OS BONS EVENTOS DO CCJ

O expert Breno Lerner traz, dia 18 de março, no CineGastronomia, “Receitas dos Tempos de Cólera”, onde cozinheiros dos exércitos e donas de casa tiveram de reinventar a culinária e seus ingredientes para dar de comer às suas tropas e famílias, e a Cia Truks comanda, dia 22, o Teatro de Bonecos.


CINEGASTRONOMIA/COOKING HISTORY, COM BRENO LERNER – DIA 18 DE MARÇO, ÀS 19H

211_fique_4.1

Uma das lições que a humanidade já deveria ter aprendido em tempos pré bíblicos e até hoje não o fez é de que numa guerra não só não há um lado vencedor como, pior, há diversos perdedores. Perdem os lados combatentes, perdem os civis injustamente envolvidos, perde o patrimônio cultural da humanidade que é profanado e destruído, perde a natureza que é brutalmente conspurcada mas, acima de tudo, perde a dignidade humana que é esquecida e desrespeitada. Nosso CineGastronomia deste mês viola nossa sagrada regra de diversão e entretenimento e nos traz o premiado documentário Cooking History, cuja chamada diz tudo: 6 WARS – 11 RECIPES – 60.361.024 DEAD. Uma viagem pelas cozinhas, cantinas e acampamentos de 6 guerras do séc XX resultou na descrição destas 11 receitas e na constatação de mais de 60 milhões de mortos.

Com um cruel e cínico viés humorístico – como extremamente cruel e cínica é a guerra – , porém extremamente realista, cozinheiros, camponeses, taifeiros e outros trabalhadores das cozinhas de batalha descrevem, algumas vezes com orgulho, o que foi e como foi alimentar as tropas nestas 6 guerras. Napoleão já dizia que um exército marcha por seu estômago e o segredo das batalhas estava na logística de alimentação das tropas. Não por acaso, incentivou o desenvolvimento de alimentos enlatados e extratos de carne e vegetais. Ainda assim, foi derrotado (como depois foi Hitler) pelo inverno russo.

Não há vencedores numa guerra, todos são prejudicados. E um dos resultados imediatos é a falta de alimentos. Nós no CineGastronomia fazemos um modesto pleito contra as guerras trazendo “Receitas dos Tempos de Cólera”, onde cozinheiros dos exércitos e donas de casa tiveram de reinventar a culinária e seus ingredientes para dar de comer às suas tropas e famílias.

Serviço
Filme/ “Cooking History” (Exibição gratuita)
Direção/ Péter Kerekes
Data/ 18/03
Horário/ 19h00
Duração do filme/ 88 minutos
Local do filme/ Teatro
Capacidade do filme/ 296 lugares
Idade/ a partir de 16 anos

Oficina de Culinária

ATENÇÃO! NOVOS VALORES E OPÇÕES DE PACOTES PARA PAGAMENTOS.
Você deverá realizar sua inscrição com antecedência e efetuar o pagamento no dia do evento. Veja detalhes abaixo:

Horário/ após o término do filme
Local/ Auditório
Capacidade/ 60 pessoas
Idade/ a partir de 16 anos
Duração da oficina/ 90 minutos
Inscrições/ gastronomia@culturajudaica.org.br
Pagamento/ na data do evento (somente em dinheiro ou cartão de crédito e débito)
Valores individuais e pacotes/
1 aula: R$ 30,00 individual / R$ 50,00 casal


TEATRO DE BONECOS – ZÔO-ILÓGICO COM A CIA. TRUKS

211_fique_4.2

Para crianças e teens, dia 22 de março, às 16h.

Zôo-Ilógico traz para os palcos uma idéia aparentemente simples, mas de fundamental importância para as crianças: o estímulo ao processo criativo! A partir de simples objetos do cotidiano, desfilam pela cena mais de uma dezena de divertidas e inusitadas criaturas animadas. Tudo começa quando pai e filho resolvem fazer um piquenique no Zoológico.

Ao encontrarem as portas do parque fechadas, o pai não se intimidará em criar, com muita criatividade e um certo nonsense, o seu zoológico particular, um presente ao filho, em que bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. As nada comuns criaturas viverão situações cômicas ou poéticas. Estará criado o Zôo-ilógico, possível na imaginação de todos. E aberto, sempre!

Serviço
Data/ 22/03
Horário/ 16h00
Idade/ a partir de 12 anos
Local/ Teatro
Capacidade/ 296 pessoas
Duração/ 50 minutos
Contribua com 1kg de alimento não perecível a ser doado para uma instituição de caridade.
Retirada de até 2 ingressos por pessoa com 1 hora de antecedência


Centro da Cultura Judaica – Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré – São Paulo – Tel. (11) 3065-4333.

20
20