RECONHECENDO O SEU IRMÃO – RABINO ARIEH RAICHMAN‏

Arieh

Há uma intuição que os seres humanos têm ao reconhecerem alguém. Quando vê alguém que você acha que se lembra de algum lugar, a outra pessoa sente o seu pensamento e começa a pensar de onde ela poderia lembrar de você.


 

Mais de vinte anos se passaram desde que Yosef tinha visto pela última vez seus irmãos, no entanto, ele os reconheceu. Os irmãos, por outro lado não o reconheceram, porque Yosef os tinha deixado antes de sua barba crescer. Yosef agora parecia uma pessoa diferente.

Há uma intuição que os seres humanos têm ao reconhecerem alguém. Quando vê alguém que você acha que se lembra de algum lugar, a outra pessoa sente o seu pensamento e começa a pensar de onde ela poderia lembrar de você. Yosef olhou para seus irmãos e reconheceu os mais velhos que já tinham barba antes que ele os deixou. Isso tornou mais fácil para ele reconhecer os outros irmãos menores, também. No entanto, os irmãos de Yosef sentindo que Yosef estava tentando lembrar-se deles, não conseguiam entender como eles poderiam lembrar de alguma vez ter encontrado alguém que era o vice-rei. Portanto, os irmãos não usaram sua intuição para reconhecê-lo.

Reconhecer alguém depois de muitos anos é um desafio. Rebetzin Esther Jungenreis, uma vez estava viajando, quando um homem judeu se aproximou dela e começou a fazer perguntas sobre Judaísmo. A conversa continuou até o momento que a aeromoça veio trazer a refeição kasher da Rebbetzin. O homem disse: “Ah! Eu não como kasher”. Rebetzin Jungenreis disse: “Espere um segundo. Você também deveria. Aliás, eu realmente o reconheço. Estivemos juntos no Monte Sinai quando recebemos a Torá e prometemos manter todos os mandamentos , incluindo o de comer kasher”. O homem disse-lhe que ela era louca, e voltou ao seu assento.

Três anos depois, um homem vestido como um Chassid entrou numa aula de Torá ministrada pela Rebetzin Jungenreis. Ele disse: “Você se lembra de mim? Eu sou o homem que lhe fez as perguntas no avião. Quando você disse que me reconhecia, eu comecei a pensar em quem eu realmente era. Decidi aprender mais sobre minhas raízes e tornei-me um Baal Teshuvá (se aproximou de D-us). Em breve me casarei e vim agradecer-lhe por me ajudar a retornar”.

Reconhecer outro judeu, o faz automaticamente pensar sobre sua relação judaica com você.

Shalom!


 

Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20