EXPOSIÇÃO “ANNE FRANK – UMA HISTÓRIA PARA HOJE”

224_hebraica_3.1

A Hebraica de São Paulo sediará até 30 de setembro a exposição “Anne Frank – Uma história para hoje”. A abertura foi no último dia 6, na Galeria de Arte do clube – Rua Hungria, 1000, Jardim Paulistano.

A mostra é procedente da Fundação Anne Frank, de Amsterdã (Holanda), e já percorreu mais de 50 países, desde 1996. Ela é composta por painéis com documentos, cartas e fotografias e retrata a história de Anne Frank e sua família durante a Segunda Guerra, além de informar sobre o Holocausto a partir do relato de sobreviventes.

Desde 2007 no Brasil, o projeto capacita jovens estudantes para serem monitores da exposição e promove atividades ligadas à educação em direitos humanos e promoção da não discriminação

A exposição “Anne Frank: Uma História para Hoje” tem um caráter informativo e pedagógico. A história de Anne Frank (1929 à 1945) é contada através da perspectiva da família Frank e é relacionada à história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda diversos elementos que levam o visitante a pensar sobre as semelhanças e as diferenças entre aqueles tempos do passado e acontecimentos do nosso mundo atual, com a objetivo de estimular a reflexão sobre a importância, para os dias de hoje, de conceitos como tolerância, respeito mútuo, solidariedade, direitos humanos e democracia, fundamentais para a existência de sociedades pluralistas e democráticas. E que fatos como o Holocausto na II Guerra Mundial, não se repitam jamais na história.

20
20