“SEU CABELO TEM MAIS FORÇA DO QUE VOCÊ IMAGINA” – POR DENISE WASSERMAN*

230_ESPECIAL_2.1

A advogada e voluntária da Wizo Rio, Monica Sender, foi uma das coordenadoras deste evento e, na entrevista a seguir, ela nos conta como foi essa tarde de terça-feira onde mulheres de todas as idades se imbuíram do espírito solidário de doar com a cara, a coragem e os longos cabelos. Vamos lá?


230_ESPECIAL_2.2

“Fazer o bem, sem olhar a quem”, esse conhecido pensamento foi colocado em prática, no último dia 25 de novembro, por um grupo de voluntárias da Wizo Rio que abraçaram a campanha de doação de cabelos para o Banco de Perucas, uma ONG pertencente à Fundação Laço Rosa.

230_ESPECIAL_2.3

A advogada e voluntária da Wizo Rio, Monica Sender, foi uma das coordenadoras deste evento e, na entrevista a seguir, ela nos conta como foi essa tarde de terça-feira onde mulheres de todas as idades se imbuíram do espírito solidário de doar com a cara, a coragem e os longos cabelos. Vamos lá?

. Como surgiu a ideia de fazer o evento?

– Surgiu numa das reuniões do Executivo da Wizo Rio, e então arregaçamos as mangas para dar forma ao projeto.

. Quantas mulheres aderiram? Todas da Wizo?

– Ficamos realmente surpresas com a grande adesão que conseguimos em tão pouco tempo, pois, aproximadamente 40 mulheres doaram seus cabelos. Algumas voluntárias da Wizo, mas a maioria, não. Tivemos até adesões de última hora..

. Qual é a instituição que recebe a doação e de que forma se dá o prosseguimento dessa campanha?

– A campanha “Seu cabelo tem mais força do que você imagina” foi integralmente idealizada e concebida pela própria Wizo Rio, mas contou com a importante e imprescindível parceria da Maison Vitalícia, que ofereceu o maravilhoso espaço em Ipanema, além de, incrivelmente, contar com toda a equipe de cabeleireiros, engajados na elaboração dos cortes. A participação do Salão foi fundamental, pois estava totalmente voltado para o evento e ainda nos brindou com um delicioso coquetel e muito espumante. Tudo rosa, até os guardanapos. Inclusive as flores que enfeitaram os diversos ambientes. Os profissionais doaram o seu tempo e estavam tão animados como nós.

230_ESPECIAL_2.4

. Como se dá o aproveitamento do cabelo cortado?

-A equipe da JackBell Perucas esteve durante todo o evento, assessorando os profissionais e esclarecendo as dúvidas das doadoras, e agora confeccionará as perucas gratuitamente, para depois, já prontas, encaminhá-las para a Fundação Laço Rosa, a fim de que sejam distribuídas para as mulheres devidamente cadastradas. Ao chegarem ao Salão, as doadoras ganhavam uma linda camiseta rosa, confeccionada pela Wizo, com a logo da campanha e das patrocinadoras e um lindo bottom da própria Wizo preso em um lacinho rosa. E, ao final, além do moderno corte, ganhavam uma sacolinha rosa com produtos da Dermage e outra, também rosa, com uma lingerie da marca Linna, ambos fornecidos por nossos parceiros. Um mimo que todas amaram.

. O que representa para a Wizo Rio, uma Organização Feminina, este tipo de iniciativa?

– Para a mulher, o cabelo é sua moldura, o cartão de visitas e a parte do corpo à qual ela mais se dedica. Sabemos como o câncer as torna vulneráveis, já que, além de terem que lutar contra a própria doença, a queda dos cabelos acaba influenciando-as profundamente.

