TUCCI CARNEIRO LANÇA LIVRO NO MIDRASCH CENTRO CULTURAL

236_fique_3

A historiadora da USP, Maria Luiza Tucci Carneiro, lança no próximo dia 26 de março, às 20h, no Midrash Centro Cultural, no Rio de Janeiro, o livro “Dez Mitos sobre os Judeus”, no qual analisa dez entre os mitos mais populares sobre os judeus, que têm contribuído para a persistência do antissemitismo.

Haverá debate com a autora.

Publicado pela Ateliê Editorial, com o apoio da CONIB, o livro é composto por textos breves, independentes, sem ordem obrigatória de leitura. Estes são os mitos abordados

Mito 1: Os judeus mataram Cristo
Mito 2: Os judeus são uma entidade secreta
Mito 3: Os judeus dominam a economia mundial
Mito 4: Não existem judeus pobres
Mito 5: Os judeus são avarentos
Mito 6: Os judeus não têm pátria
Mito 7: Os judeus são racistas
Mito 8: Os judeus são parasitas
Mito 9: Os judeus controlam a mídia
Mito 10: Os judeus manipulam os Estados Unidos

O antropólogo Kabengele Munanga escreve no prefácio “São mitos construídos para retificar e atualizar os sentimentos de discriminação, hostilidade e ódio que remontam à noite dos tempos. O que está por trás desses mitos não é a intenção de se aproveitar deles para contar a história dos horrores ou para pedir penitência pelo ocorrido no processo de construção do judaísmo e do antissemitismo; pelo contrário. Os mitos retratados pela autora nos transportam ao coração da função política e ideológica dos mesmos”.

“Assim como em outras formas de preconceitos atrasados e medievais, dirigidos a variados grupos étnicos, religiosos ou de outra natureza, o sentimento antijudaico se assenta sobre mitos e sua perpetuação, fenômeno abordado de forma densa e clara neste livro”, afirma na orelha o jornalista Jaime Spitzcovsky.

Estudiosa de diversas minorias sob o viés da intolerância e dos direitos humanos, a autora pretende escrever outras obras para análise dos mitos sobre grupos como ciganos, negros, indígenas, homossexuais.


MIDRASCH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores 184
Leblon Cep 22441-090 Rio de Janeiro
T (21) 2239-1800 | 2239-2222
secretaria@midrash.org.br
www.midrash.org.br

20
20