RESILIÊNCIA: A CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO ESTÁ EM TODOS NÓS – POR CLARA NIGRI

Clara Nigri

Viver situações difíceis faz parte de quem está neste mundo e crescer implica resolver situações de conflito e de crise durante a existência.


Capacidade de superação frente às adversidades da vida faz parte do ser humano desde a existência da civilização. Culturas de extrema pobreza e miséria, em todos os lugares e tempos, fizeram história na luta pela sobrevivência, tornando-se resilientes.

Na área da saúde mental, em seus primeiros estudos, a resiliência, era definida como a capacidade latente, individual, de se curar diante das vicissitudes próprias do viver. Tornando, inclusive, o indivíduo mais íntegro e fortalecido ao sobrepor-se à adversidade.

Inúmeras pesquisas mostraram em populações consideradas de alto risco que previsões catastróficas não se concretizaram, apontando aí a resiliência como parte de um olhar positivo sobre a vida. O que deu origem a estudos mais profundos sobre a resiliência.

Estudos procuraram analisar o por quê de algumas pessoas sucumbirem frente às adversidades enquanto outras não só resistirem como saírem fortalecidas e beneficiadas com a situação de stress. Buscou-se no estudo das características individuais, familiares, sociais, culturais, étnicas, espirituais, pessoas que conseguiram se sobrepor ao infortúnio na tentativa de se traçar um perfil resiliente ou personalidade resiliente. Na década seguinte a resiliência não era mais confundida com traço de personalidade, mas entendida com uma construção de múltiplos fatores a nível sistêmico.

O amor à vida, sentimento de esperança, distanciamento do agente causador, não se vitimizar, otimismo, valorização da realidade, entender o desequilíbrio como possibilidade de crescimento e fortalecimento são algumas competências individuais que tornam o indivíduo, um grupo, uma comunidade ou um povo resiliente.

Concluindo, viver situações difíceis faz parte de quem está neste mundo e crescer implica resolver situações de conflito e de crise durante a existência.


CLARA NIGRI – Psicóloga, psicoterapeuta, coordenadora de cursos e diretora do Instituto Qualidade de Vida. Palestrante e consultora em gestão da saúde corporativa, diretora da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – Regional São Paulo.

clara@iqv.com.brwww.iqv.com.br

20
20