CONVERSA (DES)AFINADA – POR ALEXANDRU SOLOMON

alexandreSolomon


A escolha de Aldemir Bendine causou um verdadeiro rebuliço. Os mais irônicos sugeriram que se mudasse o nome da estatal de Petrobrás par PetroVal, numa alusão indelicada a um empréstimo do BB. Ora, senhores moralistas, acalmai-vos. Para outros, algumas irregularidades na declaração de IR maculariam o currículo do indicado. Bobagem pura. Ele pagou uma multa, logo lavou, tá novo.

Há aqueles que acham que falta familiaridade com o ramo e que o único contato com a atividade-fim da empresa que ele passará a dirigir se resume a encher o tanque do seu veículo de representação. Outra tolice. Quem enche o tanque é o motorista. E falando sério, um CEO não precisa necessariamente ser do ramo. A IBM – a outrora flamejante BIG BLUE – recrutou um CEO – Louis Gerstner da Nabisco.

Argumenta-se que por ter dirigido o BB o novo presidente da Petrobrás, entende de balanços e o seu relacionamento com o mercado financeiro lhe permitirá conseguir financiamentos imprescindíveis para prosseguir as atividades da companhia. Nesse ponto, é possível levantar algumas dúvidas. Essa tarefa poderá ser executada pelo CFO da empresa, pessoa da mais alta qualificação. Parecem esquecer um detalhe. Uma vez perdido o sufixo “do BB”, o novo CEO da Petrobrás deixará de ser visto com os mesmos olhos pela comunidade financeira.

Uma objeção séria ao processo de escolha é ter sido resolvido em dois dias. A admissão de um encarregado do almoxarifado de bens de consumo leva mais tempo. Teria sido a comprovada docilidade do senhor Bendine o argumento decisivo?

Vai que é sua, “Dida”!


Alexandru Solomon, empresário, escritor. Formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` ´Plataforma G` (Ed. Totalidade), ´Bucareste` e ´A luta continua` (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br

20
20