A VERDADEIRA PERSPECTIVA – RABINO NISSIM KATRI

RABINO NISSIM KATRI

O preceito é amar qualquer pessoa, não apenas um amigo do peito. A Torá requer que a pessoa trabalhe consigo mesma em desenvolver sentimentos positivos até para com aquele que ele tem ressentimentos.


Qual é a verdadeira perspectiva da Torá?

O Maguid de Jerusalém, Rabi Bentsion Yadler uma vez contou para Rabi Yehoshua Leib Diskin sobre uma sociedade secreta, na qual cada membro deveria vir em ajuda de qualquer membro do grupo em tempos de necessidade. Ele perguntou a Rabi Yehoshua Leib o que ele achava sobre tal grupo.

“Que diferença faz minha opinião sobre isto?” Rabi Yehoshua Leib perguntou.

“Eu penso que esta sociedade é uma ideia excelente,” disse Rabi Bentsion. “Com ela, seus membros cumprem o preceito de Amar ao próximo como a ti mesmo.”

Rabi Yehoshua Leib ficou visivelmente decepcionado. “Você chama isto Amar ao próximo?” Ele disse: “Isto é apenas auto-amor. O preceito é amar qualquer pessoa, não apenas um amigo do peito. A Torá requer que a pessoa trabalhe consigo mesma em desenvolver sentimentos positivos até para com aquele que ele tem ressentimentos. Este grupo advoga faça para mim que eu farei por você. Isto é a antítese da Torá, e é não aconselhável participar deste grupo.”

Como nós devemos ser cuidadosos! Aquilo que podemos pensar ser uma boa ação pode ser exatamente o oposto.

Shalom.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20