FHC RECEBE EM ISRAEL O TÍTULO DE “DOCTOR PHILOSOPHAE HONORIS CAUSA”

floriano_fhc_baixa

“Sou um velho amigo de Israel e todos brasileiros devem muito ao país: ele foi um dos exemplos de democracia nos quais nos baseamos para estabilizar a economia brasileira”, disse FHC.

O vereador paulistano Floriano Pesaro foi o único político da nossa comunidade a participar do evento, ao lado de outras lideranças como Mário Adler, Claudio Lottenberg e Jayme Blay.

Em cerimônia realizada em Israel no último dia 15 de maio, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu o título “Doctor Philosophae Honoris Causa” da Universidade de Tel Aviv como reconhecimento pelo seu “comprometimento em defender os valores democráticos” e pelas “contribuições para a sociologia e para as ciências políticas, em especial seu trabalho nos desafios para o desenvolvimento da América Latina”. Ele foi o primeiro estadista sul americano a receber este título. Entre os ganhadores da honraria, concedida anualmente, estão o Nobel da Paz Elie Wiesel, a chanceler alemã Angela Merkel, o professor Alan Dershowitz, o filósofo Alain Finkielkraut, o escritor Yoram Kaniuk e o cantor Yehoram Gaon.

FHC dividiu o palco com outros seis homenageados de diferentes países e foi o principal orador da noite. “Sou um velho amigo de Israel e todos brasileiros devem muito ao país: ele foi um dos exemplos de democracia nos quais nos baseamos para estabilizar a economia brasileira”, declarou. Também elogiou a contribuição da comunidade judaica ao Brasil, ressaltando a participação de judeus no processo de reconstrução da democracia brasileira.

image001

Fernando Henrique viajou a Israel a convite da Sociedade Brasileira dos Amigos da Universidade de Tel Aviv (TAU). O presidente da instituição, Mario Adler, participou do evento, assim como Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria (Cambici) e o vereador paulistano Floriano Pesaro, único político da nossa comunidade a estar presente e que foi o assessor parlamentar do FHC no seu primeiro mandato junto à Câmara Federal, em Brasília.

Encerrando a visita a Israel, Fernando Henrique se encontrou com o presidente israelense Shimon Peres, na casa presidencial, em Jerusalém.

20
20