LIVRO SOBRE A MACABÍADA SERÁ LANÇADO EM SP

236_hebraica_1.2


Livro com texto de Marcio Pitliuk e fotos de Sérgio Chvaicer retrata a terceira maior competição esportiva do mundo, a Macabíada


Lançamento dia 19 de março na Hebraica de SP

Competição que acontece a cada quatro anos em Israel, Macabíada reúne atletas de 70 países

O maior evento esportivo de Israel, a Macabíada é tema do livro fotográfico do escritor e cineasta Marcio Pitliuk e do fotógrafo Sergio Chvaicer. Intitulada Macabíadas, os jogos da paz, a obra traz em suas 220 páginas mais de 200 fotos históricas e da 19ª edição do evento, que aconteceu em 2013.

Os Jogos Macabeus, ou Macabíada, são o terceiro maior evento esportivo do mundo em numero de atletas. Perdendo apenas para os Jogos Olímpicos e os Jogos Mundiais Universitários.

“Realizamos um ensaio fotográfico artístico para registrar a participação dos brasileiros nos jogos. A delegação do Brasil somou mais de mil participantes, entre eles 500 atletas. Além disso, queremos apresentar ao público a origem da competição. Seremos o primeiro país no mundo a documentar historicamente o evento em um livro”, explica Pitliuk.

As imagens captadas pelas lentes de Sergio Chvaicer durante a última edição dos jogos impressionam pelo dinamismo, emoção, cor e movimento, característicos de uma competição esportiva, tendo como pano de fundo a paisagem de um dos países mais importantes do atual cenário mundial: Israel. “São mares, montanhas, florestas, desertos, ruínas milenares e a moderna arquitetura, mescladas à paixão e determinação de cada competidor que permitiu a captação de imagens de rara beleza”, conta o fotógrafo.

O livro é um documentário ilustrado, rico em imagens, informações, fatos culturais e curiosidades. Contém texto explicativo sobre os jogos Macabeus e sua criação em 1932, antes mesmo da implantação do Estado de Israel. Entretanto, de 1938 a 1950, as competições foram suspensas devido ao crescimento do nazismo na Europa e da II Guerra Mundial. Nas páginas, o leitor ainda encontrará depoimentos exclusivos de vários ex-presidentes da Confederação Brasileira Macabi, entre eles Marcos Arbaitman, que foi o único latino-americano a assumir o cargo de presidente mundial da Macabiada.

Serviço.

Lançamento do livro: Macabíadas, Os Jogos da Paz

Quando: 19 de março de 2015

Local: Clube A Hebraica, São Paulo

Horário: 20 horas

Endereço: Rua Hungria, 1000 – Pinheiros


 236_hebraica_1

20
20