OS CINCO ANOS DA SCHOELER EDITIONS

A Schoeler Editions celebrou seu quinto ano de existência em coquetel na SP-Arte/Foto com quatro lançamentos simultâneos – portfólio e photo case Diário da Viagem, de Peter Scheier, livro Internal Affair, deMarcelo Greco, e photo case Falling Beauty, de Christian Maldonado. O portfólio Diário da Viagem retrata uma viagem familiar feita por Peter Scheier em 1962, sendo o photo caseum resumo deste trabalho. Internal Affair é o resultado de um projeto fotográfico, no qual Greco trata de momentos íntimos onde não vê outra opção além de seguir em frente e se reconciliar com a vida. Christian apresenta o photo case Falling Beauty, uma série de ensaios que questionam a beleza e encontram respostas no mundo sensorial, através da fotografia.

Imigrante alemão, Peter Scheier chegou ao Brasil em 1937 e, anos depois, consolidou-se na história da fotografia brasileira. Fascinado pelas peculiaridades das regiões distantes do país, em 1962, partiu para uma aventura rumo ao desconhecido – em uma Kombi adaptada e carregada de equipamentos, filmes, camas e até um jogo de mesa e cadeiras, desbravou a imensidão do Nordeste brasileiro na companhia de sua esposa e de sua filha. Composto por 13 fotografias desta viagem, a Schoeler Editions lança o portfólio Diário da Viagem, com 33 exemplares disponíveis. As imagens, impressas em papel Satin, vêm acondicionadas em uma caixa de couro, feita a mão e com fecho tipo malote postal. Contém capa envolvente, texto de introdução sobre os trabalhos assinado por Lucas Lenci (neto de Peter), trechos de suas anotações de viagem, além de certificado de autenticidade emitido pelo Instituto Peter Scheier;

Tomando como inspiração um momento delicado em sua vida, Marcelo Greco se apega na tentativa de transformar este momento em força de criação, construindo assim uma espécie de ritual de passagem, em seu livro de fotografias autorais. Internal Affair constata uma atmosfera autobiográfica que investiga situações de superação e aprendizado, transmitindo-as em fotografias em preto e branco, com viés poético.

Falling Beauty, o photo case de Christian Maldonado, é a segunda etapa da trilogia iniciada em 2010 com a série Cecrópia que questiona os diferentes estágios do processo de decadência que transforma uma simples pétala, folha e flor, em outras entidades que nunca percebemos. “Elas caem de vasos em nossas mesas, ou simplesmente pisamos nelas nas ruas e jardins sem nunca notar a beleza de seu envelhecimento.”.

Com este evento, a Schoeler dá continuidade a seu cronograma de importantes lançamentos, seguindo a proposta de elaborar projetos editoriais de luxo, como portfólios e photo caseselaborados com materiais e prints da mais alta qualidade. Os novos produtos poderão ser adquiridos durante o coquetel de lançamento e, posteriormente, pelo site da Schoeler Editions.

Crédito: Sonia Balady

223_fc_2.1

 Thomas Scheier, Sergio Jorge e Lucas Lenci

223_fc_2.2

Thomas Scheier e Betina Lenci

223_fc_2.3

Vanessa Rivera e Fernando Aznar

223_fc_2.4

Bronie Lozneanu

223_fc_2.5

Christian Maldonado e Fausto Chermont

223_fc_2.6

Christian Maldonado e Paulo Kassab Jr.

223_fc_2.7

Claudio Edinger

223_fc_2.8

Daniel e Marcia Borger

223_fc_2.9

Jorge e Marcia Bodanzky

223_fc_2.10

Julio e Renata Landman

223_fc_2.11

Lucas e Toya Lenci

223_fc_2.12

Lucas Lenci, Marcelo Greco e Felipe Feitosa

223_fc_2.13

Luciana Orvat, Lidia Izecson e Vicente de Carvalho

223_fc_2.14

Marcelo Greco e Alexandre Machado

223_fc_2.15

Sérgio Fingermann

20
20