EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como Ricardo Berkiensztat, a primeira dama paulista Lú Alckmin, Alexandre Shvarsberg, Sara Wulkan, rabino Adrián Gottfried, Sofia Débora Levy, Carlos Cortez, o embaixador de Israel Rafael Eldad, dentre outros.


GOTTFRIED REPRESENTA JUDEUS NO COMITÊ DE RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA

FISESP PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DO AGASALHO 2014

SHLICH DA AGÊNCIA JUDAICA VISITA A NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

NOITE DE EMOÇÕES PARA ALEXANDRE SHVARSBERG NO CLUBE MONTE SINAI

LANÇAMENTO DE “HOLOCAUSTO:VIVÊNCIA E RETRANSMISSÃO” REÚNE CIGANOS E ALEMÃES

EMBAIXADOR DE ISRAEL FAZ VISITA OFICIAL AO RIO GRANDE DO NORTE

SAMBANDO NA “GAVIÕES DA FIEL”


GOTTFRIED REPRESENTA JUDEUS NO COMITÊ DE RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA

 211_FC_1.1

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República criou em 2013 um Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa. A iniciativa pretende promover o direito ao livre exercício das práticas religiosas e auxiliar na elaboração de políticas de afirmação da liberdade religiosa, do respeito à diversidade de culto e da opção de não ter religião.

O comitê tem 20 integrantes, sendo 15 deles representantes da sociedade civil com atuação na promoção da diversidade religiosa; o rabino Adrián Gottfried, líder religioso da Comunidade Shalom, em São Paulo, é o representante da comunidade judaica. Os outros cinco são representantes do governo. O mandato dos representantes do comitê terá duração de dois anos.

A primeira reunião ocorrerá em 18 e 19 de março, em Brasília.

Adrián Gottfried tem licenciatura e mestrado em Sociologia, pela Universidade Nacional de Buenos Aires, é rabino formado pelo Seminário Rabínico Latino-Americano, em Buenos Aires, e mestre em Estudos Judaicos, pelo Jewish Theological Seminary of America, Nova York.


FISESP PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DO AGASALHO 2014

211_FC_1.2.1

Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, participou do evento de lançamento da Campanha do Agasalho 2014, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), que reuniu empresários e parceiros da campanha no Palácio dos Bandeirantes.

“Esta é uma Campanha de dignidade e de amor ao próximo, que vai ajudar a fazer a transformação no Estado de São Paulo. Por este motivo, continuamos com o mesmo slogan – Roupa boa a gente doa”, destacou a presidente do FUSSESP, D. Lu Alckmin.


SHLICH DA AGÊNCIA JUDAICA VISITA A NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

211_FC_1.2.2

Revital Poleg (na foto com Sara Wulkan, presidente da Na’amat SP em exercício), shlich da Agência Judaica, esteve na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo, onde participou de um encontro com as chaverot. Revital, que tem uma extensa trajetória diplomática, deu detalhes sobre a missão e as principais atividades e programas da Agência Judaica, bem como dos desafios de ser uma enviada especial ao Brasil.


NOITE DE EMOÇÕES PARA ALEXANDRE SHVARSBERG NO CLUBE MONTE SINAI

211_FC_1.2

O mais novo Sócio Benemérito do Clube Monte Sinai, no Rio de Janeiro, Alexandre Shvarsberg (na foto com sua mãe, esposa e filhas) recebeu o título em uma cerimônia marcada por emoção e uma sensação de despedida. Ele e sua família estão indo morar em Israel, mas nada mais justo do que receber essa homenagem por tantos anos dedicado ao clube.


LANÇAMENTO DE “HOLOCAUSTO:VIVÊNCIA E RETRANSMISSÃO” REÚNE CIGANOS E ALEMÃES

211_FC_1.3

O livro “Holocausto: Vivência e Retransmissão”, de autoria da psicóloga e professora Sofia Débora Levy (na foto com Aleksander Laks) foi lançado no Rio de Janeiro com o apoio da Conib.

O livro propõe reflexões psicológicas e análises circunstanciadas das condições dos judeus e demais vítimas do regime nazista no Holocausto, enriquecidas com depoimentos de judeus sobreviventes. Aleksander Laks e Roza Rudnik, que estão entre os entrevistados, compareceram ao lançamento.

O evento contou, com a presença de lideranças ciganas no Rio de Janeiro, Mio e Jaqueline Vacite; deputado estadual Gerson Bergher; vereadora Teresa Bergher; desembargadora Denise Levy Tredler; professor Roberto Antunes, da Secretaria Municipal de Educação; Jacksohn Grossman, diretor do Departamento Jurídico da Fierj; os jornalistas Leila Sterenberg, Márcia Cherman Sasson e Jakob Zajdhaft; Hermann Glanz e Jayme Gudel, da B’nai B’rith– RJ; professores Ester Kosovski e Flora Strozenberg, dentre outros.

Sofia Levy é a representante da Conib no CNPIR- Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.


EMBAIXADOR DE ISRAEL FAZ VISITA OFICIAL AO RIO GRANDE DO NORTE

211_FC_1.4

O embaixador de Israel, Rafael Eldad (na foto com a esposa Batia e Carlos Cortez) foi recebido em Natal pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Eles abordaram os problemas do Estado com a seca, mobilidade urbana, infraestrutura. Eldad expôs a tecnologia agrícola israelense e colocou o Estado de Israel à disposição para ajudar. Foi também tratado um encontro em São Paulo de autoridades potiguares com a Câmara Brasil-Israel. “Precisamos organizar uma missão de Israel em terras potiguares”, propôs a governadora.

Estiveram presentes à reunião o chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado; o presidente do CIRN- Centro Israelita do Rio Grande do Norte, Carlos Cortez; a presidente emérita da entidade, Marlene Borges, e o diretor de Segurança, Jaime Halegua.

Em Natal, Eldad também se reuniu com os secretários de Estado da Saúde Pública, Comércio e Recursos Hídricos.



SAMBANDO NA “GAVIÕES DA FIEL”

211_FC_1.5

As amigas Tania Fortes e Daniella Cejkinski estão felizes da vida por terem realizado o sonho de participar do desfile de Carnaval pelo grupo especial. Corintianas, elas saíram pela Gaviões da Fiel, que neste ano homenageou o craque Ronaldo.

20
20