CONIB DEBATE COM POLÍCIA FEDERAL E PARLAMENTARES MEDIDAS LEGISLATIVAS

Uma delegação da Confederação Israelita do Brasil, chefiada por seu presidente, Fernando Lottenberg, esteve nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, em Brasília, para debater com a Polícia Federal e parlamentares projetos de interesse da comunidade judaica, tal como o projeto de lei antiterrorismo e o de tipificação, como crime, do negacionismo do Holocausto.

Em encontro com o diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, a Conib informou sobre sua atuação e discutiu questões atuais, como os atentados ocorridos em outros países, a dispensa de vistos para a entrada no Brasil de cidadãos de regiões em conflito, etc. Também foram abordados o caso AMIA e a morte do promotor Alberto Nisman.

Daiello afirmou que a PF “quer estar cada vez mais próxima à comunidade judaica, pois os assuntos tratados são de interesse comum da sociedade brasileira”. Ele mostrou preocupação com a falta de uma legislação que puna atos preparatórios de ações terroristas; com a legislação atual que facilita a entrada, por até seis meses, de estrangeiros que se intitulem refugiados; e com o potencial perigo trazido pelo projeto de lei de Migrações, que dificultará ainda mais a ação da Polícia Federal.

A delegação encontrou também, em seu gabinete, o senador Davi Alcolumbre, integrante da comunidade judaica do Amapá, que assumirá a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. O senador pretende auxiliar no andamento dos projetos de interesse da comunidade que tramitam no Congresso e ter uma atuação parlamentar sintonizada com a liderança comunitária. Os representantes da comunidade judaica também se reuniram com Ilana Trombka, diretora geral do Senado.

A Conib visitou ainda a liderança do Partido Republicano Brasileiro (PRB), presidido por Marcos Antônio Pereira, e conversou, entre outros temas, sobre a reativação da Frente Parlamentar Brasil-Israel.

Estiveram nos encontros Octavio Aronis, diretor de Segurança Institucional; Rony Vainzof, Secretário; Hermano Wrobel, presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília; Fernando Rosenthal, da Comissão Jurídica da Fisesp; o ex-deputado federal Marcelo Itagiba e os jornalistas Alon Feuerwerker e Fernanda Lambach.

Fotos: Divulgação

236_especial_1.1

Fernando Rosenthal, Hermano Wrobel, Marcelo Itagiba, Fernando Lottenberg, Octavio Aronis, Rony Vainzof e Alon Feuerwerker

236_especial_1.2

Encontro com o senador Davi Alcolumbre.

236_especial_1.3

Liderança do PRB recebe a delegação da Conib..

20
20