JORNADA DA LONGEVIDADE – PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA

225_fique_4

Jornada da Longevidade apresenta 22 dias de programação cultural gratuita para a terceira idade, em São Paulo e Rio de Janeiro

Durante o mês de outubro, o projeto oferece mais de 20 atrações artísticas em vários pontos dos eixos Rio-São Paulo

O projeto Jornada da Longevidade – Arte e Cultura, com realização da Alice Carta Promoções e Eventos, patrocínio do Bradesco Seguros, Merck Serono, Klabin e SCA, realizará programação cultural gratuita de 1º a 22 de outubro, em diferentes pontos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Serão mais de 20 atrações diferentes nas áreas de artes visuais, fotografia, cinema, música, dança, teatro e circo, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e ao Estatuto do Idoso, sancionado há 11 anos.

A Jornada da Longevidade de 2014 também tem apoio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Fundo Social de Solidariedade, Memorial da América Latina em São Paulo, Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro (SESQV), Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), da UERJ, e parceria da, CPTM, Tele-help, Daruni, 50 mais Saúde, Bonami, Venturas, Melhor Viagem, O Cuidador, ADAG Comunicação, Vem Comunicar.

O objetivo do programa, que chega a sua quarta edição, é oferecer acesso a cultura e lazer com abordagens que tenham relevância ao público da melhor idade, garantindo transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade cultural, como assegura o Estatuto do Idoso, além dos participantes se reconhecerem como pessoas ativas e produtivas, já que segundo dados do IBGE, em 2060 a expectativa de vida dessa faixa etária passará de 75 anos para 81 anos, e essa população deve passar de 14,9 milhões (7,4% do total), em 2013, para 58,4 milhões (26,7% do total), no mesmo período.

Para esta edição, a Jornada da Longevidade pretende incluir o número de público participante para a faixa etária de 45 a 59 anos, reafirmando o conceito de “longa vida”, e trazendo para o programa os nossos futuros idosos.

A abertura do projeto Jornada da Longevidade será realizada no dia 1º de outubro (quarta-feira), na UnATI –UERJ (Rio de Janeiro), por Sandra Rabello, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que realizará a palestra “O painel do idoso no Brasil” abordando os direitos da terceira idade e a implementação nas políticas públicas do país. A programação ainda inclui apresentação da peça teatral “Quantas Ignorâncias Cabem num Homem?”, ilusionismo com Mario Kamia, performance de Dança Holística com os alunos da UnATI.

Em São Paulo, também no dia 1º de outubro, a Jornada da Longevidade será marcada pela apresentação da pianista brasileira Walkyria Passos, de 91 anos de idade, executando entre as composições de Bethoven, Mozart, Chopin, Lizst, na Estação da Luz.

Para participar do evento, basta solicitar a reserva do ingresso pelo telefone 11 3064-4467, e-mail secretaria@alicecarta.com.br, ou ainda pela fan page: https://www.facebook.com/jornadalongevidade

Foto: Getty Images


PROGRAMAÇÃO – JORNADA DA LONGEVIDADE

São Paulo

Música

Walkyria Passos – Recital de Piano

Dia 1º de outubro (quarta-feira), às 16h

Estação da Luz – Metrô Luz (Praça da Luz, 1 – Luz)

Dia 10 de outubro (sexta-feira), às 14h

Parque da Água Branca – Tartesal (Rua Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca)

A pianista Walkyria Passos Claro, com importantes prêmios como o Concerto Interpretação de Música Barroca (Estados Unidos) e vencedora do Concurso Maturidade Art Livre SP, apresentará o recital de piano com as composições: Polonaise Militar (Chopin), Tico Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Odeon (Ernesto Nazareth), Marcha Turca (Mozart), Pour Elise (Bethoven) e A Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Brasileiro (Gottschalk).


The Fevers

Dia 14 de outubro, (terça-feira), às 14h

Clube Juventus (Rua Juventus, 690 – Mooca)

A banda The Fevers, com influência do Rock n’ Roll de Elvis, Beatles e Rolling Stones, formada por Luis Cláudio (vocal), Liebert Ferreira (contra-baixo), Miguel Ângelo (teclado), Rama (guitarra) e Otavio Monteiro (bateria), realizará um baile com os principais sucessos para o público dançar e se divertir como “Já Cansei”, “Cândida”, “Sou Feliz, Nathalie”, “Marcas do Que Se Foi”, “Elas por Elas”, “Guerra dos Sexos”, “Trem da Alegria” entre muitos outros.

