CUIDANDO DOS CUIDADORES NA CLÍNICA AGEE

20140407_144453

O trabalho de cuidar de um familiar acometido por um transtorno demenciante demanda muito esforço psicológico, o que invariavelmente gera estresse.


213_medicina_1.2

Com o aumento da longevidade várias situações novas surgem, entre elas a relação que se estabelece entre os familiares que são os cuidadores de pacientes que acabam demenciando e tendo outras doenças.

Por meio de nossos estudos desenvolvidos ao longo de pesquisas, constatou-se que os cuidadores ficam emocionalmente sobrecarregados ou esgotados, chegando muitas vezes a manifestar sinais de sintomas clínicos de depressão e transtorno de ansiedade. O trabalho de cuidar de um familiar acometido por um transtorno demenciante demanda muito esforço psicológico, o que invariavelmente gera estresse. Isto ocorre tanto pela constante atenção que o paciente requer, quanto pelo não reconhecimento desse esforço pelo próprio paciente.

213_medicina_1.3

Várias consequencias negativas em ser um cuidador familiar são documentadas, sendo as principais: depressão, ansiedades,distúrbios do sono e consequencias físicas do estresse cronico,entre outros sintomas psicossomaticos. Algumas características e reações emocionais comuns derivadas desse papel são:raiva,depressão, estresse,sobrecarga e abandono da vida pessoal.

As intervenções psicológicas em grupos têm se mostrado muito efetivas nesses casos, pois proporcionam a troca de informações e compartilhamento de emoções.

A psicoterapia pode ser um novo espaço no qual as pessoas readquiram desejos esquecidos e se percebam com um potencial criativo que pode e deve ser trabalhado.

213_medicina_1.4

Desenvolvemos este trabalho na Clínica Agee, que é um espaço para a recuperação psicogeriátrica do idoso e seus familiares, tendo como missão ser um espaço no qual diferentes trabalhos voltados à capacitação e melhora das perdas cognitivas e processos do envelhecer estejam ocorrendo.

O trabalho de psicoterapia ocorre sob os cuidados das psicólogas Dras. Dorli Kamkhagi, Ana Carolina Costa e Sandra Kusminski, e do psiquiatra, Dr. Orestes Vicente Forlenza.


Clínica Agee: Rua Dr. José Pereira de Queiróz, 57- Higienópolis – São Paulo

Fones: (11) 3661-0471 e 3661-2630.

20
20