230_ESPECIAL_2.5

“Dar o que temos de melhor e o que usamos ou precisamos”, para mim, é o verdadeiro conceito de bondade, de solidariedade e de desapego. Por isso, o movimento das mulheres que se dispuseram a cortar seus cabelos saudáveis sem nenhuma outra razão que não doar para quem que não pode dispor desta decisão, porque, em decorrência do tratamento quimioterápico, foram privadas dos seus, é milagroso.

.O que mais marcou durante o evento?

-Uma das estrelas da campanha foi a Lourdes Sauer Parreiras, uma advogada de 41 anos, em tratamento contra um tumor na cabeça, e cuja mãe faleceu aos 43 anos, de câncer de mama. Lourdes, que está fazendo quimioterapia, cortou e doou seus cabelos para ajudar e encorajar outras mulheres que estão enfrentando esta mesma batalha. Ela é um exemplo para todas nós.

. Qual a idade média das mulheres que fizeram a doação?
– A idade das doadoras variou entre 11 e 70 anos. Algumas doaram os 15 cm necessários, mas outras transformaram radicalmente seu visual. Tivemos também algumas mulheres que levaram o cabelo já cortado em outro Salão e outras, que levaram perucas já prontas e que não mais estavam sendo usadas.

230_ESPECIAL_2.6

O que mais nos chamou a atenção, além do engajamento de algumas meninas de apenas 11 anos, que cortaram seus cabelos sem arrependimento, foi uma senhora de 78 anos, que levou suas tranças, guardadas há setenta anos, em perfeito estado. Quanto tempo se passou. E ficamos imaginando o que representou para ela esta doação.

.Qual é a lição que se tira após um ato tão generoso como esse?

– Para se ter uma ideia do que realmente o cabelo representa para a mulher, algumas choraram ao vê-los sendo cortados. Mas, ao final, todas se sentiram muito bem, fazendo o bem e praticando o desapego, porque receberam toda a energia positiva decorrente do seu ato e seus cabelos crescerão ainda mais fortes e lindos. Por isto esta campanha é a cara da Wizo, sempre preocupada com o bem estar da mulher. O saldo foi muito positivo. Foi um verdadeiro sucesso e já vamos programar a campanha de 2015. Aliás, esta e outras inúmeras campanhas maravilhosas. Aguardem!

.O que a trouxe para a Wizo Rio ?

230_ESPECIAL_2.7

-Jamais havia manifestado interesse em participar de qualquer Organização Feminina, quando, em 2013, conversando com amigas, surgiu a ideia de criarmos um grupo na Wizo, o Gal Or, capitaneadas pela idealizadora e presidente do grupo, Evelyn Bejgel, e realmente me encontrei. Por acaso (ou não), achei tudo aquilo que jamais imaginei estar procurando e minha vida realmente deu uma guinada. Encontrei o meu ideal, junto com mulheres engajadas, participativas, idealizadoras e empreendedoras. Meu grupo é muito especial e coeso. Somos 26 voluntárias, e nos encontramos quinzenalmente, normalmente contando com a participação de algum palestrante, com os mais variados temas, ou apenas para discutirmos algum assunto importante ou mesmo para batermos papo.

Costumamos arrecadar e doar leite em pó, fraldas geriátricas e infantis, além de alimentos não perecíveis, para Instituições carentes, sempre visitando-as e levando nossa solidariedade e nosso carinho. E como os demais grupos, também organizamos eventos: palestras e teatros. Como diz uma amiga minha, fui mordida pelo bichinho Wizo. E cada vez quero mais: me engajar mais, ajudar mais, me doar mais.

*DENISE WASSERMAN – Jornalista com experiência em Associações de Empresas Estatais e Sindicatos Profissionais, sempre trabalhou, também, para instituições judaicas. Atualmente concilia o jornalismo com a inspiração de escritora. Idealizou o 1º Salão de Humor Judaico, sucesso absoluto de público. Agora atua, também, na área de eventos onde encontrou o seu verdadeiro “eu”.

Nota: Matéria publicada no Nosso Jornal rio

20
20