VIVENDO COM A DOENÇA DE PARKINSON‏

213_medicina_3.1

A Doença de Parkinson faz com que o cérebro produza uma menor quantidade de uma substância química chamada dopamina. Isso afeta a maneira como o cérebro controla os movimentos do corpo.


O drama do ator Paulo José que enfrenta a Doença de Parkinson tem chamado a atenção e está sendo compartilhado por seu personagem na trama global do autor Manoel Carlos, Em Família.O que poucos sabem é que o ator e diretor de 76 anos convive com a doença há 20 anos.

Outra celebridade portadora da Doença de Parkinson é o ator .Michael J. Fox (foto), afamado por filmes como “De Volta para o Futuro” e séries como “Spin City” e “The Goodwife”.

Michael recebeu o diagnóstico da doença em 1991 e a progressão gradual da condição de Fox foram bem documentados , embora não tenham sido excessivamente divulgado. Há muito que os colunistas de fofocas de Hollywood sinalizaram para o fato de que Fox estava mostrando sintomas iniciais da doença já em 1990, durante as filmagens de Doc Hollywood. Mais tarde, foi relatado que por causa do mal de Parkinson , ele estaria deixando Spin City.

Desde o ano 2000 ele voltou seus esforços para criar a Fundação Michael J. Fox , “dedicada a encontrar uma cura para a doença de Parkinson através de uma agenda de pesquisas financiada de forma agressiva e para assegurar o desenvolvimento de melhores terapias para aqueles que vivem com Parkinson nos dias de hoje.”

Mesmo com a doença, ele é escreveu três livros, fez aparições em séries de sucesso como Curb Your Enthusiasm , Boston Legal, The Goodwife e Scrubs , e tem sido politicamente ativo.


DOENÇA DE PARKINSON: INFORMAÇÕES GERAIS

O que é a Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson faz com que o cérebro produza uma menor quantidade de uma substância química chamada dopamina. Isso afeta a maneira como o cérebro controla os movimentos do corpo.

Quem pode ter a Doença de Parkinson?

A doença de Parkinson é mais comum em pessoas mais velhas. Algumas pessoas com menos de 40 anos podem desenvolver a doença, especialmente se existem pessoas com a mesma condição na família. A doença não é transmissível de outras pessoas.

Como saber se uma pessoa tem a doença de Parkinson?

O paciente com Doença de Parkinson pode desenvolver e ter tremores (agitação) nas mãos e também ter rigidez no corpo. Pode ser difícil de se mover rapidamente ou caminhar. Estes sintomas podem ser piores em um dos lados do seu corpo. Com a passagem do tempo, podem ocorrer quedas com mais facilidade.

Uma pessoa com a doença de Parkinson pode ter caligrafia difícil de ler e menor do que o habitual; pode ser difícil se virar na cama, abrir tampas de frascos, e levantar-se de uma cadeira. Pode ter também problemas de deglutição, usar o toilete, e problemas do sono.

Como o médico irá fazer o diagnóstico?

Não há nenhum exame que possa afirmar com certeza se um paciente tem a doença. O médico irá fazer perguntas, fazer um exame físico, e observar como o paciente caminha e faz tarefas simples. O médico poderá prescrever medicamentos para avaliar se há uma resposta de melhora ou realizar exames de imagem no cérebro para descartar outros problemas. Pode ser necessária a opinião de um especialista.

Como a Doença de Parkinson é tratada?

Não há cura para a doença de Parkinson e nenhum tratamento para impedir sua progressão de maneira significativa até o momento. Mas existem tratamentos que podem ajudar com os sintomas.

O médico poderá prescrever medicamentos que substituam ou ajam como a dopamina no cérebro. Pode ser necessário usar mais de um medicamento.

Raramente poderá ser necessário tratamento cirúrgico. O médico poderá também aconselhar sobre como ficar mais ativo e confortável.

Fonte: Am Fam Physician. 2006 Dec 15;74(12):2055-2056.


Veja também

Chutar ou chorar durante o sono aumenta risco de demência, diz estudo
Novo medicamento para doença de Parkinson
Brasil: Estudo dos Distúrbios de Voz e Fala Desenvolvido pela Unifesp Auxilia na Doença de Parkinson
Risco de Parkinson é Maior entre Homens
Usuários de café estão sob mais baixo risco de doença de Parkinson


Fonte: www.boasaude.com.br

20
20