Em 2013, a banda The Fevers foi homenageada com o Prêmio Rio Show Petrobras, como melhor grupo musical popular.


Fotografia

Retrato do Afeto

De 1º a 13 de outubro, das 9h às 18h

Memorial da América Latina – Sala dos Atos (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda)

Curadoria: Juliana Monnachesi e Denise Schnyder

Os fotógrafos Bob Wolfenson, Caio Reisewitz, Flávia Junqueira, Julio Kohl, Nino Cais, Paulo D’Alessandro, Ricardo Van Steen, Romulo Fialdini, Sofia Boito realizarão a exposição coletiva de forma descontraída e bem humorada o retrato de um familiar ou amigo com mais de 60 anos, composto por um conjunto de obras já realizadas para dialogar entre si, possibilitando aos visitantes conhecer a pesquisa estética de cada artista.


Dança

Stagium Dança Chico Buarque, com o Ballet Stagium

Dia 2 de outubro (quinta-feira), às 15h

Teatro Sergio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista)

A companhia Ballet Stagium, fundada em 1971 em São Paulo, sob a direção de Marika Gidali e Décio Otero, utiliza em suas criações vertentes universais da dança com aspectos tipicamente brasileiros. A trilha sonora do espetáculo será com músicas do compositor e cantor Chico Buarque e de seus parceiros Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Francis Hime, Edu Lobo e intérpretes como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Nacha Guevara, Leila Pinheiro, Telma Costas.


Cinema

Doce de Mãe

Dia 6 de outubro (segunda-feira), às 15h

CRI – Norte (Rua César Zama, 1 – Santana)

Dia 20 de outubro (segunda-feira), às 15h

Parque da Água Branca – Tartesal (Rua Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca)

O longa-metragem Doce de Mãe, com direção de Jorge Furtado e Ana Luiz Azevedo, retrata a vida de Dona Picucha (Fernanda Montenegro), uma animada senhora de 85 anos, que sempre causa grandes confusões. A vida dela e dos seus quatro filhos, sofre uma reviravolta depois que Zaida, empregada e amiga de Dona Picucha, anuncia que vai se casar e se mudar. Com a saída de Zaida, os filhos se perguntam: Quem vai ficar com a mamãe? A atriz Fernanda Montenegro ganhou o prêmio Emmy Internacional, de Melhor Atriz.

Após a exibição do filme a atriz Louise Cardoso estará presente para um bate-papo com o público.

Elenco: Fernanda Montenegro, Marco Ricca, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Daniel de Oliveira e Mirna Spritzer.


Saneamento Básico

Dia 14 de outubro (terça-feira), às 15h

CRI – Norte (Rua César Zama, 1 – Santana)

O filme “Saneamento Básico”, com direção de Jorge Furtado, conta a história dos moradores da fictícia Linha Cristal, que elegem uma comissão para pedir a prefeitura à construção de uma fossa para tratamento de esgoto. Mas a única verba disponível na prefeitura é para a produção de um filme. Desta forma, os moradores se reúnem para elaborar um filme barato, que conta a história de um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa.

Elenco: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Paulo José, Lúcio Mauro Filho.


Teatro

Fred e Elza – O amor não tem idade

Dia 7 de outubro (terça-feira), às 16h

Teatro Folha (Avenida Higienópolis, 618 – piso 2 – Higienópolis)

“Elza e Fred”, a delicada e divertida comédia sobre um casal na terceira idade e sucesso no cinema argentino em 2005, ganha adaptação inédita para os palcos brasileiros. O viúvo Alfredo muda-se para o prédio onde mora a extrovertida Elza. Toda alegria de viver de Elza contrasta com a forma pacata e segura com que Fred leva a vida.

Ficha Técnica – Fred e Elza – O amor não tem idade

Texto: Marcos Carnevale, Marcela Guerty e Lily Ann Martin

Direção: Elias Andreato

Elenco: Suely Franco (Elza), Umberto Magnani (Fred), Mayara Magri (atriz convidada), Eduardo Estrela, Fernando Petelinkar, Luciano Schwab, Antonio Haddad, Igor Dib, David Leroy.


