EM EVIDENCIA – GENTE QUE ACONTECE‏

E faz acontecer, como a família Antal, o cônsul de Israel Yoel Barnea, Iza Mansur, Dr. Artur Zular, Clarice Jozef, Sueli Schreier, Ricardo Berkiensztat, Carmen Nahaissi, Paulo Maltz, Herry Rosenberg, Evelyn Milsztajn, Abraham Goldstein, Ester Proveller, Raul Meyer, Primeiro Ministro Lior Ben Dor, rabinos Abraham Skorka e Michel Schlesinger, dentre outros.


CÔNSUL YOEL BARNEA PROFERE PALESTRA NA WIZO SP

224_fc_1.1

A reunião de Grupos da WIZO São Paulo teve início com a palestra do Consul Geral de Israel Yoel Barnea (na foto com a família Antal e a presidente da entidade, Iza Mansur), com o tema “Israel – Atual Situação” e “Justos entre as Nações – distinção póstuma outorgada à amília de Antal Hencsey” .

Naquela tarde, a sede da WIZO recebeu aproximadamente 150 pessoas incluindo familiares do homenageado: os bisnetos Agatha e Antonio Carlos Hencsey (com a mãe Wilma, a esposa de Antonio Carlos, Patricia e o filhinho Beni) .

Uma tarde emocionante, excelente discurso do cônsul sobre a atual situação de Israel e a explicação de como é concedida a outorga “Justo entre as Nações”, com relato do porquê o Sr. Antal foi merecedor da honraria, da qual os familiares muito se orgulham.


NA’AMAT PROMOVE PALESTRA SOBRE EQUILÍBRIO E QUALIDADE DE VIDA COM DR. ARTUR ZULAR

224_fc_1.2

“Equilíbrio pessoal e profissional e seu impacto na saúde e qualidade de vida” foi o tema da palestra realizada pelo Dr. Artur Zular (na foto com Arlene Zular e Clarice Jozef), a convite do Grupo Lehitraot da Naamat Pioneiras São Paulo, que aconteceu na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis no dia 26 de agosto.

“Um dos grandes desafios da vida moderna é saber balancear a relação do trabalho com a família e com a vida pessoal. As pessoas querem produzir mais e acabam perdendo a oportunidade de viver. O trabalho tem que ser prazeroso e importante fazer o que se gosta”, recomendou o cardiologista.


FISESP REALIZA O 9º SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES PROFISSIONAIS E VOLUNTÁRIOS DA TERCEIRA IDADE

224_fc_1.7

Com as inscrições rapidamente esgotadas, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realizou no dia 01 de setembro, no Ten Yad, o 9º Seminário da Terceira Idade,

O evento, cujo tema foi “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”, aconteceu pelo nono ano consecutivo, com a proposta de capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.

A mesa de abertura contou com a presença do presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat (na foto com Sueli Schreier e Carmen Nahaissi), do rabino David Weitman, dos vereadores Gilberto Natalini e Floriano Pesaro, do coronel Rubens Casado, do Conselho Municipal do Idoso, e do casal Miriam e Ben Abraham, ambos sobreviventes do Holocausto e que receberam uma placa em sua homenagem.

O 9º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade foi realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, com parceria do Ten Yad e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP), Sociedade Israelita Albert Einstein e Unibes.


PAULO MALTZ É ELEITO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ISRAELITA-RJ (FIERJ)

224_fc_1.3

Paulo Maltz, Herry Rosenberg e Evelyn Milsztajn foram eleitos presidente e vice-presidentes da diretoria-executiva da Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIERJ). Logo após a divulgação oficial do resultado, eles agradeceram a expressiva votação: “Muito obrigado a todos os que votaram, apoiaram e ajudaram nesta campanha. Fiquem certos de que vamos retribuir com muito trabalho e dedicação”.

RESULTADO OFICIAL – EXECUTIVO

Chapa Chai 1 – 2.399 votos
Chapa Hatikva 2 – 1.487 votos
Nulos / Brancos – 128 votos
Total – 4.014 votos


IV JORNADA SOBRE HOLOCAUSTO, EM CURITIBA, REÚNE 200 PROFESSORES

224_fc_1.4

Abraham Goldstein, Ester Proveller e Roberlayne Borges Roballo. Foto: BB

Cerca de 200 professores de História da rede municipal de Curitiba participaram da quarta edição da “Jornada Interdisciplinar sobre a História do Holocausto”, promovida pela B’nai B’rith Nacional e do Paraná, Federação e Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá), Universidade Federal do Paraná, com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

Com o tema ”Discriminação e preconceito e a liberdade de falar”, o encontro contou também com o depoimento de Moisés Jacobson, sobrevivente do Holocausto.

O evento integra a programação de formação continuada da Secretaria Municipal da Educação. A secretária Roberlayne Borges Roballo destacou sua relevância como espaço para a reflexão sobre discriminação e intolerância.“Sensibilizamo-nos com esse triste capítulo da história, e é importante que possamos desenvolver com nossos estudantes as noções de cidadania e princípios como tolerância, diversidade, respeito e paz”, afirmou.

Durante o evento, foi lançado o “Concurso de Narrativas sobre as Histórias do Holocausto”, voltado aos estudantes e professores do 9º ano das escolas municipais de Curitiba.


EM BUENOS AIRES, SCHLESINGER APRESENTA PROPOSTA DE TEOLOGIA PLURALISTA

224_fc_1.5

O ICCJ- International Council of Christians and Jews realizou de 19 a 21 de agosto, em Buenos Aires, sua conferência anual. Entre os objetivos, o aumento da conexão entre a equipe executiva do ICCJ e o diálogo na América Latina. A Conib foi representada por Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista.

Estiveram presentes o rabino Abraham Skorka, reitor do Seminário Rabínico Latino-Americano; Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires; Martha de Antueno, presidente da Fraternidade Judeu-cristã Argentina; Raul Meyer, da Fisesp e Centro de Cultura Judaica; e o cônego José Bizon, da Casa de Reconciliação.

Tendo como tema global “Diálogo Judeu-Cristão: compromisso e desafios – experiências e perspectivas latino-americanas e internacionais”, a conferência foi marcada por três sessões plenárias com os seguintes subtemas: História, Teologia e Identidade, que marcaram o evento com a partilha de experiências, diálogo, respeito e conhecimento mútuos. Na primeira Sessão Plenária John Pawlikowski, dos EUA, desenvolveu o tema “Diálogo Judeu-Cristão: realizações e desafios”, tendo como primeiro debatedor Michel Schlesinger.

A conferência homenageou Deborah Weissman, pelos seis anos de dedicação e responsabilidade como presidente do ICCJ. Seu sucessor será Philip Cunningham, dos EUA. Em atendimento ao pedido do grupo latino-americano, o rabino Shmuel Szteinhendler, residente no Chile, foi eleito para compor a Comissão Executiva do ICCJ.


EMBAIXADA DE ISRAEL RECEBE VENCEDORA DO CONCURSO WIZO

224_fc_1.6

Aluna e professora, vencedoras do Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2013, foram recebidas na embaixada de Israel em Brasília. Lá estiveram Rachel Ungierovsky e Vivienne Lauder, chaverot da WIZO-Brasilia, o Primeiro Ministro Lior Ben Dor, a aluna Angelica Yukari Sasajima, a professora Daniela Cavalaro Oliveira e Rachel Abitbol Raschkovsky, presidente da WIZO-Brasilia.

20
20