MIDRASH CENTRO CULTURAL – EVENTOS IMPERDÍVEIS‏

Como a abertura da exposição de Sandra Felzen, o Centenário de Mário Schenberg com Jorge Mautner e “O Chefe da Casa”com Totia Meirelles abrindo o Ciclo Literário.


ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “MULHERES BÍBLICAS” DE SANDRA FELZEN
CENTENÁRIO MÁRIO SCHENBERG – COM JORGE MAUTNER E CONVIDADOS
RECORTE DA DRAMATURGIA ISRAELENSE CONTEMPORÂNEA – O CHEFE DA CASA


ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “MULHERES BÍBLICAS” DE SANDRA FELZEN

222_fique_4.1

A exposição de Sandra Felzen será aberta dia 19 de agosto e constará de 13 gravuras digitais com texto do rabino Nilton Bonder, sobre várias personalidades femininas da Bíblia, entre elas: Eva, Sara, Tamar, Miriam, Ruth e Shulamit. A artista plástica falará de seu processo criativo no qual buscou expressar a força das personalidades dessas mulheres bíblicas. A mostra é resultado da releitura de seu trabalho iniciado em Nova York, nos anos 80. Para esta exposição, Sandra reapropria-se desse clima estimulante para criar suas novas personagens. Além das Evas do passado, a artista, no presente, se debruça nas estórias instigantes das mulheres bíblicas. Sara, Agar, Tamar, Ruth e Ester, entre outras, são retratadas a partir de um olhar contemporâneo sobre o feminino. São cenas retiradas do cotidiano da artista e transformadas pela sua poética.

Sobre a artista: Sandra Felzen é formada em Química e Mestre em Ciências Ambientais. Iniciou seus estudos em artes plásticas durante os anos 80 em Nova York. Realizou várias exposições individuais no Brasil e no exterior, entre elas: “Brasil é Nome de Árvore” no BACI, Washington, DC; “Estações” no Museu Nacional de Belas Artes; “O Olhar do Outro” no Centro Cultural Correios; “Vereda” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e “terra” no Centro Cultural Cândido Mendes. Participou de várias coletivas como a 5a Bienal de Florença; “Variations” na Gwenda Jay Gallery de Chicago e “America 500” no Centro Recoleta de Buenos Aires.


CENTENÁRIO MÁRIO SCHENBERG – COM JORGE MAUTNER E CONVIDADOS

 222_fique_4.2
Dia 20 de agosto, às 20h30, gratuito

Mario Schenberg viveu uma vida intensa, de atuação marcante nas décadas de grande efervescência cultural no Brasil dos anos trinta aos anos setenta, atuando diretamente na ciência, formação de cientistas e instituições, na política, na promoção e interpretação das artes e de artistas. Professor Catedrático da Universidade de São Paulo, desde 1944, estabeleceu a prática da física teórica e matemática no Brasil.

Mario faleceu no dia 10 de novembro de 1990, não sem antes deixar uma herança de peso para a ciência no Brasil. Foi pioneiro nos estudos de física teórica e seus estudos sobre Astrofísica são publicados em livros didáticos; existem laboratórios e prédios batizados com seu nome; na década de 90 foi realizada a exposição “O Mundo de Mario Schenberg” sobre sua vida e suas atividades. Suas idéias provam-se muito à frente do seu tempo, quando defendia o fim da era tecnicista e a hora da aproximação do homem com a natureza.


RECORTE DA DRAMATURGIA ISRAELENSE CONTEMPORÂNEA – O CHEFE DA CASA

 222_fique_3.5

Dias 27 de agosto, 3, 10 e 17 de setembro, às 20h30, com Totia Meirelles e atores convidados, e curadoria de Natasha Corbelino e Léo Wainer, abrindo o Ciclo Literário

O projeto consiste na apresentação de um ciclo de leituras dramatizadas de textos de autores israelenses contemporâneos, em um panorama que abre espaços para reflexões e discussões sobre acontecimentos e características singulares e complexas da sociedade israelense, retratadas por artistas deste país. O contato com os textos teatrais de autores israelenses contemporâneos vai permitir que o público amplie seu conhecimento sobre a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa de Israel.

O CHEFE DA CASA – De Shmuel Hasfari
Direção de Léo Wainer
Tradução de Clara Carvalho


 MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon – Rio de Janeiro – RJ
55 (21) 2239-1800

20
20