DIA EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO E ENCONTRO DE EDUCADORES JUDEUS

Dois eventos imperdíveis: dia 25 de janeiro, na CIP, será comemorado o Dia em Memória às Vítimas do Holocausto. E, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Buenos Aires, a Agência Judaica realizará o 23º Encontro de Chavurá – Reunião de Educadores Judeus Latino-Americanos.


DIA EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Comunidade judaica paulista promove evento em recordação ao

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Em 2015 lembra-se o 70º aniversário da libertação de Auschwitz

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e o Consulado Geral de Israel em São Paulo promovem no domingo, 25 de janeiro, às 18h30, na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista (CIP), um Ato Solene em Memória às Vítimas do Holocausto.

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, estarão presentes autoridades religiosas, comunitárias e políticas como o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad.

Durante o evento serão homenageados o ator Caco Ciocler, diretor de “Este Viver Ninguém me Tira”, juntamente com descendentes de Aracy Guimarães Rosa, retratada no documentário. Os familiares de Samuel Klein z´l e o jornalista Roberto Cabrini, responsável por uma reportagem especial que narra a vida o sobrevivente do Holocausto e fundador das Casas Bahia, também serão diferenciados.

O evento conta com o apoio da Unibes, Agência Judaica para Israel, do KKL Brasil, Sherit Hapleitá e Pit Cult.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. No Brasil, a lei de autoria do vereado Floriano Pesaro, que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto, foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009. Em 2015, lembra-se o 70º aniversário da libertação de Auschwitz.


Evento: Ato Solene em Memória às Vítimas do Holocausto

Data: 25 de janeiro de 2015 (Domingo)

Horário: Pontualmente às18h30

Local: Sinagoga da Congregação Israelita Paulista (CIP) – Rua Antonio Carlos, 653 – Consolação


231_Fique-01


ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE EDUCADORES JUDEUS

A Agência Judaica realizará nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2015, em Buenos Aires, o 23º Encontro de Chavurá – Reunião de Educadores Judeus Latino-Americanos. Chavurá, em hebraico, significa agrupamento de pessoas com ideais comuns, camaradagem.

O evento reunirá centenas de educadores de escolas e instituições judaicas da América Latina, com o objetivo de enriquecer e renovar os programas judaicos de suas instituições.

O encontro oferece dezenas de oficinas, planejadas para cada público-alvo: madrichim (monitores), professores, coordenadores e diretores de Estudos Judaicos, para todos os níveis de ensino. Veja o programa completo.

As inscrições podem ser feitas de 21 de janeiro até 17 de fevereiro. O evento é subsidiado. Detalhes com esther@agenciajudaica.com.br

O encontro será na sede da BAMÁ – A Casa do Educador Judaico, em Buenos Aires, Argentina.

20
20