OS DEZ MANDAMENTOS – RABINO ARIEH RAICHMAN

RABINO_ARIEH


Conectar-se a D’us não se limita aos dias santos ou objetos sagrados. Pode-se conectar a D’us da forma mais simples – tendo uma missão em tudo que se faz.

Nós recebemos a Torá no Monte Sinai exatamente 3326 anos atrás. Naquele mesmo dia um povo se tornou a nação judaica com uma missão a cumprir . A missão é revelar a Divindade neste mundo. O método é através do cumprimento dos 613 mandamentos . 613 mandamentos é muito, mas a Torá os torna mais fácil para a pessoa completar . Em Bereshit Raba ensina que todas as letras utilizadas durante os dez mandamentos somam 620 (613 mandamentos + 7 Leis de Noé ). Portanto , os Dez Mandamentos fazem alusão aos 613 mandamentos .

No entanto, os 10 Mandamentos são tão simples que eles não parecem exclusivo para o povo judeu. Parece que todos aprendem ou os mantém. Onde está o santo dia do Yom Kipur , ou a obrigação de comer Matzá em Pessach, nos 10 Mandamentos?

D’us escolheu estes 10 mandamentos ( para conter o 613) especificamente por sua simplicidade, e pelo fato de que o mundo parece abraçá-las. Conectar-se a D’us não se limita aos dias santos ou objetos sagrados. Pode-se conectar a D’us da forma mais simples – tendo uma missão em tudo que se faz.

Se você ainda acha que 10 é muito. D’us tornou ainda mais fácil, pois nossos sábios dizem que todas as mitzvot podem ser organizados em uma. Se você acredita em D’us , então você vai alcançar tudo o que Ele quer. É realmente simples 613/10 = 1.

Shalom !

Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.


Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20