SÃO PEDRO SPA MÉDICO APOSTA NO TREINAMENTO FUNCIONAL

TADEU

Treino personalizado visa qualidade de vida

Um dos termos mais em voga no mundo fitness no momento é o treinamento funcional, que a maioria das pessoas já sabe do que se trata. Mas o que muita gente ainda não sabe é que esse tipo de treino personalizado traz benefícios muito mais globalizados para a vida de qualquer praticante do que os treinamentos convencionais.

“O treinamento funcional consiste em exercícios criados para trabalhar todas as funções do corpo, chamados de exercícios em cadeia ou de corpo todo, podendo trabalhar várias funções ao mesmo tempo, como equilíbrio, potência, força, etc., ou seja, são exercícios que integram seu dia a dia. No treinamento funcional, você trabalha todo o seu corpo por completo, movimentando o tempo todo todas essas funções”, explica Tadeu Ribeiro (foto), coordenador da equipe de personal trainers do São Pedro Spa Médico.

Basicamente, qualquer pessoa que tenha liberação médica – como em qualquer modalidade esportiva – pode praticar o treinamento funcional. Os treinos são personalizados, respeitando a capacidade e os limites do corpo de cada um. Assim, é a maneira mais indicada para uma pessoa sedentária ou mesmo obesa iniciar a prática de exercícios físicos. “No treinamento funcional parte-se do princípio de trabalhar inicialmente com o peso do próprio corpo, trabalhando em ângulos e posições diferentes. Também pode ser utilizada uma grande gama de materiais de suporte, como cordas, bolas de equilíbrio, medicine, elásticos, trampolim, fita de suspensão, etc. O resultado é um ganho enorme de qualidade de vida, melhoramento do equilíbrio, força, estabilidade, agilidade, potência, melhora da postura e maior disposição”, comenta Tadeu.

Os resultados já podem ser sentidos logo no primeiro mês de treinamento, já que este tem maior adaptação e resposta muitas vezes mais rápida do que a própria musculação, por mesclar exercícios musculares e aeróbicos juntos. “Alguns dizem ser o futuro da musculação, mas tudo depende do objetivo da pessoa, pois como o próprio nome diz, você está à procura de melhorar suas funções e, nesse quesito, você acaba ganhando sempre. O importante é procurar um profissional capacitado, respeitar os limites do seu corpo e procurar manter hábitos e alimentação mais saudáveis”.

A queima de calorias também merece destaque nesta modalidade. “O gasto calórico depende muito da intensidade da aula, da idade, sexo, etc., mas nas aulas onde é exigida uma potência maior, pode-se variar de 340 até 540 kcal em 30/40 minutos de aula”, explica o personal trainer. Apesar do treinamento funcional possibilitar a prática por grupos de três ou quatro pessoas simultaneamente, o treino é muito personalizado, respeitando os limites de cada um. ”Nessa modalidade você não trabalha com exercícios localizados; são exercícios com padrões de movimentos que se relacionam com os do cotidiano, como por exemplo: arremessar, puxar, empurrar, etc., o que torna a prática muito mais dinâmica em relação a um treino normal de musculação, por exemplo. As séries de exercícios também são muito diversificadas, possibilitando uma variação muito maior do que os treinos tradicionais.Tudo depende da criatividade do profissional”, finaliza Tadeu.


São Pedro Spa Médico

Av. São Paulo, 3333 – Sorocaba – SP

Tel: (15) 4009 3333

informações@spasaopedro.com.br

www.spasaopedro.com.br

20
20