LUZ AZUL MELHORA SONO E ANSIEDADE DE PACIENTES DE ALZHEIMER

229_medicina_1.1

Cada vez mais a cromoterapia comprova que a luz pode ser um medicamento de alta eficiência.

Um novo estudo mostrou que um tratamento com luz já utilizado para regular o relógio biológico também pode melhorar o sono e reduzir a depressão ou a agitação apresentadas por pessoas com Alzheimer ou outros tipos de demência.

Os resultados mostram que a exposição ao tratamento de luz durante o dia por quatro semanas aumenta significativamente a qualidade e a duração total do sono desses pacientes.

Os indicadores de depressão e agitação também se reduziram significativamente.

“É um tratamento não-farmacológico simples e barato para melhorar o sono e o comportamento dos pacientes de Alzheimer e demência,” confirma a Dra. Mariana Figueiro, que é brasileira, mas atualmente é professora do Centro de Pesquisa em Iluminação do Instituto Politécnico Rensselaer (EUA).

“As melhorias que vimos na agitação e depressão foram impressionantes,” disse ela.

Luz azulada durante o dia

A fonte de luz utilizada produz baixos níveis – de 300 a 400 lux – de luz branco-azulada com temperatura de cor de 9000 K.

Luz azul combate fadiga de dia e de noite

A lâmpada foi simplesmente instalada nos quartos dos moradores e ligada durante o dia por um período de quatro semanas.

A Dra. Mariana ressalta que a melhoria na qualidade do sono também foi associada a outras mudanças comportamentais visíveis.

“Relatos subjetivos por parte da equipe de enfermagem indicam que os pacientes ficaram mais calmos, comeram melhor e seu comportamento geral foi mais administrável,” disse ela.

 Cromoterapia: veja o que a ciência diz sobre influência das cores


Fonte: www.diariodasaude.com.br – Imagem: LRC/RPI

20
20