DOCUMENTÁRIO DE MAURO PERELMANN CONCORRE AO “EMMY INTERNATIONAL AWARDS 2014”

228_ESPECIAL_3
O carioca Mauro Perelmann teve o documentário “De Volta”, exibido pelo Canal Futura em 2013, indicado na categoria “Melhor Documentário Internacional” para concorrer ao “Emmy International Awards 2014”. O vencedor será anunciado na noite de premiação que acontecerá dia 24 de novembro em Nova York.

Quem apresenta o Emmy Award International é a Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências, uma organização de nível mundial, com membros de mais de 60 países e mais de 500 empresas. A Academia representa as maiores empresas de produção, de distribuição e de transmissão do mundo e foi fundada em 1969 para promover a excelência na programação da televisão internacional.

Sobre Mauro Perelmann

Nascido no Rio de Janeiro, Mauro Perelmann é músico, arranjador, compositor e produtor musical, com vasta experiência no meio musical da cidade do Rio de Janeiro.

Iniciou seus estudos musicais na década de 70, na Pró Arte, tendo sido aluno de Leo Soares (violão clássico) e Luis Felipe Oiticica (violão popular). Fez sua iniciação teórica com Valéria Peixoto, e teve aulas de violão popular com Ricky Ventura. Em 1976, foi morar em Israel e teve a oportunidade de estudar violão clássico com Chaim Assulin, professor da Academia Rubin, de Jerusalém. Voltando ao Brasil, nos anos 80, foi aluno de Isidoro Kutno (harmonia funcional e improvisação) e, posteriormente, estudou arranjo com Celia Vaz e com Yan Guest.

Mauro tem em seu currículo a música e a direção musical de vários espetáculos teatrais, como a última montagem da peça “Equus” no Rio de Janeiro (em 2003)e o musical “Anne Frank,o musical”, no CCBB (em 2008) , entre outros.

Foi responsável pela pesquisa musical da novela Pantanal, o ensino de música em diversas escolas do Rio de Janeiro (entre elas CAL e MUSIARTE). Foi indicado várias vezes para o prêmio Mambembe, tendo sido agraciado com o mesmo pela música de ‘A Terra dos Meninos Pelados’, em 1983.

Como regente e arranjador de corais trabalhou com os corais do Centro Educacional Anisio Teixeira (CEAT) , da Escola Dinâmica de Ensino Moderno (EDEM), do Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM) e com o Coral da Associação de Pais da Escola Israelita Eliezer Steimbarg. Atualmente, é o regente e arranjador do grupo vocal “Às Terças” e do Coral da Sociedade Hebraica de Niterói.

Foi coordenador de equipe do projeto “Informatização do Acervo de Partituras da Divisão de Música da Biblioteca Nacional”, de 1994 até 1998.

A partir de 1996, começou a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre música judaica e fundou o grupo (de música judaica) “Zemer”, do qual é diretor musical, arranjador e violonista. O grupo Zemer, em mais de 10 anos de carreira, realizou shows em vários palcos pelo Brasil afora, lançou um Cd , participou do Nova Scotia Multicultural Festival, em Halifax, Canadá e do primeiro Kleztival, em São Paulo

Em cinema,compôs a música original do documentário, “Rio Abaixo” (2006), do média-metragem, “Enquanto Faço as Unhas” (2009)e do longa “Outro Olhar” (2012) e do documentário “De Volta”, exibido pelo Canal Futura em 2013 e indicado na categoria “Melhor Documentário Internacional” ao “Emmy International Awards” 2014.

Desde o ano 2000 ocupa a função de produtor musical do projeto de Comunicação Social “Canal Saúde”, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz. Em 13 anos de trabalho no “Canal Saúde”, Mauro foi o criador de música original para vários vídeos institucionais, documentários, vinhetas e programas televisivos.

20
20