CONTROLE CEREBRAL – RABBI YAAKOV LIEDER

2014_hr_1.2

Um dos erros mais comuns que cometemos como seres humanos é presumirmos que nossos pensamentos e nós mesmos são uma coisa só; que somos aquilo que pensamos. Cada sentimento que temos é primeiro criado por nossos pensamentos.


Nosso estômago, de certa forma, é mais inteligente que nosso cérebro.

Se alimentarmos o estômago com comida estragada ele não a digerirá, mas a mandará de volta pelo mesmo caminho, não permitindo que entre em nossa corrente sangüínea.

O cérebro, no entanto, não é tão inteligente; aceitará e processará todo e qualquer pensamento que ali entrar, não importa se é bom ou mau para nós.

Sendo assim, precisamos empregar algumas técnicas conscientes para nos ajudar a diferenciar entre pensamentos que são bons e benéficos à nossa saúde mental e espiritual, e aqueles que são venenosos e destrutivos.

Um dos erros mais comuns que cometemos como seres humanos é presumirmos que nossos pensamentos e nós mesmos são uma coisa só; que somos aquilo que pensamos. Cada sentimento que temos é primeiro criado por nossos pensamentos.

“Na verdade, porém, os pensamentos são apenas as “roupas” da nossa mente, que podemos vestir ou descartar a qualquer hora”.

Toda sensação que temos é criada primeiro pelos nossos pensamentos.

Alguns desses pensamentos estão bem escondidos em nosso subconsciente. Alguns estão lá desde a infância.

Às vezes vamos a um determinado lugar ou encontramos uma certa pessoa e sensações de ódio ou amor, felicidade ou tristeza são desencadeados dos nossos pensamentos subconsciente sem que saibamos os motivos para isso.

Em algumas situações mais complexas, o aconselhamento pode ser necessário para nos permitir desenterrar aquele pensamento oculto, identificá-lo e nos livrarmos dele.

Na maioria dos casos, porém, um simples exercício consciente pode nos ajudar a distinguir entre pensamentos que nos ajudam e aqueles que nos prejudicam.

Quando um pensamento entra em sua mente, antes de “engolir” e começar a “digeri-lo”, deixe-o ali e examine-o por um instante.

2014_hr_1.1

Pergunte a si mesmo:

* O que este pensamento está tentando me transmitir?

* Ele encerra uma mensagem positiva ou uma negativa?

* É uma idéia para me encorajar ou desanimar?

* Como este pensamento me faz sentir – feliz ou triste?

* Satisfeito ou invejoso?

* Amoroso ou com ódio?

* Compassivo ou furioso?

Quando um pensamento entrar na sua mente, pense. Está na hora de tomar uma decisão consciente:

“Eu quero processar e desenvolver esta mensagem, ou devo simplesmente rejeitá-la, deletando-a?”

Pratique regularmente estas etapas, e seu cérebro terminará ficando tão inteligente quanto seu estômago, atirando fora qualquer pensamento prejudicial.


RABI YAACOV LIEDER tem atuado como professor, diretor e outros cargos educacionais há mais de 30 anos em Israel, nos Estados Unidos e em Sidney, Austrália. É fundador e diretor do Centro de Apoio que ajuda famílias com problemas de relacionamentos e criação de filhos.

Fonte: www.pt.chabad.org

20
20