Artes Visuais

Tempo e Memórias

O público poderá conhecer, aprender e executar técnicas de pintura em telas (no formato 1m x 2m cada uma) com três grandes nomes das artes visuais, conduzido pelo processo criativo dos artistas Antonio Peticov, José Roberto Leonel Barreto e Ivald Granato. Após a criação artística, com a participação de 10 pessoas, as telas serão doadas para o acervo permanente do local onde foi realizado as obras.

ARTISTA: Antonio Peticov

Dia 8 de outubro (quarta-feira), às 14h

Estação da Luz – Metrô Luz (Praça da Luz, 1 – Luz)

Curador: Waldo Bravo

Acessibilidade

Ar condicionado

Antonio Peticov é desenhista, gravador, escultor e pintor. Com produção diversificada, Peticov trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e ilustração. Em suas pinturas trabalha frequentemente com séries temáticas como a Seção Áurea e Dia e Noite, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.

ARTISTA: Jose Roberto Leonel Barreto

Data: 13 de outubro- 14h00

Parque da Água Branca

Rua Francisco Matarazzo, 455

Água Branca-São Paulo

O artista José Roberto Leonel Barreto atua como professor e teórico em arte, é artista intermídia, denhista, gravador, pintor, artesão, artista intermídia, teórico em arte, professor. Estudou pintura com o artista colombiano Rodrigo Barrientos, artesanato em couro com Lincoln Lacroix, foi assistente de Julio Espinoso, praticando pinturas murais. Morou na Colombia, Barcelona e nos Estados Unidos onde forma-se em belas artes pela The School of Visual Arts de Nova York e leciona desenho na Igreja Ecumênica Riverside Church.

ARTISTA: Ivald Granato

Data: 15 de outubro- 14h00

CRI – NORTE

Rua: César Zama, 1

Santana – São Paulo

O artista polêmico e provocador Ivald Granato com influência dos pintores cubistas, utiliza além da pintura, a performance como meio de expressão. Grande ativista cultural, Granato é considerado “o agitador dos pincéis”. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, Japão, América Central e América do Sul.


Circo

Mario Kamia

Dia 9 de outubro (quinta-feira), às 15h

CRI – Norte (Rua César Zama, 1 – Santana)

Dia 15 de outubro (quarta-feira), às 15h

Parque da Água Branca – Tartesal (Rua Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca)

O espetáculo de ilusionismo será apresentado artista Mario Kamia, com 20 anos de experiência e reconhecido como um dos maiores ilusionistas do Brasil, e especialista em criar e desenvolver efeitos especiais como aparição de aeronaves comerciais, desaparição de um caminhão de 6 toneladas e materialização de motocicleta.


Rio de Janeiro

Palestra de Abertura da Jornada da Longevidade 2014

O painel do idoso no Brasil

Dia 1º de outubro (quarta-feira), às 14h00

UERJ – Capela Ecunêmica (Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã)

Conduzida por Sandra Rabello, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a palestra abordará os direitos da terceira idade no Brasil e a implementação nas políticas públicas do país.


Teatro

Quantas Ignorâncias Cabem num Homem?

Dia 1º de outubro (quarta-feira), às 14h

UERJ – Capela Ecunêmica (Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã)

O espetáculo narrativo e musical Quantas Ignorâncias Cabem num Homem?, do grupo Cia do Solo reúne o conto “O velho e seu neto”, de Hans Christian Andersen que conta a história de um velhinho que sofre com os maus tratos da nora e com a omissão do filho até ser salvo pela ingenuidade e sensibilidade do neto. A peça também fará a releitura da tradicional história de “A Cigarra e a Formiga” do livro “30 fábulas contemporâneas”, de Sérgio Caparelli.

Elenco: Gabriel Sant´Anna e Martha Paiva


Cinema

Doce de Mãe

Dia 8 de outubro (quarta-feira), às 14h

Casa de Convivência e Lazer para Idosa Dercy Gonçalves (Avenida Epitácio Pessoa, 3000 – Parque da Catacumba – Lagoa)

20
20