ENTIDADES SE UNEM E COMEMORAM TU BISHVAT – O ANO NOVO DAS ÁRVORES

Tu Bishvat é a data mais representativa para o KKL em relação ao nosso povo, reforçando o respeito e a gratidão que temos com o meio ambiente”.

Mais de 250 crianças participaram de uma manhã ecológica na A Hebraica

A ligação do povo judeu com a ecologia vem dos tempos bíblicos e a comemoração de Tu Bishvat é milenar. Para marcar esta data, a Na’amat Pioneiras São Paulo em parceria com a Hebraica, a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein e o KKL, com apoio do Árvores Vivas se uniram para a comemorar o Ano Novo das Árvores.

A celebração aconteceu em dois dias distintos. No dia 17 de janeiro, mais de 250 crianças da Colônia de Férias da Escola de Esportes e do Hebraikeinu participaram de atividades promovidas pelo Árvores Vivas, uma empresa social que busca trazer a reconexão das pessoas com as árvores e a natureza nas cidades.

“As crianças puderam conhecer nosso acervo de elementos das árvores com madeiras, sementes e frutos de diversasespécies nativas do Brasil e do mundo. Elas também fizeram uma caminhada dereconhecimento ecológico pelo Clube, onde enfatizamos de onde vem as sementes e a importância das árvores, do oxigênio e da respiração”, destacou Juliana Gatti, Fundadora do Árvores Vivas.

“Este ano fizemos uma “customização” de Tu Bishvat. Nossas crianças finalizaram suas férias usufruindo deste dia ecológico dentro do nosso Clube, que é riquíssimo em vegetação, e conheceram mais sobre a influência do verde na cultura brasileira e na tradição milenar judaica”, destacou o diretor de A Hebraica, Gerson Herszkowicz.

A comemoração teve continuidade no Domingo, 19 de Janeiro, com a realização de uma cerimônia na Sinagoga da A Hebraica seguida do plantio de árvores.

“Tu Bishvat é a data mais representativa para o KKL em relação ao nosso povo, reforçando o respeito e a gratidão que temos com o meio ambiente. O povo judeu sempre se valeu da natureza e estamos passando isso de geração em geração”, destacou o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi.

“Há mais de 20 anos a Na’amat Pioneiras São Paulo comemora Tu Bishvat junto com a Hebraica e com o apoio do KKL. Este ano fizemos um evento diferenciado com foco nas crianças, aproveitando que a data caiu juntamente nas férias. Tivemos a oportunidade de reforçar o legado que queremos deixar para as próximas gerações, de respeito e valorização à natureza”, finalizou a presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Clarice Schucman Jozsef.

208_heb_1.1

Os presidentes da Na’amat, Hebraica e KKL, respectivamente Clarice S. Jozsef, Abramo Douek e Eduardo El Kobbi, plantam árvores no clube.

 

208_heb_1.2

Monitores do Árvores Vivas ministram atividades para as crianças.

 

208_heb_1.3

Crianças em plena atividade.

 

208_heb_1.4

 Eduardo El Kobbi, Myrian Mau Roth, Clarice Jozsef, Gerson Herszkowicz e Marcelo Schappô.

 

208_heb_1.5

Chaverot de Na’amat com equipes do KKl e da Hebraica de preparam para o plantio de árvores.

 

208_heb_1.6

Chaverot durante cerimônia na Sinagoga.

 

208_heb_1.7

Lucilla Glogowski, Marcelo Schappô, Eduardo El Kobbi e Clarice Jozsef.

 

208_heb_1.8

Myrian Roth e Clarice Jozsef recebem Anita Bengard e Sulamita Gorentzvaig, chaverot do Rio de Janeiro.

 

208_heb_1.9

Representantes do KKL, Hebraica, Na’amat SP e Árovres Vivas na comemoração.

 

208_heb_1.10

Alexandre Chut, Ana Rosa Rojtenberg, Eduardo El Kobbi, Marcelo Schappô e Gerson Herszkowicz.

 

208_heb_1.11

Mais de 250 crianças participam do evento.

 

208_heb_1.12

Ana Rosa Rojtenberg, Eduardo El Kobbi e Glorinha Cohen.

 

208_heb_1.13

Eduardo El Kobbi e Marcelo Schappô.

 

208_heb_1.14

Ana Rosa Rojtenberg, Marcel Hollender, Liane Zaidler e Tânia Tarandach.

 

20
20