MENSAGEM DE ANO NOVO JUDAICO 5775 – POR YOEL BARNEA, CÔNSUL DE ISRAEL‏

225_especial_3.1


O ano que ora termina foi um período repleto de desafios para o Estado de Israel.

Uma vez mais, o terrorismo palestino demonstrou sua cara e suas verdadeiras intenções: resolver a problemática entre palestinos e israelenses pelo caminho da violência, prejudicar nosso Estado, abalar a normalidade da vida de nossa população, principalmente no sul do país – em outras palavras, resolver o conflito por intermédio da destruição do Estado Judeu. Israel se viu diante da obrigação de tomar as medidas militares necessárias para destruir a infraestrutura terrorista do Hamas, seus mísseis e seus túneis.

O povo palestino não é o inimigo de Israel – é com ele que cedo ou tarde faremos a paz. Nem eles nem o Estado de Israel sumirão – eles são nossos parceiros para alcançar a compreensão e obter a paz na região. Israel deu seu acordo para a constituição de um Estado palestino ao lado de Israel (e não em vez de Israel), com o qual queremos e devemos cooperar – mas um Estado que não seja fonte de futuras agressões contra o Estado de Israel.

Nossos inimigos são os grupos terroristas palestinos como o Hamas, o Hizbollah e outros, que objetivam nos destruir, assassinar tantos israelenses quanto possível e resolver o conflito pelas vias do terror e da violência, dando continuidade à essa visão obsoleta e irrealista. Como no período do renascimento de nossa soberania nacional sobre a terra de nossos antepassados em 1948, data da constituição do Estado de Israel, onde os países árabes ameaçavam “jogar todos os judeus ao mar”. Mais de 66 anos se passaram e ainda grupos e posições no seio dos palestinos acreditam nesta solução, que somente trouxe sofrimento, perda de vidas humanas e tristeza, tanto para palestinos como para israelenses.

O Islã extremista surge uma vez mais no Oriente Médio, decapita aqueles que julga seus inimigos, escraviza a população e governa pelo terror e a violência. ISIS e outros grupos similares são um perigo e uma ameaça para todos os regimes árabes moderados da região, para Israel e para a estabilidade do mundo como um todo e seus países democráticos. Nós esperamos que esses países sejam capazes de reagir adequadamente à grave ameaça para a paz mundial.

Apesar dos importantes desafios para a segurança do Estado de Israel, nosso país continua a se desenvolver nas principais áreas de nossa vida nacional, contribuindo assim para a alta tecnologia, a saúde, a educação, a agricultura e tantos outros segmentos do desenvolvimento e do progresso, também a nível internacional. Formamos parte integral da família das nações e sentimos uma responsabilidade clara em contribuir com nossos conhecimentos e nossa experiência para o bem estar, a prosperidade e o progresso de todos os países do planeta.

As comunidades judaicas na Diáspora são nossos melhores e mais fiéis parceiros na epopeia atual do povo judeu. Estamos presentes no cenário das nações por mais de 4000 anos, incluindo o grande desafio de 2000 anos de exílio e discriminação. Fazemos parte hoje de uma geração privilegiada, temos um Estado soberano e independente, o destino judeu está em nossas mãos. Estou convencido de que a situação do judaísmo da Diáspora mudou muito e positivamente nestes quase sete decênios, como resultado da criação do Estado de Israel.

Israel e nossos irmãos da Diáspora, continuaremos a trabalhar conjuntamente em um espírito de irmandade, nos múltiplos objetivos que nos são comuns. Somos um povo com um mesmo destino – o que acontece em Israel influencia sem dúvida alguma as comunidades da Diáspora, e Israel se sente responsável para com o judaísmo da Galut; tudo o que atinge os judeus , onde quer que vivam, atinge paralelamente o Estado Judeu.

Desejo à comunidade paulista e à comunidade brasileira um Feliz Ano Novo judaico, que continuemos a cooperar para atingir novas metas e novos objetivos comuns, pela paz no Oriente Médio e no mundo, pela compreensão entre as nações, pelo progresso e a prosperidade deste país amigo que é o Brasil e pela ventura pessoal desta Comunidade e de seus queridos membros.

SHANA TOVAUKTIVA VAHATIMA TOVA,

YOEL BARNEA
Cônsul Geral de Israel em São Paulo

20
20