EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como o ator Dan Stulbach, Luiz Cuschnir, Eva Zimerman, Sandra Libman, Mauricio Szporer, Jack Terpins, vereador Floriano Pesaro, dentre outros.


DAN STULBACH RECEBE LUIZ CUSCHNIR NO “ENCONTRO”
OS DESTAQUES FEMININOS DO TORNEIO MASTER DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS
MAURICIO SZPORER, DIRETOR DA CONIB, É ELEITO OUVIDOR GERAL DO TRE-BA
GRUPO DE NOVAS GERAÇÕES-BRASIL DO CJL INICIA SUAS ATIVIDADES DESTE ANO
EDGARD LEITE É NOVO DIRETOR DO CENTRO DE HISTÓRIA E CULTURA JUDAICA


DAN STULBACH RECEBE LUIZ CUSCHNIR NO “ENCONTRO”

209_FC_3.1

Substituindo a jornalista Fátima Bernardes, o ator global Dan Stulbach comandou um dos programas “Encontro”, no qual o convidado especial foi o psiquiatra e psicoterapeuta Luiz Cuschnir. A temática era “DR – Discutir a Relação”.

“Mostrei como as atitudes em relação ao “olhar” que se dá para esse momento do casal, fazem uma grande diferença. Primeiro o termo “discutir” já induz um clima de oposição, diferentemente de “conversar” a respeito do que está ocorrendo entre os dois. Uma discussão implica uma discordância que com facilidade leva a uma atitude competitiva. Afinal esse campo é o meu estudo nesses 40 anos como psicoterapeuta”, disse Luiz Cuschnir. E enfatizou: “A mulher pode falar muito mais do que escutar, assim perder a chance de conhecer o que se passa com o companheiro e aí poder mudar de atitude. Por um outro lado, apontei a característica comum a muitos homens que, sem a desenvoltura verbal feminina associada à dedicação ao assunto relacionamento, desistem de se colocar, emudecem, se resignando a algo que os incomoda sobremaneira”.

Aquele foi um dos melhores programas da série, marcado com uma enquete o tempo todo: a favor ou contra.


OS DESTAQUES FEMININOS DO TORNEIO MASTER DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS

209_FC_3.2

Eva Zimerman e Sandra Libman (foto) foram respectivamente vice e campeã do Torneio Master da Confederação Brasileira de Tênis realizado na Costa do Sauípe, Bahia. Outras tenistas paulistas também fizeram bonito: Lúcia Russu e Susana Mentone. Todas competiram com as 6 melhores tenistas do Brasil de 2013 e foram convidadas a representar o Brasil no Torneio Sul Americano de Punta del Este, no Uruguai, dias 16 a 22 de fevereiro.


MAURICIO SZPORER, DIRETOR DA CONIB, É ELEITO OUVIDOR GERAL DO TRE-BA

209_FC_3.3

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia elegeu em 6 de fevereiro, por aclamação, Mauricio Kertzman Szporer para o cargo de Ouvidor Geral. Szporer está no seu segundo biênio como juiz membro do TRE-BA. Ele é também diretor da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e ex-presidente da Sociedade Israelita da Bahia (SIB), entidade na qual ocupa hoje a vice-presidência institucional.

Szporer foi por duas vezes foi o advogado mais votado da Bahia em lista sêxtupla para o cargo de Desembargador. Também por duas vezes foi escolhido em lista tríplice pelo Tribunal de Justiça da Bahia para o cargo de juiz do TER. Pós-graduado pela Academie Université des Services, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper/IBMEC-SP), e pelo Rutenberg Institute, de Israel, Kertzman é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia.


GRUPO DE NOVAS GERAÇÕES-BRASIL DO CJL INICIA SUAS ATIVIDADES DESTE ANO

209_FC_3.4

No dia 28 de janeiro, o Programa de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano/Brasil abriu suas atividades de 2014, com um café da manhã com a psicóloga e única representante da comunidade judaica junto ao SEPPIR Sofia Débora Levy.

Na ocasião, Sofia falou sobre a temática do Holocausto e Discriminação, objeto de suas pesquisas e sobre o qual tem vários livros publicados. Também contou um pouco sobre sua atuação na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Governo Brasileiro.

O encontro teve lugar na residência do Sr. Jack Terpins – presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, e contou com a presença do vereador Floriano Pesaro, do secretário-geral e do diretor executivo do CJL, respectivamente, Saúl Gilvitch e Claudio Epelman.


EDGARD LEITE É NOVO DIRETOR DO CENTRO DE HISTÓRIA E CULTURA JUDAICA

209_FC_3.5

Membro da Academia Brasileira de Filosofia, o professor Edgard Leite (foto) é o novo diretor acadêmico do Centro de História e Cultura Judaica (CHCJ).

Para 2014, estão sendo planejados cursos como “Inquisição Revisitada II” e “Manuscritos do Mar Morto: Perspectivas”, reunindo estudiosos brasileiros que se dedicam aos estudos dos manuscritos de Qumran. Também estarão na programação seminários sobre aspectos da história judaica e diversas atividades culturais.

O CHJC tem como presidente Daniel Miguel Klabin, como vice-presidentes Sami Leopold Goldstein e Samuel Elis Azulay Benoliel, e, como diretor administrativo, David Gorodovits.

20
20