PAPA FRANCISCO RECEBE LÍDERES JUDEUS‏

O papa Francisco recebeu no dia 17 de setembro, em Roma, um grupo de 40 líderes da comunidade judaica mundial – incluindo o presidente da Conib, Claudio Lottenberg – e desejou aos judeus de todo o mundo Shaná Tová, um feliz Ano Novo – que se inicia ao por do sol de 24 de setembro.

No encontro, Francisco falou sobre sua preocupação com os conflitos no Oriente Médio: “Os cristãos estão sendo perseguidos, discriminados, expulsos. Em outras épocas, aconteceu com judeus; agora, é conosco”, disse.

“Estamos vivendo a Terceira Guerra Mundial, não de uma vez, mas por partes. O perigo é para toda a humanidade. A oração deve ser global”, acrescentou o papa.

Francisco também expressou seu desejo de visitar os milhares de refugiados na Jordânia, inclusive cristãos, que fugiram da violência sectária.

“Antes, os judeus sofreram ataques selvagens, e o mundo silenciou. Agora, são os cristãos que estão sendo destruídos e mais uma vez o mundo pouco diz. Por que o mundo não reage?”, perguntou Ronald Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial. Ele afirmou que Israel é o único país seguro para os cristãos no Oriente Médio.

O CJM e o papa concordam em condenar os “ataques selvagens” contra os cristãos no Oriente Médio e em outras regiões do mundo.

“Este encontro aprofundará as relações entre judeus e católicos”, disse Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL). Ele agradeceu ao papa os “esforços para aproximar israelenses e palestinos” e expressou preocupação com o futuro dos cristãos no Oriente Médio.

Também participaram do encontro Chella Safra, tesoureira do CJM; Claudio Epelman, diretor executivo do CJL e responsável, no Congresso Judaico Mundial, pelo diálogo com o Vaticano; o rabinoMichel Schlesinger, da CIP, representante da Conib para o diálogo inter-religioso, e lideranças das comunidades judaicas de diversos países.

Francisco enviou, há poucos dias, carta ao rabino argentino Abraham Skorka, em que deseja aos judeus que “o Senhor acolha suas orações incentivando os corações de todos para que possamos construir em conjunto uma realidade em que a justiça, a bondade, a misericórdia e o amor se manifestem em toda a sua glória no seio humano”.

O papa foi presenteado com um bolo de mel, que os judeus costumam comer em Rosh Hashaná, para que o novo ano seja doce.

Fotos: Divulgação

225_especial_1.2

Papa Francisco, ladeado por Jack e Denise Terpins, Chella Safra e Ronald Lauder.

225_especial_2.3

O papa cumprimenta o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, sob o olhar de Michel Schlesinger (centro) e Claudio Epelman.

225_especial_2.4

Rabino Michel Schlesinger cumprimenta o papa.

225_especial_2.5

Bolo de mel presenteado ao papa.

20
20