“ POT – PEACE ON THE TABLE” – A CULINÁRIA PELA PAZ. – POR SHEILA MANN

236_sabores_4 _1

Em comum entre israelenses e palestinos, temos a culinária. A culinária árabe faz parte do dia a dia israelense, claro, adaptada ao gosto local. Como o “ foul medamass”, cuja receita aqui está.


O QUE É O POT

O POT – Peace On the Table é um projeto que aborda o tema da convivência pacífica através da culinária.

Compartilhar o alimento nos coloca no mesmo patamar que o outro, ou seja, somos iguais como seres humanos e precisamos comer pra sobreviver.

Para viver em paz com o meu semelhante, o primeiro passo é reconhecer o que temos em comum, para em seguida lidar com as diferenças, aceitando-as e respeitando-as .

E em comum entre israelenses e palestinos, temos a culinária. A culinária árabe faz parte do dia a dia israelense, claro, adaptada ao gosto local. Temos por exemplo o “hommos”, o ” falafel” e o “foul medamass”.

O “foul medamass” é uma salada quente de favas secas temperada e acompanhada por saladinha picada, ovo cozido e molho de “téhiné”. Aqui vai a receita:

Ingredientes

Foul7216 

 

 

 

 
 

 
 

 

500 g de fava seca
1 colher de café de bicarbonato de sódio, para o cozimento
3 limões
½ xícara de azeite

200 g de grão-de-bico cozido com a casca
Sal a gosto
Alho (opcional)

Salsinha picada para enfeitar

Acompanhamentos

Salada

4 tomates vermelhos picados em cubos pequenos
3 pepinos sem casca picados em cubos pequenos
3 cebolinhas picadas bem finas (com a parte branca)
3 ramos de salsinha picada bem fina

3 ramos de hortelã, só as folhas picadas bem fina
1 suco de limão
3 colheres de sopa de azeite

Sal

Molho de tehiné

4 colheres de sopa de molho de gergelim

Suco de ½ limão
½ xícara de água fria
Sal
Alho amassado (opcional)

Ovos cozidos :
3 ovos cozidos picados em cubos pequenos

Preparo

Deixe a fava de molho na véspera. Cozinhe na panela de pressão com o bicarbonato de sódio e um fio de óleo, até ficar macia. Reserve com a água do cozimento. Na hora de servir, aqueça a fava em seu próprio caldo.

Em uma tigela funda que possa ser levada à mesa, dilua o sal no suco de limão, acrescente o azeite (deixar somente um fio para o final) e mexa bem (nessa fase, acrescente o alho amassado, se desejar). Vá acrescentando, aos poucos, colheradas da fava (com pouca água), amassando com uma colher e misturando com os temperos, até incorporar toda a fava. Decore com o grão-de-bico e com a salsinha picada e, por último, coloque um fio de azeite ao redor. Os acompanhamentos são servidos separados.

Preparo dos acompanhamentos

Salada: em uma tigela, junte todos os ingredientes e misture os temperos. Reserve.

Tehiné: dilua o molho de gergelim com o sal (e o alho amassado, se desejar) na água. Quando formar uma pasta grossa, acrescente o limão e mexa até obter um molho liso. Se quiser um molho mais ralo, ponha mais água.

Na hora de servir, coloque no prato (de preferência fundo) a fava temperada, a salada por cima, os ovos cozidos picados e regue tudo com um pouco da tehiné (molho de gergelim). Para comer com pão sírio.

Todos falam de Paz, apoiam a Paz, lutam pela Paz/ Aqui a ideia é comer a Paz.

POT é a culinária pela paz.


SOBRE SHEILA

Sheila Mann é judia, formada em artes plásticas, nascida no Líbano e crescida em Israel. Ela é conhecedora das culturas árabe e judaica com fluência em ambas as línguas, o que a torna ainda mais próxima das duas comunidades.

A artista chegou ao Brasil, com 18 anos, casada e grávida de gêmeas. Inscreveu-se no curso de literatura da Aliança Francesa, para não perder a fluência no idioma adquirido em sua escola primária no Líbano, e resolveu estudar artes plásticas.

Sheila Mann criou o projeto Peace On The Table – que propõe unir os povos através da culinária, projeto que hoje se tornou a sua grande razão de viver,e com essa proposta, ela se tornou uma ativista pela paz principalmente entre árabes e judeus.

Sheila lançou um livro de memórias e culinária no ano passado, atualmente dá aulas de culinária libanesa na sua própria escola, dá palestras sobre o seu trabalho, e formou um grupo de mulheres judias e mulheres árabes que se reúnem para compartilhar experiências e fortalecer laços de amizade .

sheila@peaceonthetable.org

20
20