

O Sefer Torah da Comunidade Brit Bracha Brasil, foi escrito pelo sofer Israel Rocha, no México. Durante a cerimônia de dedicação várias pessoas tiveram a honra de escrever uma letra da Torah como finalização da mesma. Este evento alegrou a todos pois criar um Sefer Torah simboliza estabelecer esta organização que a partir de agora servira a comunidade judaica brasileira.

A Brit Bracha Brasil já esta planejando o seu segundo Congresso para o próximo ano. A Brit Bracha é uma organização de educação judaica a distância e realiza serviços religiosos de Shabat e grandes festas pela internet dando assim oportunidade as pessoas poderem assistir de qualquer parte do mundo – são dois serviços religiosos todos os sábados um em português (transmitido do Brasil) e outro em espanhol (transmitido do México) – www.britbracha.org .

20
20