O QUE TRANSMITIREMOS PARA A POSTERIDADE ? – RABINO KALMAN PACKOUZ

Rabino Kalman Pa

A menos que os pais transfiram “5 Capitais” – Financeiro, Social, Humano, Intelectual e Espiritual – aos seus filhos, 70% de sua riqueza se dissipará dentro de duas gerações e 90% desaparecerá em 3 gerações!


Existe uma única garantia na vida – que um dia iremos morrer. (Embora pareça extremamente definitivo, não se preocupe: nossa Torá nos ensina que existe um Mundo Vindouro, uma vida após a vida). Quando nosso tempo neste mundo se completar, o que gostaríamos de deixar para os nossos filhos?

A maioria das pessoas pensa sobre transferência de capitais – seus bens e riquezas. Entretanto, meu amigo Marc Sheridan compartilhou comigo um estudo que diz que a menos que os pais transfiram “5 Capitais” – Financeiro, Social, Humano, Intelectual e Espiritual – aos seus filhos, 70% de sua riqueza se dissipará dentro de duas gerações e 90% desaparecerá em 3 gerações!

Capital Social – filantropia e liderança comunitária. Capital Humano – Seguir alguma carreira ou profissão que envolva ajudar os demais. Capital Intelectual – conseguir a melhor educação possível, trabalhar duro e procurar metas desafiadoras. Capital Espiritual – compartilhar crenças e sistemas de valores. Você pode checar os detalhes em www.sheridanwealthadvisors.com/downloads/Shirtsleeves_Summary-SWA-9-29-10.pdf ).

Parte do Capital Espiritual é o que aprendemos sobre a vida – o que é realmente de valor, compreensão das pessoas, como utilizar o tempo, etc. Isto é chamado de Testamento Ético. Todos estão familiarizados com um testamento civil, no qual são relacionados todos os bens e se designa o beneficiário de cada item. Do mesmo modo, de acordo com a tradição judaica, um testamento ético é a reflexão e ideias de seu dono sobre sua vida como judeu/judia. Quais foram os valores determinantes principais a governar sua vida e como, através do prisma de sua própria experiência, as leis do Todo-Poderoso foram cumpridas e ratificadas.

Por séculos, ou talvez por milênios, judeus (e outros) têm deixado um Testamento Ético aos seus descendentes. Talvez o mais famoso deles seja a carta que o Ramban (Rabino Moshe ben Nachman, Espanha e Israel, 1192-1270) deixou ao seu filho, chamada Yguéret HaRamban.

O seguinte trecho é a última parte desta carta. Foi adaptado do livro A Letter for the Ages, escrito pelo Rabino Avrohom Chaim Feuer (que inclui toda a carta, acompanhada de explicações), disponível em www.artscroll.com/Books/igeh.html .

A Carta do Ramban ao seu Filho

Agora lhe explicarei como conduzir-se no caminho da discrição e modéstia, para que assim siga todos os dias de sua vida: Que suas palavras sejam pronunciadas com suavidade e tranquilidade, que sua cabeça esteja curvada e que seus olhos se direcionem para baixo e o seu coração para cima (pensando nas maravilhas do Criador). Quando falar, nunca ‘encare’ ninguém com desprezo. Que qualquer pessoa, aos seus olhos, seja superior a você: se o outro é mais sábio ou rico, demonstre-lhe respeito. E se for pobre e você for mais rico ou mais sábio do que ele, você deve respeitá-lo, pois se ele faz algo de errado, isto é resultado de um equívoco, enquanto a sua transgressão é intencional.

Em todas as suas palavras, ações e pensamentos – em todo momento – considere que está frente ao Todo-Poderoso e que a presença Dele repousa sobre você, pois a glória de D’us preenche o universo. Então suas palavras serão ditas com reverência e respeito, como um servo que está na presença de seu mestre.

Aja com moderação e comedimento na companhia dos outros: se alguém gritar com você, não responda em voz alta, mas sim com gentileza – num tom baixo, como alguém que está perante o seu mentor.

Tenha o cuidado de ler a Torá com afinco para que seja capaz de cumprir os seus Mandamentos. Quando encerrar o seu estudo, pondere cuidadosamente sobre o que aprendeu e tente colocá-lo na prática.

Controle os seus atos, tanto durante o dia como à noite, e desta forma viverá todos os seus dias em arrependimento.

Afaste quaisquer assuntos externos de sua mente no momento que for orar; prepare cuidadosamente o seu coração na presença do Todo-Poderoso. Purifique os seus pensamentos e reflita sobre as suas palavras antes de pronunciá-las.

Conduza-se desta forma em todos os seus empreendimentos todos os dias de sua vida. Dessa forma, você certamente irá evitar quaisquer transgressões; suas palavras, ações e pensamentos serão corretos. A sua oração será pura e íntegra, sincera e agradável ao Todo-Poderoso.

Leia esta carta uma vez por semana e não deixe de seguir nada do que está escrito nela, para que possa ter sucesso em todos os seus caminhos e mereça o Mundo Vindouro, que está reservado para os justos. Toda vez que ler esta carta, será dado dos Céus tudo o que o seu coração anseia, Amém.

Pensamento: “Quando alguém o prejudica, a primeira coisa a se fazer é explicar-lhe o erro que cometeu. E não reagir com raiva” – Rashi (Rabino Shlomo ben Ytschak (França, 1040-1104))


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20