18º FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO DE SÃO PAULO

201_Fique_3.1

Supermensch documenta a carreira de Shep Gordon, agente de grandes músicos e atores americanos

Entre os dias 5 e 10 de agosto, serão exibidas, em cinco salas de São Paulo, mais de 30 obras de ficção e documentários ligados ao universo judaico

Documentários brasileiros “Sobrevivi ao Holocausto”, “A História do Homem Henry Sobel” e “Outro Sertão” são pontos altos da programação

Organizado pela Hebraica São Paulo e integrante do calendário cultural da cidade, o Festival de Cinema Judaico de São Paulo – FCJSP, pioneiro do gênero na América Latina, completa 18 anos em 2014. Nesta edição, que será realizada entre os dias 5 e 10 de agosto, ganham destaque produções cinematográficas de países como Israel, França, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Polônia, Bélgica, República Tcheca e Macedônia. Também será atração a mostra especial “Com um Toque de Música” , que reúne sete filmes cuja música – elemento cultural forte entre o povo judeu – e seus principais ícones, entre eles o agente musical dos maiores nomes da música da década de 1960, Shep Gordon, são a temática central. Outro destaque vai para o recém-restaurado clássico do cinema judaico de 1938, “Mamele”.

Com mais de 30 filmes, o Festival de Cinema Judaico de São Paulo terá sua programação exibida em cinco salas paulistanas – duas na Hebraica (Teatros Arthur Rubinstein e Anne Frank), Cinemark Pátio Higienópolis, CineSesc e Centro da Cultura Judaica.

201_fique_3.2

Entre as obras de ficção, destacam-se filmes sobre diversos temas e períodos históricos, entre eles Amigos da França ( Les Interdits, 2013) sobre dois jovens que ajudam os judeus a saírem da União Soviética durante a Guerra Fria, período em que os judeus sofriam perseguição e não tinham o direito de sair do país;

                201_fique_3.3   201_fique_3.4

O Cardeal Judeu (Le Métis de dieu, 2012), baseado na história real de Jean-Marie Lustiger, judeu que se converteu ao catolicismo, ingressou ao sacerdócio, chegou a ser nomeado Arcebispo de Paris, se tornou confidente do Papa João Paulo II e mesmo assim manteve sua identidade judaica e Adeus, Bagdá (Farewell Baghdad, 2014), baseado no best seller do escritor israelense Eli Amir sobre uma parte da história pouco retratada: a comunidade judaica iraquiana, considerada a mais antiga do mundo, em seus últimos anos, quando foi expulsa de Bagdá e reassentada em Israel na década de 1950.

Consequências (Aftermath, 2013), é baseado na história real de um massacre e gerou grandes controvérsias na Polônia. Recebeu prêmios de público e de crítica em festivais de todo o mundo. Tudo Acontece em Nova York (Swim Little Fish, Swim, 2013), contará com a presença dos diretores franceses Ruben Amar e Lola Bessis em suas duas sessões. O filme mostra a história de um casal – ela enfermeira, ele um músico judeu – que mora com sua filha de três anos em Nova York. Um dia, a jovem artista francesa Lilas vai morar no apartamento da família e o frágil equilíbrio do lar é perturbado ainda mais.

Mostra especial “Com um Toque de Música”

201_fique_3.5

Considerado um forte elemento na história e cultura do povo judeu, a música aparece em variadas formas na mostra especial desta edição do FCJSP. Um dos principais ícones da música na última década, a judia Amy Winehouse aparece no documentário inédito no Brasil, Amy Winehouse, o dia que ela veio a Dingle (Amy Winehouse, the day she came to Dingle,2012), onde fala sobre sua música e influência após apresentação em uma aclamada série de TV da música irlandesa rodada na cidade de Dingle. Um dos mais conhecidos filmes do cinema iídiche, Mamele (1938), que conta com a atriz Molly Picon, na época conhecida como “a rainha do musical iídiche”, foi recentemente restaurado pelo The National Center for Jewish Film e será exibido somente uma vez na programação do Festival no domingo, dia 10.

O documentário Supermensch: a lenda de Shep Gordon (Supermensch: the legend of Shep Gordon, 2014) marca a estreia de Mike Myers como diretor ao documentar a carreira de Shep Gordon, agente de grandes músicos e atores americanos, entre eles Pink Floyd, Alice Cooper e Blondie.

Documentários

201_fique_3.6

Onze documentários serão exibidos ao longo da programação do FCJSP, e as produções brasileiras se destacam entre a programação.

Sobrevivi ao Holocausto (2014) é o primeiro filme do mundo a mostrar a história de um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, Julio Gartner, nos locais onde ele passou a guerra em 15 cidades da Europa.

A História do Homem Henry Sobel (2014), traz a trajetória de um dos mais expressivos líderes da comunidade judaica brasileira, desde sua chegada ao Brasil até os dias atuais. Outro Sertão (2013) resgata a história de Guimarães Rosa na Alemanha nazista, quando foi vice-cônsul em Hamburgo, entre 1938 e 1942 e ajudou muitos judeus a fugirem para o Brasil.

Entre os documentários estrangeiros, destacam-se Em nenhum lugar da Terra (No place on Earth, 2012), sobre a história de cinco famílias judias que em 1942, na Ucrânia, se refugiaram em uma caverna para escapar dos nazistas. Eles sobreviveram no subsolo por mais de um ano e meio e tal história é considerada a mais longa sobrevivência subterrânea na história humana. A produção húngara Regina (2013) conta com locução de Rachel Weisz e mostra a história da primeira rabina mulher no mundo, Regina Jonas, que durante a era nazista trouxe encorajamento aos judeus alemães perseguidos. Um viajante (Un Voyageur, 2013), filme de Marcel Ophuls lançado 18 anos após seu filme anterior, mostra as memórias do diretor de “The Sorrow and the Pity” e de outros granes nomes do cinema, tais como Woody Allen, Stanley Kubrick, François Trunffant, entre outros. Vida como um rumor (Life as a rumor, 2013) é a autobiografia de Assi Dayan, um dos mais renomados cineastas israelenses, morto em maio de 2014, e filho do renomado general israelense Moshe Dayan. O cineasta acompanhou todas as encruzilhadas políticas e culturais de Israel e mostra sua perspectiva pessoal de quem acompanhou os bastidores da história de um país. O israelense Sentenças da Vida (Life Sentences, 2013) foi eleito o melhor documentário do Festival de Jerusalém 2013 e conta a história de um casal cujo um homem árabe, casado com uma mulher judia, está por trás de dezenas de ataques terroristas que abalaram o Estado de Israel em 1960. Ao ser pego, a esposa judia e os filhos ficam marcados como “os membros da família de um terrorista árabe”, fogem do país e tentam reestabelecer suas vidas em Montreal, no Canadá.

Programação completa do 18º Festival de Cinema Judaico de São Paulo, com salas, horários de exibição e sinopses pode ser conferida no site www.fcjsp.com.br

Serviço:

18º Festival de Cinema Judaico de São Paulo

Data: 5 a 10 de agosto

Salas gratuitas: Teatro Anne Frank (Hebraica) e Centro da Cultura Judaica

Demais: Teatro Arthur Rubinstein (Hebraica) , CineSesc e Cinemark Higienópolis: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

 

www.fcjsp.com.br

20
20