1º CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO APLICADO AO SUS

No final de maio, aconteceu em São Paulo o 1º Congresso Brasileiro de Autismo aplicado ao Sistema Único de Saúde – SUS, promovido pela ONG Autismo & Realidade, com o apoio da secretaria do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal.

Representantes dos governos Estadual e Federal dos direitos da pessoa com deficiência, especialistas no transtorno do espectro autista e membros do Ipq – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas marcaram presença, entre eles: Linamara Rizzo Battistella, Vera Mendes, Marianne Pinotti, Carlos Gadia, Rosane Lowenthal e Eurípedes Constantino Miguel.

O Congresso teve como principal objetivo buscar soluções e sanar as dificuldades na padronização do diagnóstico de autismo. Entre os temas, foram debatidos as dificuldades de diagnóstico, a falta de um estudo de prevalência do tratamento, o tratamento de comorbidades associadas, a intervenção comportamental e os novos casos do espectro autista.

A ONG Autismo & Realidade – Associação de Estudos e Apoio, tem se dedicado à causa do autismo desde 2010 e realizado iniciativas no campo da conscientização e na capacitação de recursos humanos e apoio a projetos/eventos científicos, em diversas regiões do Brasil. Por ter como um de seus objetivos estimular, apoiar e divulgar estudos científicos, cujos resultados possam beneficiar as pessoas com autismo, vem de encontro a seu interesse em coordenar um evento científico sobre autismo, principalmente com foco no SUS.

“Nossos objetivos com o Congresso foram: viabilizar e facilitar o conhecimento na área do autismo e proporcionar o intercâmbio científico entre pesquisadores, clínicos, pais e gestores das áreas da saúde, visando elaborar propostas aplicáveis ao SUS”, disse Hermelindo Ruete de Oliveira, presidente da ONG Autismo & Realidade.

Fotos: Kátia Gardin

219_medicina_3.1

Rosane Lowenthal

 

219_medicina_3.2

Paula Balducci e Eurípides Constantino Miguel

 

219_medicina_3.3

 Maria Furia Silva

 

219_medicina_3.4

Joana Portolese

 

219_medicina_3.5

Dr. Rudimar Santos Riesgo e Carlos Gadia

 

219_medicina_3.6

 Hermelindo Ruete de Oliveira e Paula Balducci

 

20
20