COMO CONSEGUIR O MELHOR DE NOSSAS CRIANÇAS? – RABINO KALMAN PACKOUZ

235_história_2

 

“Seja um especialista em paciência. A vida é um seminário para o desenvolvimento de nosso caráter. Seus filhos são seus sócios em ajudar você a se tornar uma pessoa mais paciente”. Esta é uma das 21 ideias-chave do Rabino Zelig Pliskin para você conseguir o melhor de suas crianças.


Creio que jamais haja havido alguém que dissesse: “É moleza criar crianças!” Mais difícil ainda é quando duas crianças numa mesma família tomam caminhos morais diferentes. Esta porção semanal relata que Ytschak e Rivka tiveram dois filhos: Yaacov, o filho bom e íntegro, e Essav, o perverso. Por milhares de anos, pais que tinham filhos/filhas que eram menos ‘bonzinhos’ do que desejavam, se consolaram no fato de que até nossos patriarcas e matriarcas tiveram problemas com seus filhos.

Talvez o seguinte quadro, com palavras de sabedoria do Rabino Zelig Pliskin, possa ajudar alguém que você conhece a educar suas crianças!

21 IDÉIAS-CHAVE PARA CONSEGUIR O MELHOR DE NOSSAS CRIANÇAS

1. Ame seu filho(a) incondicionalmente.

2. Diga diariamente a seus filhos/filhas que você os ama. Tudo o que precisa dizer são três palavras: “Eu te amo”. Se for difícil, então há uma necessidade ainda maior que você o diga.

3. Fale e aja de forma a transmitir a seus filhos/filhas uma autoimagem positiva. Acredite em seus filhos/filhas, acredite em suas habilidades e potenciais. Diga explicitamente: “Eu acredito em você!” E como saber se você está tendo sucesso nisto? Ao ouvir seus filhos/filhas dizendo: “Eu vejo que você acredita em mim!”

4. Seja um modelo das características e qualidades que deseja que seus filhos/filhas tenham.

5. Esclareça as principais características positivas que deseja que seus filhos/filhas desenvolvam. Mantenha-se elogiando estas qualidades. Reforce estas qualidades quando seu filho(a) falar ou agir de forma consistente com esta qualidade.

6. Perceba que cada criança é única e diferente. Entenda cada criança de forma única e leve isto em consideração quando os desafios aparecerem.

7. Expresse seus comentários positivamente. Focalize nos resultados que você almeja. Por exemplo: “Meu filho(a), desenvolvendo esta qualidade (por exemplo: arrumar suas coisas rapidamente), você terá mais sucesso na vida”, ao invés de dizer o oposto.

8. Pergunte-se sempre: “Qual a coisa mais inteligente a dizer para meu filho(a) neste instante?” Pense e fale assim especialmente quando seu filho tiver ‘aprontado’ alguma coisa ou tiver sofrido algum fracasso.

9. Leia livros importantes para seus filhos.

10. Quando você topar com uma história que possa ter uma importante lição positiva para seus filhos(as), conte-lhes. Procure por histórias que ensinem lições. Pergunte às demais pessoas sobre histórias que tiveram influencia positiva em suas vidas. Compartilhe o seu dia a dia com os seus filhos/filhas para que saibam o que você faz e possam aprender de você e de suas experiências.

11. Crie uma atmosfera calma e amorosa em casa. Mesmo quando os desafios aflorarem, fale num tom de voz equilibrado.

12. Seja um especialista em paciência. A vida é um seminário para o desenvolvimento de nosso caráter. Seus filhos(as) são seus sócios(as) em ajudar você a se tornar uma pessoa mais paciente.

13. Conquiste a sua raiva e nervosismo. Ouça, fale e sinta-se como sendo uma pessoa calma e equilibrada, que domina a capacidade de manter um estado emocional e mental de equilíbrio, concentração e bom senso.

14. Se cometer algum erro ao interagir com seus filhos(as), peça desculpas. Eles(as) irão respeitá-lo(a) mais do que se tentar negar o erro.

15. Pergunte sempre às pessoas que você encontra: “O que você mais gostou em relação ao que seus pais disseram ou fizeram?”

16. Observe outros pais interagindo com seus filhos/filhas. Observe aquilo que gosta e aplique este modelo positivo.

17. Observe outros pais interagindo com seus filhos/filhas. Observe as coisas de que não gosta. Pense em casos que você estaria reagindo da mesma maneira e tome a resolução de não agir e falar daquela forma.

18. Expresse a sua gratidão diariamente na frente de seus filhos/filhas. Pergunte-lhes regularmente: “Pelo que vocês estão gratos hoje?”

19. Domine a arte de avaliar situações, acontecimentos e ocorrências sob uma ótica positiva. Pergunte sempre a seus filhos/filhas: “Qual seria a maneira positiva de encarar isto?” ou “O que podemos aprender e crescer a partir disto?”

20. Quando os seus filhos/filhas cometerem erros, ajude-os a aprender destes erros. Faça-os se sentir melhores ao aprender a não repetir o erro.

21. Diariamente pergunte-se: “O que posso dizer e fazer para ser um pai/mãe ainda melhor?”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:– Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com


Pensamento: “Lar não é onde a criança mora, mas onde é compreendida!”

20
20