A ARTE DO “KVETCH” – RABINO ARIEH RAICHMAN

235_história_1

Para algumas pessoas kvetch (reclamar) faz parte da sua natureza. Pode ser que tudo começou desde que a nação judaica saiu do Egito. Eles reclamavam para Moshe e a D’us por todas suas necessidades e desejos.


O cliente estava incomodando o garçom em um restaurante. Primeiro ele pediu para aumentar o ar condicionado, porque ele estava muito quente, em seguida pediu para diminuir porque estava muito frio, e assim foi por cerca de meia hora.

Surpreendentemente, o garçom foi muito paciente, ele foi e voltou várias vezes e nunca ficou irritado. Então, finalmente, um outro cliente perguntou-lhe por que ele não manda essa chato embora.

“Oh, eu realmente não me importo”, disse o garçom com um sorriso. “Nós nem sequer temos ar condicionado”.

Para algumas pessoas kvetch (reclamar) faz parte da sua natureza. Pode ser que tudo começou desde que a nação judaica saiu do Egito. Eles reclamavam para Moshe e a D’us por todas suas necessidades e desejos. Podemos aprender muitas lições práticas de como reclamar.

Pedir- quando chegaram a Mará, eles se queixaram de falta de água. Eles poderiam ter apenas pedido em vez de discutir e reclamar.

Pessoa certa – Em Refidim não havia água e eles reclamaram novamente a Moshe para dar-lhes água. Moshe disse que não era o dono da água e que eles deveriam pedir a D-us, a fonte de água.

Privacidade – Eles reclamaram em público, inspirando outros a reclamarem também. Se eles tinham uma queixa, podiam ter protestado em particular.

Necessário – No Deserto de Sin, o povo judeu tinha vários animais com eles, mas ainda assim reclamaram sobre a falta de carne. A carne era desnecessária, pois podiam ter mantido uma dieta vegetariana. Já que reclamaram por algo desnecessário, Hashem enviou a carne durante as horas da noite, quando ao amanhecer teria sido o horário ideal.

A próxima vez que você quiser kvetch, tenha certeza de pedir para a pessoa certa, em privado, aquilo que você realmente precisa. Se não, melhor não kvetch.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20